Single Lapa Santa, de Maria Bethânia, reverencia as festas religiosas

O single Lapa Santa, da rainha da MPB Maria Bethânia, já está disponível em todas as plataformas de áudio. A canção é a segunda do álbum Noturno que a cantora lança, pela gravadora Biscoito Fino, no próximo dia 30 de julho.

O single Lapa Santa fala da forte religiosidade presente no país, sobretudo no interior do Brasil. A canção, de Paulo Dáfilin e Roque Ferreira, dá grande valor ao sertanejo que vive ao redor do Rio São Francisco, o Velho Chico.

Acompanhe, com o Versos e Prosas, todos os detalhes do single Lapa Santa, de Maria Bethânia, o segundo de seu futuro álbum a ser disponibilizado nos meios digitais.

A trajetória da rainha da MPB

Maria Bethânia, intérprete do single Lapa Santa
Foto: Jorge Bispo / Divulgação

Maria Bethânia, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, completou 75 anos no último dia 18 de junho. Bethânia é conhecida, não por acaso, como a Rainha (ou abelha-rainha) da MPB.

Com mais de 26 milhões de discos vendidos, ao longo de mais de 55 anos de carreira, Maria Bethânia (que não custa lembrar é irmã do também cantor e compositor Caetano Veloso), foi eleita, em 2012, pela revista Rolling Stone Brasil, como a quinta maior voz da música brasileira.

Dentre as músicas de sucesso, com a interpretação da voz inconfundível de Maria Bethânia, estão: Ronda, Negue, Olhos Nos Olhos, Grito de Alerta, Brincar de Viver, Explode Coração, As Canções Que Você Fez Pra Mim, Tatuagem, entre muitas outras.

Acompanhe todos os detalhes da brilhante carreira de Maria Bethânia, com o Versos e Prosas.

Single Lapa Santa vai compor o álbum Noturno

Capa do single Lapa Santa, de Maria Bethânia
Foto: Divulgação

O single Lapa Santa, de Maria Bethânia, integra o mais novo álbum, Noturno, que a artista baiana vai lançar, no dia 30 de julho, pela gravadora Biscoito Fino.

Além do single Lapa Santa (Paulo Dáfilin e Roque Ferreira), o álbum Noturno traz em seu repertório, músicas inéditas em discos de Bethânia, tais como De Onde Eu Vim (Paulo Dáfilin), Luminosidade (Chico César) e Músicas, música (Roque Ferreira), mas já cantadas por Bethânia no show Claros Breus (realizado em julho de 2019) e/ou na live feita pela artista em 13 de fevereiro de 2021, com transmissão pela plataforma Globoplay.

Bar da Noite (Bidu Reis e Haroldo Barbosa, 1953) também estará presente no repertório do álbum Noturno, assim como 2 de junho (Adriana Calcanhotto, 2020) e Prudência (Tim Bernardes), compositor que Bethânia grava pela primeira vez.

O álbum Noturno, o qual o single Lapa Santa faz parte, conta com direção musical e arranjos de Letieres Leite e produção musical de Jorge Helder.

A Flor Encarnada: primeira amostra do novo disco

Antes de lançar o single Lapa Santa, Maria Bethânia disponibilizou, nas plataformas digitais, no último dia 25 de junho, A Flor Encarnada.

Composta por Adriana Calcanhotto, a letra, bastante triste, é fielmente interpretada por Bethânia, acompanhada pelo piano do pernambucano Zé Manoel, músico que estreia na discografia da cantora baiana.

A Flor Encarnada é uma gravação inédita de Maria Bethânia em estúdio, no entanto, ela já havia interpretado a canção de Adriana Calcanhotto no show Claros Breus, em julho de 2019, no Rio de Janeiro.

Saiba todos os detalhes de A Flor Encarnada (Adriana Calcanhotto), brilhantemente interpretada por Maria Bethânia, com o Versos e Prosas!

O single Lapa Santa e a valorização da religiosidade brasileira

O single Lapa Santa, de Maria Bethânia, já está disponível, desde sexta-feira (16), em todas as plataformas de streaming.

O single Lapa Santa (Paulo Dáfilin e Roque Ferreira) fala de religiosidade, tema, aliás, muito caro à cantora baiana, sobretudo da praticada na região sertaneja cortada pelo Rio São Francisco, o Velho Chico. Véio Chico, inclusive, era o título original da canção, cujo nome definitivo, Lapa santa, alude a Bom Jesus da Lapa, um município baiano banhado pelas águas desse rio que carrega tanto a fé do devoto povo nordestino, como as carrancas talhadas pelo artista Francisco Guarany (1884 – 1985).

O single Lapa Santa traz, em sua letra, costumes raros atualmente nas grandes cidades, mas que continuam firmes e fortes pelo interior do país, como romeiros e romarias, festas no terreiro, candeeiros em torno dos santos e moradores que abrem suas casas para receber os devotos em procissão.

Com arranjos de Letieres Leite, responsável pela direção musical do álbum Noturno, o single Lapa Santa tem piano e sintetizador de Zé Manoel, violão de João Camarero, baixo elétrico e acústico de Jorge Helder, percussão de Marcelo Costa, viola de Marco Catto, cello de Marcos Ribeiro e violinos de Priscila Rato e Marcio Sanchez.

Para curtir cada traço da belíssima interpretação do single “Lapa Santa”, de Maria Bethânia, escolha sua plataforma de áudio favorita e aguarde a chegada do álbum Noturno, programada para o próximo dia 30!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *