Single Saudade, de Alceo Valença, fala deste sentimento tão presente

O single Saudade, do cantor e compositor Alceo Valença, já está disponível em todas as plataformas de streaming. A canção é a primeira de um álbum homônimo, que o cantor pernambucano lançará, no próximo dia 23 de julho.

O single Saudade fala deste sentimento tão presente na vida de todos nós, nestes tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), pelo qual estamos passando. O tema, aliás, é bastante recorrente na obra de Alceo Valença.

Acompanhe, a seguir, com o Versos e Prosas, todos os detalhes do lançamento do single Saudade, que dá o pontapé inicial em mais um trabalho da vitoriosa carreira do pernambucano Alceo Valença.

Capa do single Saudade, de Alceo Valença
Foto: Divulgação

A carreira de Alceo Valença

Alceu Paiva Valença, o Alceo Valença, nasceu em São Bento do Una, no Agreste pernambucano, em 1 de julho de 1946. Alceo é cantor, compositor, instrumentista e advogado.

Alceo Valença, sem sombra de dúvidas, é o que se chama de o legítimo representante da cultura do Nordeste. O cantor, que já é há tempos uma referência nacional, nunca se esquece de sua região e sempre carrega consigo suas raízes nordestinas em seus trabalhos.

Alceo Valença, que é bastante influente em debates sociais, sempre esteve atento à relação entre o movimento político e a música, trazendo novas vertentes para seu repertório e cativando o público, não apenas com músicas autorais, mas também com parcerias que fizeram um enorme sucesso, no decorrer de sua brilhante e consagrada carreira.

Para saber todos os detalhes sobre a vida e a obra de Alceo Valença, o legítimo nordestino que o Brasil inteiro admira, acompanhe o perfil do Versos e Prosas com curiosidades sobre sua carreira.

Single Saudade antecede novo álbum

O single Saudade, que está disponível em todas as plataformas digitais de áudio desde esta sexta-feira (9), é a primeira música do cantor e compositor pernambucano Alceo Valença, de um novo disco que vem aí.

O single Saudade é uma prévia do que podemos esperar no álbum Saudade, que será disparado no próximo dia 23 de julho, pela gravadora Deck.

Os bastidores do single Saudade: o retrato de nosso sentimento atual

Gravado apenas no formato voz e violão, o single Saudade foi composto durante o período de quarentena, que todos vivenciamos, nestes tempos de pandemia do novo coronavírus.

Nesta toada, que remete ao melhor de seu cancioneiro, Alceu Valença expressa com suavidade e lirismo o espanto diante do medo, das desigualdades, das despedidas. “Saudade da estrada, saudade da rua”, canta o poeta andarilho, acostumado a fazer nas canções a crônica de suas caminhadas diárias pelas ruas do Rio de Janeiro ou do Recife, como em “Andar, Andar ou Pelas Ruas que Andei”.

“Saudade de amigos como eu confinados / que mesmo distantes estão ao meu lado”, afirma o autor, que está bastante habituado à apoteose das multidões. “Respiro o agora / esqueço o passado, os meses as horas”, receita o compositor, diante da prolongada quarentena, que faz nossos relógios caminharem lentos. “Projeto um planeta mais civilizado / saúde e empatia sem pobres coitados”, sonha o poeta de uma nação solidária, que se renova em Saudade.

Saudade é tema recorrente na obra de Alceo Valença

O single Saudade, apesar de bastante atual, fala de um sentimento muito presente no cancioneiro do cantor, compositor e músico pernambucano.

Cheiro da Saudade (1986), Porto da Saudade (1980), Recado Falado (Metrô da Saudade) (1988), Saudade Circense (2016), Saudade de Pernambuco (1979) – música-título de álbum gravado por Alceu na solidão de Paris, em 1979 – e Xô saudade (1980) são algumas músicas de autoria do compositor que, como já indicam os títulos, embutem versos sobre esse sentimento tão presente na alma do poeta pernambucano.

Enquanto esperamos pelo novo álbum de Alceo Valença, Saudade, escolha sua plataforma favorita e vamos curtir o single “Saudade”, que aborda este tema tão presente na vida de todos nós!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *