Single Dona, clássico do Roupa Nova, ganha releitura da banda Colomy

O single Dona, em uma releitura bastante peculiar da banda Colomy, deste grande sucesso do Roupa Nova, já está disponível, desde esta sexta-feira (5), em todas as plataformas digitais de áudio.

O single Dona foi lançado em 1982, pela dupla Sá e Guarabyra, compositores da canção, mas nem de longe fez o sucesso alcançado pela banda carioca que, três anos mais tarde, gravou a canção para a novela Roque Santeiro, exibida pela Rede Globo.

Agora, o single Dona chega nesta releitura bastante peculiar da banda Colomy, formada por Sebastião Reis (violões e vocais), Eduardo Schuler (bateria) e Pedro Lipatin (guitarras e vocais).

Confira todos os detalhes do single Dona, gravado pela banda Colomy, a seguir, com o Versos e Prosas.

A trajetória da banda Colomy

Projetado através do ímpeto criativo de três jovens músicos, o power trio Colomy funde seu conceito musical à história de cada um deles, apaixonados por música brasileira, rock progressivo e toda criação estética, com raízes nos anos 1970.

Foi nas terras roxas da cidade de Jaú, interior de São Paulo, que Sebastião Reis (violões e vocais), Eduardo Schuler (bateria) e Pedro Lipatin (guitarras e vocais) conceberam e lapidaram a banda, que segue pulsando nas composições, arranjos e ideias dos integrantes, tal qual a fertilidade das terras de onde ela veio.

E como tudo começou?

Pedro Lipatin, o Pedro Lipa, como o grupo o chama carinhosamente, é natural de Porto Alegre, e chegou a São Paulo com Eduardo Schuler, que também é gaúcho, com a banda Dóris Encrenqueira. Por lá, eles se encontraram com Sebastião Reis e decidiram fundar, no fim de 2019, a banda Colomy, como detalha, ao Versos e Prosas, Sebastião Reis, filho de um dos grandes nomes do pop rock nacional, Nando Reis.

“A Colomy surgiu no final de 2019, quando eu e o Pedro Lipatin, passamos a compor juntos e criar uma química muito forte. A gente teve uma ideia de fazer um projeto juntos, porque ele já tinha com o Eduardo Schuler, a (banda) Dóris Encrenqueira e eu tinha a (banda) Dois reis. Só que a gente tava afim também de ter outros projetos, fazer coisas com outras pessoas, ali no final de 2019”, explica o artista.

Sebastião Reis tem um sítio em Jaú e, após algumas reuniões e composições por lá, a banda Colomy se consolidou, no ano passado.

Os singles da banda Colomy

Antes de lançar o single Dona, eternizado pela banda Roupa Nova, a Colomy disponibilizou, para seus fãs, dois singles: Sendo Como Sou e Pássaro Livre, assim como o EP Vem, em formato acústico de suas primeiras canções.

Sendo Como sou foi lançada, em todas as plataformas de áudio, no dia 23 de abril. A canção trata da liberdade, de você ser o que você é, segundo um de seus compositores relatou, ao Versos e Prosas.

“Ela passa a ideia assim de liberdade, não, sou um pássaro, enfim, de você ser o que você é. Uma coisa é bem explícita na letra, mas também tem muito a ver com esse sentimento que a gente teve (Sebastião Reis e Pedro Lipatin), quando a gente voltou de férias e viu a natureza: ‘Caramba! Como é foda isso! Viajar em um mundo’!, detalha Sebastião Reis.

Confira todos os detalhes de Sendo Como Sou.

Por sua vez, o single Pássaro Livre foi disponibilizado pela Colomy no último dia 28 de maio.

Com este novo single, a banda Colomy demonstra maturidade estética ao elevar suas raízes setentistas a um patamar de profundidade emocional e investigativa. Confira os detalhes do single.

O EP Vem da banda Colomy

Finalmente, no dia 23 de julho, a banda Colomy lançou o EP Vem, que apresenta uma face suave da banda de rock que amplia o espectro do seu som para além das guitarras. Contendo três faixas no formato acústico, o trio se despe dos instrumentos plugados e da bateria potente para investir em arranjos sofisticados repletos de camadas de cordas e harmonias vocais.

A faixa-título do EP Vem, composta por Sebastião Reis e Pedro Lipa, é a primeira canção de amor da banda e une uma letra e uma melodia simultaneamente singelas e profundas.

Os demais singles já lançados pela banda, Sendo Como Sou e Pássaro Livre, também ganharam um formato acústico. Confira os detalhes do EP Vem.

O single Dona e uma curiosidade bem interessante

O single Dona, em uma releitura bastante animada e peculiar da banda Colomy, deste grande sucesso do Roupa Nova, já está disponível, desde esta sexta-feira (5), em todas as plataformas de streaming.

O single Dona foi lançado em 1982, pela dupla Sá e Guarabyra, mas não obteve grande sucesso. Três anos depois, a banda Roupa Nova foi convidada a gravar a canção, para compor a trilha sonora da novela Roque Santeiro exibida pela Rede Globo de Televisão.

Uma curiosidade é que, segundo consta nos bastidores, o grupo carioca regravou a música meio à contragosto, nem imaginando que ela iria se transformar em um verdadeiro hit nacional e fazer parte das principais canções da banda de todos os tempos!

O single Dona foi tema da viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte na novela de grande sucesso da TV. Confira um especial do Versos e Prosas sobre a trilha de Roque Santeiro.

A releitura da Colomy

O single Dona, este verdadeiro clássico imortalizado na voz do Roupa Nova, ganhou uma gravação bastante peculiar da banda Colomy.

Nando Reis, pai de Sebastião Reis e grande incentivador da banda, desde o seu início, nos conta um pouco mais sobre os bastidores da gravação deste hit.

“Dona (Sá e Guarabyra) é uma dessas canções definitivas e definidoras. Firmou-se imediata e definitivamente como clássico na versão de Roupa Nova, que estourou no Brasil como tema da Viúva Porcina, personagem da novela das 8 Roque Santeiro (Dias Gomes). Como todo clássico, arranjo e canção fundem-se e criam tal grau de interdependência que parecem indissociáveis. A marca da sonoridade de Roupa Nova imperou no Brasil na década de 80 de modo que tornou-se definidora de uma época, eternizando timbre e estilo. E aí que entra a Colomy”.

O cantor e compositor prossegue. “Banda formada em 2020 por Sebastião Reis, Pedro Lipa e Eduardo Schuler, a Colomy lançou em 2021 seus 3 primeiros singles. Assisti, da janela do meu quarto em Jaú, todo o processo de criação da banda: dos primeiros ensaios à feitura de suas composições. Imediatamente pensei: “isso aí tem um borogodó, gíria antiga que traduzo agora como “misto de intrigante originalidade e irresistível carisma”.

O single Dona e os bastidores da gravação da Colomy

Nando Reis continua nos explicando sobre o processo que culminou na gravação do single Dona, pela banda Colomy.

“Estava presente no show de estreia da Colomy quando, além das músicas próprias, eles tocaram alguns covers que apresentaram como fonte de suas influências. Foi onde ouvi “Dona” cantada por Sebastião. Imediatamente fui tomado por uma emoção radical, que fundia as minhas próprias memórias do histórico da canção à surpresa da carga doce e dramática que entoava a voz de meu filho. A melodia extraordinária finalmente se desgrudara da força estática de sua ancestralidade para ressoar viva e modificada no tempo presente daquele instante arrasador. Como magia, renasci na música que renasceu dentro de mim. Quando fui cumprimentar os 3 rapazes no camarim, falei: “vocês TÊM QUE GRAVAR essa música”!

E assim foi feito! Em poucos dias, o trio entrou em estúdio e gravou o single Dona. O próprio Nando Reis e Pupillo produziram a gravação, com os três integrantes da banda acompanhados de Meno Del Picchia no contrabaixo; Alexandre Fontanetti na mesa de som. Carlos Trilha colocou os sintetizadores.

Nando finaliza, dando suas impressões da releitura diferenciada do single Dona, feita pela banda Colomy. “E aqui está a versão mais linda que já ouvi dessa música infinitamente linda, prestando uma homenagem à extraordinária banda Roupa Nova, grande influência da Colomy, que junta as mais inesperadas influências no caldo de sua musicalidade única, sutil e sofisticada”.

Confira a releitura do single “Dona”, feita pela banda Colomy, em sua plataforma de áudio favorita. Para conferir pelo Youtube da banda, acesse o player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *