Biografia Luan Santana: A História Por Trás do Meteoro do Sertanejo Universitário

A adição do sertanejo universitário no cenário musical, certamente foi uma sacada de gênio. Não que tenha sido um substituto ao bom e velho sertanejo raiz, mas, uma vertente diferente para agradar a gregos e troianos. A Biografia de Luan Santana nasce exatamente nessa transição. 

Desde que se lançou na música até agora, o cantor evoluiu, e evoluiu muito. Prova disso é que, ainda tão jovem, é uma das principais referências do meio.

Para entender de onde veio esse meteoro e como ele ascendeu na carreira, é só ficar com a gente até o fim desta leitura.

Luan Santana
Foto: Lana Pinho

A origem da Biografia de Luan Santana

A biografia de Luan Santana tem a música incluída desde sua adolescência. Luan Rafael Domingos Santana, nascido em Campo Grande, em 1991, apesar de não ter nascido em família de artistas, teve seu talento estimulado bem cedo. Ainda menino, ganhou do pai um violão que acendeu ainda mais a paixão do menino pela música.

Mesmo tendo nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Luan teve que morar em algumas cidades diferentes, já que o pai era bancário. Assim, seu crescimento se deu entre cidades como Maringá, Ponta Porã e Manaus.

O começo da carreira de Luan

Com o talento despontando desde cedo, Luan teve bons estímulos para produzir suas músicas. Assim, convencido pelos familiares e amigos, gravou seu primeiro CD aos 14 anos, em Jaguari.  Talvez pela falta de equipamentos, ou pelo nível de exigência do menino, Luan não gostou do resultado e chegou a descartar o CD.

Ainda bem que seus amigos não desistiram. Apesar do desgosto de Luan, um amigo que tinha a cópia colocou o material no Youtube, e foi um grande sucesso. A partir daí a música foi se espalhando pela região até chegar às rádios, onde teve uma boa aceitação.

Depois de se apresentar pela primeira vez, aos 16 anos, na pequena cidade de Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, os convites começaram a surgir. Naturalmente, o menino foi crescendo juntamente com sua música e, já no ano seguinte, lançou seu primeiro trabalho profissional.

E o primeiro grande sucesso de Luan Santana veio

Sem qualquer sombra de dúvidas, a biografia de Luan Santana teve uma ascensão gigantesca a partir da canção Meteoro. Depois de acertar em cheio, com Meteoro já no primeiro álbum, Luan viu a sua carreira decolar rapidamente. A propósito, ainda em 2008, com o álbum de lançamento, Luan vendeu mais de 50.000 cópias, o que foi um marco incrível, no auge da pirataria.

Mas foi em 2009 que a música virou sucesso absoluto. Após a gravação do primeiro DVD ao vivo do cantor, Meteoro virou top 1 nas paradas do Brasil inteiro. 

Quem diria que uma música composta em 15 minutos se perpetuaria no sertanejo universitário por anos? Pois é, a inspiração repentina do cantor e compositor Sorocaba foi um dos grandes impulsos para a explosão de Luan Santana.

Principais sucessos da carreira do cantor

Apesar de ter sido a grande estrela do lançamento oficial do cantor, a biografia de Luan Santana conta com uma grande lista de sucessos. Isso mesmo, no primeiro CD e depois dele, Luan seguiu emplacando sucesso atrás de sucesso.

Vamos conhecer alguns.

Sinais

Um dos singles mais antigos na carreira do cantor também é um dos mais estourados. A música Sinais esteve no primeiro DVD de Luan Santana, em 2010. A propósito, essa também é a primeira composição do artista, o que marca ainda mais a canção.

Tudo o que você quiser

Tudo o que você quiser, certamente, é uma das preferidas do público na carreira do cantor. Essa foi gravada no álbum Nosso Tempo é Hoje, em 2013, e alcançou números estrondosos. Só no Youtube, a música já ultrapassou 200 milhões de views desde o seu lançamento.

Amar não é pecado

A música que declara que o amor verdadeiro não poderia ser pecado, é outro dos grandes estouros na carreira do artista. Amar não é pecado faz parte do DVD Ao Vivo no Rio e chegou a ser tema da novela Morde & Assopra, na Rede Globo.

Um beijo

E o que dizer de Um Beijo, não é mesmo? Esse se tornou o hino do brasileiro por muito tempo. Aliás, é uma grande declaração de amor e de desejo, ao afirmar que um beijo pode ter mais significado do que muitas palavras ditas ao vento. Essa também está no DVD Ao Vivo no Rio, e liderou muitas paradas de 2011.

Cê topa?

Que casal nunca usou “Eu, você, dois filhos e um cachorro” em algum momento do relacionamento? Não dá para julgar, já que esse é um sonho comum na cabecinha de quem está em um relacionamento. Esse ideal de futuro retratado no refrão virou hino na boca da galera a partir de seu lançamento, no álbum O Nosso Tempo é Hoje, de 2014.

Luan Santana hoje

Aos 32 anos, Luan Santana tem dado passos interessantes na carreira. Depois de algum tempo com a gravadora Som Livre, o cantor decidiu romper a parceria e lançar singles de forma independente.

Agora, a biografia de Luan Santana segue para rumos internacionais. Isso é o que preveem os críticos, após o cantor ingressar na Sony Music. 

Além de cantor, o jovem também é empresário. À frente de suas duas empresas, Luan está diversificando seus passos e garantindo o futuro. Tudo bem que a sua fama já durou bem mais que os 15 minutos habituais. Mas, quem sabe o que vem pela frente?

O legado da carreira de Luan Santana

A caminhada de Luan pelo sertanejo universitário representa muito na música brasileira. Isso porque, o artista pegou o bonde enquanto ele se consolidava. Apesar de ter dado as caras no cenário musical nacional na década de 90, foi em 2000 que o estilo se consagrou.

Assim, o cantor é a demonstração exata de que “quem chega primeiro, bebe água limpa”. Além de presentear o público com muito talento e boas músicas, ele ainda cresceu com o seu estilo e ditou muito do que essa vertente musical representa hoje.

Além de Luan, outros nomes importantes para o cenário musical estão elencados aqui, no Versos e Prosas. Então, vale a pena passear pelos artigos e categorias, e alimentar sua veia musical. Confira!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *