Hino à Gratidão une Djavan a cantor de Cabo Verde, Mario Lucio

O Hino à Gratidão, do cantor e compositor Mario Lucio, de Cabo Verde, já está disponível, aqui no Brasil, desde esta sexta-feira (21), em todos os aplicativos de streaming.

A canção, lançada pelo músico cabo-verdiano em outubro passado, e que propaga a virtude de ser grato a tudo (e não apenas às coisas boas), ganha a parceria do cantor e compositor alagoano Djavan, que trouxe para o português brasileiro a versão da música.

O Hino à Gratidão já possui versões em outros idiomas, como o inglês, o espanhol, o francês e o português de Portugal, e seguirá sendo espalhada por aí, em novos idiomas.

Confira todos os detalhes deste verdadeiro Hino à Gratidão, do cantor e compositor cabo-verdiano Mario Lucio, que aqui no Brasil, chegou em parceria com Djavan, a seguir, com o Versos e Prosas.

A carreira de Djavan

Djavan Caetano Viana nasceu em Maceió, Alagoas, no dia 27 de janeiro de 1949. Djavan é um cantor, compositor, arranjador, produtor musical, empresário e violonista brasileiro.

Djavan mistura vários estilos, o que o faz um artista completo. Entre estes estilos, destacam-se o jazz, o blues, o samba e a música flamenca. Dentre suas canções mais conhecidas, destacam-se: Sina, Flor de Lis, Lilás, Pétala, Se…, Nem Um Dia, Eu Te Devoro, Oceano, Açaí, Samurai e Meu Bem Querer.

Como compositor, Djavan já ganhou duas vezes o Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa, com as músicas Acelerou e Vidas Pra Contar. A técnica e o talento de Djavan são indiscutíveis, não é verdade?

Quer saber mais detalhes da carreira de Djavan, este artista completo, um dos nomes mais respeitados e admirados da nossa MPB? Então, confira o perfil completo que o Versos e Prosas fez sobre sua brilhante carreira.

A trajetória de Mario Lucio

Mario Lucio Matias de Sousa Mendes nasceu em Tarrafal no Cabo Verde, país africano, no dia 21 de outubro de 1964. Mario Lucio é cantor, pintor, poeta e político cabo-verdiano. Entre 2011 e 2016, o artista foi Ministro da Cultura de seu país, Cabo Verde.

Nascido no Tarrafal, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, Mário Lúcio perdeu seu pai quando tinha doze anos. Aos quinze anos, ele e os seus sete irmãos perderam sua mãe. Devido ao seu destaque intelectual precoce, aos dez anos de idade foi adotado pelo Estado de Cabo Verde, para que pudesse receber uma educação, tendo em conta que era filho de pais pobres.

A partir daí, Mario Lucio morou no Campo do Tarrafal, a base das Forças Armadas de Cabo Verde, sob os cuidados dos militares. Durante o Liceu participou de uma formação onde tocava guitarra, no grupo Abel Djassi. Recebeu uma bolsa de estudos em 1984, para estudar direito na Universidade de Havana, onde no período, por influência de Pablo Milanês, formou um outro grupo musical. Regressou ao seu país em 1990 onde exerceu a advocacia. Entre 1996 e 2001 foi parlamentar.

Na década de 1990 fundou a banda Simentera. Seus projetos musicais a conjugar poesia chamaram atenção, a tal ponto que recebeu convites do governo para tornar-se o autor dos projetos musicais do país que seriam expostos na Exposição Universal de Sevilha de 1992 e na Exposição Internacional de Lisboa de 1998. É fundador e diretor da Associação Cultural Quintal da Música, uma organização não governamental que apoia a música tradicional cabo-verdiana.

Hino à Gratidão e a parceria com Djavan

O Hino à Gratidão, single lançado em outurbo passado pelo cabo-verdiano Mario Lucio, agora chega ao Brasil, sendo cantada em nosso português, em parceria entre o cantor e compositor de Cabo Verde e o músico alagoano Djavan. O single já está disponível, em todos os aplicativos digitais de áudio, desde esta sexta-feira (21).

O Hino à Gratidão propaga versos que trazem muita energia positiva e é, de fato, um verdadeiro hino à gratidão. A letra agradece não apenas pelas coisas boas da vida, mas as ruins também:

“Quero ser grato

Pela manhã E pela noite

Quero ser grato

Pelo calor E pelo frio

Quero ser grato

Pelo que Deus deu Pelo que me tirou”, diz trecho da letra, que retrata bem o que o músico quer nos passar com toda a letra.

Lançada originalmente em outubro de 2021, em gravação feita por Mario Lucio na língua crioula falada em Cabo Verde, a canção vem ganhando versões em diversas línguas nas vozes de artistas de vários países mundo afora. Confira outros lançamentos conosco.

Djavan prossegue sua ligação com o continente africano

O Hino à Gratidão, com a participação de Djavan, no single de Mario Lucio, dá sequência às ligações artísticas entre a obra musical da África e o artista alagoano, que sempre olhou com muito carinho a produção cultural daquele continente irmão.

O Hino à Gratidão, com Mario Lucio e Djavan, conta com a edição da Maré Música. A distribuição fica por conta da Sony Music Portugal para todo o mundo.

As vozes de Djavan e Mario Lucio se unem às vozes do Zulu Gospel Choir em registro que confere tom épico aos versos gratos do compositor africano.

“Para mim, é uma alegria poder participar com alguém tão importante como Mario Lúcio, tão necessário para música africana, para a música de Cabo Verde, para a música do mundo, e logo numa música tão linda, com uma mensagem tão concretamente oportuna”, celebra Djavan em texto em que promove o lançamento do single Hino à Gratidão com a versão em português do Brasil da música.

O alagoano completa: “Fiquei muito feliz, quero inclusive agradecer a oportunidade de ter participado num trabalho tão importante”, conclui.

Hino à Gratidão é composição feita por Mario Lucio de um fôlego só quando estava sentado no jardim da casa em que vive em Achada Mato, em Cabo Verde, quando música e letra lhe vieram repentinamente à mente.

Além de Djavan, Hino à gratidão já ganhou as vozes de Angelique Kdjo (yorubá e inglês), Araceli Poma (espanhol), Teresa Salgueiro (português de Portugal), Tinkara (esloveno) e Youssou Ndour (wolof e francês). Outras versões ainda virão mundo afora em outras tantas línguas e vozes.

Para curtir este verdadeiro e emocionante “Hino à Gratidão”, que uniu Djavan ao cantor e compositor de Cabo Verde, Mario Lucio, escolha seu serviço de streaming. Agora, para acompanhar a canção pelo YouTube, acesse o player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *