• Notícias
  • Lançamentos
  • História da Música
  • TOP+
  • Reality Show
  • PERFIL
No Result
View All Result
Versos e Prosas
Versos e Prosas
No Result
View All Result
Home Lançamentos

Single Dona, clássico do Roupa Nova, ganha releitura da banda Colomy

O single Dona foi composto pela dupla Sá e Guarabyra, em 1982, mas ficou eternizado na voz do grupo Roupa Nova. Agora, a banda Colomy mostra sua versão para este clássico da nossa MPB

Alison Pitangueira POR Alison Pitangueira
5 de novembro de 2021
Em Lançamentos
Tempo de Leitura: 6 mins para ler
Capa do single Dona, da banda Colomy

Foto: Zoe Passos e Helena Ramos

Siga o Versos e Prosas no Google News

O single Dona, em uma releitura bastante peculiar da banda Colomy, deste grande sucesso do Roupa Nova, já está disponível, desde esta sexta-feira (5), em todas as plataformas digitais de áudio.

O single Dona foi lançado em 1982, pela dupla Sá e Guarabyra, compositores da canção, mas nem de longe fez o sucesso alcançado pela banda carioca que, três anos mais tarde, gravou a canção para a novela Roque Santeiro, exibida pela Rede Globo.

Artigos Relacionados

Capa de Terror da Vizinhança, da Blitz

Single Terror da Vizinhança, da Blitz: parceria inédita entre Evandro Mesquita e João Suplicy

Capa de Beleza Destruída, de Djavan e Milton Nascimento

Djavan e Milton Nascimento se unem em Beleza Destruída, single inédito

Agora, o single Dona chega nesta releitura bastante peculiar da banda Colomy, formada por Sebastião Reis (violões e vocais), Eduardo Schuler (bateria) e Pedro Lipatin (guitarras e vocais).

Confira todos os detalhes do single Dona, gravado pela banda Colomy, a seguir, com o Versos e Prosas.

Índice

  • A trajetória da banda Colomy
  • E como tudo começou?
  • Os singles da banda Colomy
  • O EP Vem da banda Colomy
  • O single Dona e uma curiosidade bem interessante
  • A releitura da Colomy
  • O single Dona e os bastidores da gravação da Colomy

A trajetória da banda Colomy

Projetado através do ímpeto criativo de três jovens músicos, o power trio Colomy funde seu conceito musical à história de cada um deles, apaixonados por música brasileira, rock progressivo e toda criação estética, com raízes nos anos 1970.

Foi nas terras roxas da cidade de Jaú, interior de São Paulo, que Sebastião Reis (violões e vocais), Eduardo Schuler (bateria) e Pedro Lipatin (guitarras e vocais) conceberam e lapidaram a banda, que segue pulsando nas composições, arranjos e ideias dos integrantes, tal qual a fertilidade das terras de onde ela veio.

E como tudo começou?

Pedro Lipatin, o Pedro Lipa, como o grupo o chama carinhosamente, é natural de Porto Alegre, e chegou a São Paulo com Eduardo Schuler, que também é gaúcho, com a banda Dóris Encrenqueira. Por lá, eles se encontraram com Sebastião Reis e decidiram fundar, no fim de 2019, a banda Colomy, como detalha, ao Versos e Prosas, Sebastião Reis, filho de um dos grandes nomes do pop rock nacional, Nando Reis.

“A Colomy surgiu no final de 2019, quando eu e o Pedro Lipatin, passamos a compor juntos e criar uma química muito forte. A gente teve uma ideia de fazer um projeto juntos, porque ele já tinha com o Eduardo Schuler, a (banda) Dóris Encrenqueira e eu tinha a (banda) Dois reis. Só que a gente tava afim também de ter outros projetos, fazer coisas com outras pessoas, ali no final de 2019”, explica o artista.

Sebastião Reis tem um sítio em Jaú e, após algumas reuniões e composições por lá, a banda Colomy se consolidou, no ano passado.

Os singles da banda Colomy

Antes de lançar o single Dona, eternizado pela banda Roupa Nova, a Colomy disponibilizou, para seus fãs, dois singles: Sendo Como Sou e Pássaro Livre, assim como o EP Vem, em formato acústico de suas primeiras canções.

Sendo Como sou foi lançada, em todas as plataformas de áudio, no dia 23 de abril. A canção trata da liberdade, de você ser o que você é, segundo um de seus compositores relatou, ao Versos e Prosas.

“Ela passa a ideia assim de liberdade, não, sou um pássaro, enfim, de você ser o que você é. Uma coisa é bem explícita na letra, mas também tem muito a ver com esse sentimento que a gente teve (Sebastião Reis e Pedro Lipatin), quando a gente voltou de férias e viu a natureza: ‘Caramba! Como é foda isso! Viajar em um mundo’!, detalha Sebastião Reis.

Confira todos os detalhes de Sendo Como Sou.

Por sua vez, o single Pássaro Livre foi disponibilizado pela Colomy no último dia 28 de maio.

Com este novo single, a banda Colomy demonstra maturidade estética ao elevar suas raízes setentistas a um patamar de profundidade emocional e investigativa. Confira os detalhes do single.

O EP Vem da banda Colomy

Finalmente, no dia 23 de julho, a banda Colomy lançou o EP Vem, que apresenta uma face suave da banda de rock que amplia o espectro do seu som para além das guitarras. Contendo três faixas no formato acústico, o trio se despe dos instrumentos plugados e da bateria potente para investir em arranjos sofisticados repletos de camadas de cordas e harmonias vocais.

A faixa-título do EP Vem, composta por Sebastião Reis e Pedro Lipa, é a primeira canção de amor da banda e une uma letra e uma melodia simultaneamente singelas e profundas.

Os demais singles já lançados pela banda, Sendo Como Sou e Pássaro Livre, também ganharam um formato acústico. Confira os detalhes do EP Vem.

O single Dona e uma curiosidade bem interessante

O single Dona, em uma releitura bastante animada e peculiar da banda Colomy, deste grande sucesso do Roupa Nova, já está disponível, desde esta sexta-feira (5), em todas as plataformas de streaming.

O single Dona foi lançado em 1982, pela dupla Sá e Guarabyra, mas não obteve grande sucesso. Três anos depois, a banda Roupa Nova foi convidada a gravar a canção, para compor a trilha sonora da novela Roque Santeiro exibida pela Rede Globo de Televisão.

Uma curiosidade é que, segundo consta nos bastidores, o grupo carioca regravou a música meio à contragosto, nem imaginando que ela iria se transformar em um verdadeiro hit nacional e fazer parte das principais canções da banda de todos os tempos!

O single Dona foi tema da viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte na novela de grande sucesso da TV. Confira um especial do Versos e Prosas sobre a trilha de Roque Santeiro.

A releitura da Colomy

O single Dona, este verdadeiro clássico imortalizado na voz do Roupa Nova, ganhou uma gravação bastante peculiar da banda Colomy.

Nando Reis, pai de Sebastião Reis e grande incentivador da banda, desde o seu início, nos conta um pouco mais sobre os bastidores da gravação deste hit.

“Dona (Sá e Guarabyra) é uma dessas canções definitivas e definidoras. Firmou-se imediata e definitivamente como clássico na versão de Roupa Nova, que estourou no Brasil como tema da Viúva Porcina, personagem da novela das 8 Roque Santeiro (Dias Gomes). Como todo clássico, arranjo e canção fundem-se e criam tal grau de interdependência que parecem indissociáveis. A marca da sonoridade de Roupa Nova imperou no Brasil na década de 80 de modo que tornou-se definidora de uma época, eternizando timbre e estilo. E aí que entra a Colomy”.

O cantor e compositor prossegue. “Banda formada em 2020 por Sebastião Reis, Pedro Lipa e Eduardo Schuler, a Colomy lançou em 2021 seus 3 primeiros singles. Assisti, da janela do meu quarto em Jaú, todo o processo de criação da banda: dos primeiros ensaios à feitura de suas composições. Imediatamente pensei: “isso aí tem um borogodó, gíria antiga que traduzo agora como “misto de intrigante originalidade e irresistível carisma”.

O single Dona e os bastidores da gravação da Colomy

Nando Reis continua nos explicando sobre o processo que culminou na gravação do single Dona, pela banda Colomy.

“Estava presente no show de estreia da Colomy quando, além das músicas próprias, eles tocaram alguns covers que apresentaram como fonte de suas influências. Foi onde ouvi “Dona” cantada por Sebastião. Imediatamente fui tomado por uma emoção radical, que fundia as minhas próprias memórias do histórico da canção à surpresa da carga doce e dramática que entoava a voz de meu filho. A melodia extraordinária finalmente se desgrudara da força estática de sua ancestralidade para ressoar viva e modificada no tempo presente daquele instante arrasador. Como magia, renasci na música que renasceu dentro de mim. Quando fui cumprimentar os 3 rapazes no camarim, falei: “vocês TÊM QUE GRAVAR essa música”!

E assim foi feito! Em poucos dias, o trio entrou em estúdio e gravou o single Dona. O próprio Nando Reis e Pupillo produziram a gravação, com os três integrantes da banda acompanhados de Meno Del Picchia no contrabaixo; Alexandre Fontanetti na mesa de som. Carlos Trilha colocou os sintetizadores.

Nando finaliza, dando suas impressões da releitura diferenciada do single Dona, feita pela banda Colomy. “E aqui está a versão mais linda que já ouvi dessa música infinitamente linda, prestando uma homenagem à extraordinária banda Roupa Nova, grande influência da Colomy, que junta as mais inesperadas influências no caldo de sua musicalidade única, sutil e sofisticada”.

Confira a releitura do single “Dona”, feita pela banda Colomy, em sua plataforma de áudio favorita. Para conferir pelo Youtube da banda, acesse o player abaixo.

Alison Pitangueira
Website | + posts

Formado em jornalismo pela PUC Minas, em 2009, Alison Pitangueira trabalhou por mais de seis anos no portal “O Tempo”. Atualmente, é freelancer na Etus Media, site de economia e finanças. Além disso, trabalha para o site Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.

  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Murilo Huff se apresenta em São Paulo e fala do show, ao Versos e Prosas
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Filme Eduardo e Mônica chega ao Globoplay
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Ney Matogrosso é o sol de todos nós! Artistas o reverenciam, em mais um aniversário
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    História da música A Lógica da Criação, de Oswaldo Montenegro

Matérias Relacionadas

Capa de Terror da Vizinhança, da Blitz
Lançamentos

Single Terror da Vizinhança, da Blitz: parceria inédita entre Evandro Mesquita e João Suplicy

Capa de Beleza Destruída, de Djavan e Milton Nascimento
Lançamentos

Djavan e Milton Nascimento se unem em Beleza Destruída, single inédito

Capa do single Elevador, de Lauana Prado
Lançamentos

Single Elevador, de Lauana Prado: a única faixa autoral do álbum Raiz

Capa do álbum Gonzaga, de Daniel Gonzaga
Lançamentos

Álbum Gonzaga, de Daniel Gonzaga, traz faixas autorais, de Gonzaguinha e de Gonzagão

Capa do single Natasha, do Capital Inicial e Marina Sena
Lançamentos

Single Natasha une Capital Inicial a Marina Sena e dá sequência ao projeto 4.0

Capa do EP Decretos Reais Vol.1, de Marília Mendonça
Lançamentos

Decretos Reais Vol.1 celebra a vida e a obra de Marília Mendonça

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recomendadas

Milton e Caetano Compositores de Paula e Bebeto

História da música Paula e Bebeto, de Milton Nascimento

Vanessa da Mata volta a se apresentar em São Paulo

Vanessa da Mata retorna a São Paulo com o show Às Iabás

Frejat faz grande show em BH, apresentando grandes clássicos

Frejat faz grande show em BH, apresentando seus maiores clássicos

Will Gordon tem em seu pai, Tony Gordon, campeão da oitava temporada do The Voice Brasil, sua maior inspiração

Filho de ex-campeão, Tony Gordon, participa do The Voice Brasil 2021

NAVEGUE POR CATEGORIAS

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PERFIL
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

NAVEGUE POR TÓPICOS

gal costa discografia gal costa idade gal costa jovem gal costa live gal costa musicas

Trazemos para você, as melhores informações sobre o mundo da música.

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Notícias Recentes

  • Murilo Huff se apresenta em São Paulo e fala do show, ao Versos e Prosas
  • Filme Eduardo e Mônica chega ao Globoplay
  • Ney Matogrosso é o sol de todos nós! Artistas o reverenciam, em mais um aniversário

Categorias

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PERFIL
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

Noticias Recentes

Murilo Huff inaugura nova casa em São Paulo

Murilo Huff se apresenta em São Paulo e fala do show, ao Versos e Prosas

Gabriel Leone e Alice Braga, protagonistas de Eduardo e Mônica

Filme Eduardo e Mônica chega ao Globoplay

No Result
View All Result
  • Home

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.


Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tais condições..

Configurações de CookiesACEITO

Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR