O Violão do João, de Affonsinho, tem grandes artistas como influência
O Violão do João, do cantor e compositor mineiro Affonsinho Heliodoro, ex-integrante da banda Hanoi Hanoi, já está disponível em todos os aplicativos de áudio.
O Violão do João foi composta baseada em nomes como João Gilberto, Manoel de Barros, George Harrison e Ronaldo Bastos, de acordo com Affonsinho. Música não é uma bossa e não tem um violão, apesar do título.
O Violão do João dá sequência a uma série de lançamentos que Affonsinho vem fazendo ao longo de 2021 e 2022.
Confira os detalhes do single O Violão do João, de Affonsinho, na sequência, com o Versos e Prosas.
Os projetos de Affonsinho em tempos de pandemia
O Violão do João dá sequência a uma série de lançamentos e eventos que o cantor e compositor Affonsinho está produzindo, desde 2019.
Antes da pandemia, Affonsinho estava fazendo muitos shows, divulgando o disco “Outros Outros” (gravado com Bárbara Barcellos, Lívia Itaborahy e Mariana Nunes e lançado em agosto de 2019 no Museu de Arte da Pampulha); comandando o projeto “O Ons Que Pass na Savass”, que recebia uma serie de convidados toda terça-feira na casa de shows A Autêntica, na capital mineira; e fazendo saraus pelo projeto “Colabhorasom”.
Ao longo de 2020 e 2021, ele fez lives semanais, com música e bate-papo convidando dezenas de artistas de todo o país.
Até que a inspiração para voltar a compor chegou com tudo e Affonsinho, então, lançou uma série de singles: a balada “O Pedido Mais Louco” (com Lívia Itaborahy), “Sapucair, Savassear” (olha ele inventando palavras aí de novo) e “Papo Com o Tempo”, o xote “Se Vacilar Eu Caio” (com Bárbara Barcellos), a bossa “Quando Sinto Muito Mais que Sei” (com Analu Sampaio), o samba-blues “Passar Band-Aid”, além do EP “Rock’N Blues”, com cinco antigas parcerias dele com Chico Amaral, gravado ao vivo com vários convidados, como Wilson Sideral e Mariana Cavanellas.
Também nesse período, foram lançados o EP com a participação dele no projeto “Zoombido” do Paulinho Moska e o CD “Kadu Vianna canta Affonsinho Heliodoro”, com releituras de seus grandes sucessos.
E vem mais depois de “O Violão do João”. Ao menos outras duas músicas serão lançadas até o fim deste ano, com parcerias e participações pra lá de especiais.
O Violão do João e a inspiração em grandes nomes
Dando sequência a sua inspirada série de lançamentos, Affonsinho Heliodoro apresenta o single O Violão do João, que está disponível em todos os players de áudio, desde sexta-feira (19).
O artista explica as inspirações que teve para compor a letra da canção: “Essa música fala das coisas que sinto ao ouvir João Gilberto tocar seu violão único. É sobre desacelerar, acalmar. ‘Dar respeito às coisas desimportantes’, como ensinou Manoel de Barros. Estar realmente presente no aqui, agora, como cantou George Harrison em ‘Be Here, Now’. ‘Encontrar o coração do planeta e mandar parar, pra dar tempo de prestar atenção nas coisas, fazer um minuto de paz’, como escreveu meu amigo Ronaldo Bastos na belíssima ‘A Página do Relâmpago Elétrico’, parceria dele com Beto Guedes. É sobre essas necessidades urgentes que falo na letra de O Violão do João”, explica Affonsinho, enumerando as referências ilustres que inspiraram a nova composição. Confira outros lançamentos conosco.
O artista ressalta, no entanto, que a despeito do que sugere o título, a música não é uma bossa e nem tem um violão. O destaque ali é para a guitarra, instrumento que o acompanha desde os tempos do Hanoi Hanoi e que aparece em inconfundíveis solos bluesy mesmo em suas canções mais suaves, numa espécie de assinatura de sua obra.
Outra marca de Affonsinho presente em O Violão do João é a mistura de trechos em inglês na letra, o que já aconteceu em várias composições do artista, que adora brincar com as palavras.
Para conferir o single “O Violão do João”, de Affonsinho, clique em sua plataforma de áudio predileta.