Waldir Azevedo – O Mestre do Cavaquinho chega no dia de seu centenário

Waldir Azevedo – O Mestre do Cavaquinho, álbum histórico lançado em 2000, e que agora ganha as plataformas digitais, já está disponível desde sexta-feira (27), data em que o Mestre do Cavaquinho completaria 100 anos.

Em Waldir Azevedo – O Mestre do Cavaquinho, clássicos como Brasileirinho e Delicado são apresentados, em versões do sexteto liderado pelo músico Déo Rian.

Confira os detalhes do álbum Waldir Azevedo – O Mestre do Cavaquinho, editado pela Biscoito Fino, a seguir, com o Versos e Prosas.

Waldir Azevedo – O Mestre do Cavaquinho e o legado do Mestre para a música brasileira

A história do chorinho – ritmo que atravessa gerações e fronteiras – não seria a mesma sem a obra genial do compositor Waldir Azevedo. No ano de 2000, para celebrar as bodas de ouro de dois de seus maiores sucessos, “Brasileirinho” e “Delicado”, o músico Déo Rian arregimentou um sexteto de cordas e percussão para gravar 17 temas do compositor. O álbum “Waldir Azevedo – o mestre do cavaquinho” ganha as plataformas de streaming dia 27 de janeiro, via Biscoito Fino, quando Waldir Azevedo (Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1923 – São Paulo, 20 de setembro de 1980) completaria 100 anos.

Produzido pela Todamérica, editora musical criada há quase 7 décadas, na qual o mestre do chorinho editou seus sucessos, o projeto resgata a riqueza das composições de Waldir Azevedo em registros instrumentais, seguindo as partituras originais do compositor.

Déo Rian começou com o cavaquinho aos cinco anos de idade, instrumento que trocaria pelo bandolim. Exímio bandolinista, passou a integrar o lendário Conjunto Época de Ouro depois da morte de Jacob do Bandolim, em 1969. Depois de participar do histórico espetáculo “Sarau”, com Paulinho da Viola, Época de Ouro e Sergio Cabral, Déo Rian formou seu próprio conjunto, o “Noites Cariocas”, em 1977. Um dos mais conceituados solistas do país, Déo Rian já se apresentou em inúmeros países, entre eles o Japão; gravou com incontáveis artistas, incluindo um álbum com Raphael Rabello.

Waldir Azevedo e o gosto popular pela arte instrumental

A riqueza da obra de Waldir Azevedo e seu estilo único de tocar provaram que a música instrumental de qualidade é capaz de alcançar sucesso popular, e que o cavaquinho, instrumento visto como limitado, pode assumir o papel de protagonista. Seus maiores sucessos, incluídos neste registro, foram compostos nas décadas de 1940 e 1950. “Brasileirinho”, abre-alas da carreira do músico, alcançou sucesso imediato. Outro grande clássico de Waldir, “Delicado” foi lançado no final de 1950 e tornou-se um dos discos em 78 rotações mais vendidos de 1951. O terceiro grande sucesso do compositor carioca, nascido no bairro da Piedade, foi “Pedacinhos do Céu”, também de 1951: o tema foi feito em homenagem às filhas, então com 6 e 3 anos de idade. Confira outros lançamentos conosco.

Waldir Azevedo deixou cerca de 160 composições e uma extensa discografia. No álbum que chega às plataformas, Déo Rian (bandolim) e o grupo formado por Valmar de Amorim, Marcio de Almeida (cavaquinho solo), Bruno Rian (bandolim), André Bellieny (violão 7 cordas) e Darly Guimarães (pandeiro), registram temas como “Vê se gostas”, “Cinema Mudo”, “Contraste” e “Flor do Cerrado”, entre outros.

Suas obras seguem sendo gravadas por novas gerações e o sucesso internacional da obra de Waldir Azevedo permanece intocável até os dias de hoje, nos quatro cantos do mundo.

Waldir Azevedo – O Mestre do Cavaquinho: repertório

1-Brasileirinho (Waldir Azevedo)

2- Cinema Mudo (Waldir Azevedo/Klecius Caldas)

3- Vê se gostas (Waldir Azevedo/Octaviano Pitanga)

4- Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo)

5- Não há de ser nada (Waldir Azevedo)

6- Delicado (Waldir Azevedo)

7- Contraste (Waldir Azevedo/Hamilton Costa)

8- Quitandinha (Waldir Azevedo/Salvador Miceli)

9- Minhas mãos, meu cavaquinho (Waldir Azevedo)

10- Chiquita (Waldir Azevedo)

11- Sobe e Desce (Waldir Azevedo)

12- Sentido (Waldir Azevedo)

13- Frevo da Lira ((Waldir Azevedo/ Luiz Lira)

14- Flor do Cerrado (Waldir Azevedo)

15- Cavaquinho Seresteiro (Waldir Azevedo)

16- Camundongo (Waldir Azevedo)

17- Você, carinho e amor (Waldir Azevedo)

Confira, faixa a faixa, do álbum “Waldir Azevedo – O Mestre do Cavaquinho” em sua plataforma de áudio predileta.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *