Eu Chamo de Coragem une Roberta Spindel e Zeca Baleiro, em single Lado B do maranhense
Eu Chamo de Coragem, nvo single que une a carioca Roberta Spindel ao maranhense Zeca Baleiro, já está disponívle, desde esta sexta-feira (28), em todas as plataformas de áudio digitais.
Eu Chamo de Coragem é uma composição de Baleiro com Marcos Magah e considerada um Lado B da discografia do cantor e compositor maranhense, que propôs esta condição a Roberta Spindel, para que eles pudessem gravar uma canção de autoria de Baleiro juntos.
Confira os detalhes de Eu Chamo de Coragem, que juntou a carioca Roberta Spindel ao maranhense Zeca Baleiro, na sequência, com o Versos e Prosas.
A trajetória de Roberta Spindel
Em 2011, Roberta Spindel lançou seu primeiro disco, Dentro do Meu Olhar, que contou com a participação de Caetano Veloso na faixa Como Dois e Dois.
No mesmo ano, a artista carioca foi indicada ao Prêmio Multishow, na categoria revelação.
A cantora e compositora carioca integrou a banda do musical “Popstar”, exibido pela Rede Globo de Televisão.
Recentemente, Roberta Spindel lançou, nas plataformas digitais, o single Queda Livre. A canção é o quarto single de um futuro EP com cinco músicas, lançado pelo selo Algorock, distribuído pela Orchard.
Três singles, deste mais novo projeto de Roberta Spindel, já foram lançados: Mais Uma Vez (Renato Russo e Flávio Venturini), que conta com a participação de Rodrigo Suricato (vocalista do Barão Vermelho), Alma Água (parceria de Spindel com Daniel Lopes) e ‘Perdida em Alto Mar (parceria de Roberta com Ricardo Sjöstedt.
Roberta Spindel participou, recentemente, do especial do Versos e Prosas que abordou o outro lado musical do artista.
A carreira de Zeca Baleiro
José Ribamar Coelho Santos, o Zeca Baleiro, nasceu em Arari, no Maranhão, em 11 de abril de 1966. Zeca é cantor, compositor, cronista e músico de MPB.
Zeca Baleiro se mudou para São Paulo,, em 1991, onde lançou sua carreira artística. Zeca canta, toca violão e já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz e Claudia Leitte.
Em 2011, Zeca lançou um livro de crônicas intitulado Bala na agulha.
Na semana passada, Zeca lançou, em parceria com Allex Ribeiro, o single Coração de Mosquito.
Eu Chamo de Coragem e a escolha pelo Lado B de Zeca Baleiro
Eu Chamo de Coragem, nvo single que une a carioca Roberta Spindel ao maranhense Zeca Baleiro, já está disponívle, desde esta sexta-feira (28), em todas as plataformas de streaming.
Eu Chamo de Coragem, composição de Zeca Baleiro e Marcos Magah, também vai ganhar um videoclipe, que chega no mesmo dia do lançamento da canção.
Roberta procurou Zeca pelo amigo em comum Edison Coelho. Ela gostaria de regravar alguma composição de Zeca com a participação dele cantando junto. Zeca topou mas observou que preferia regravar alguma música Lado B, não gostaria de revisitar sucessos.
Em seguida, o maranhense enviou uma playlist com aproximadamente 25 canções como sugestão. Foi difícil escolher entre tantas músicas lindas, mas Roberta se apaixonou por essa e não teve dúvidas quanto a escolhida.
Os bastidores de uma gravação à distância
Depois de trocas de gravações caseiras pelo wapp, Spindel e Baleiro chegaram à escolha do tom, a forma, e o caminho artístico a seguir com o arranjo. A base foi gravada ao vivo com Roberta cantando e depois Zeca gravou a voz em seu estúdio em São Paulo. Os vocais de apoio (backings) também foram gravados por Roberta no Rio e Zeca em São Paulo. Confira outros lançamentos, com o Versos e Prosas.
“Eu Chamo de Coragem. A coragem nasce do abismo. Plena em consciência, norteia minha caminhada. Quando o Zeca me mandou suas composições para que eu escolhesse apenas uma, apesar da brutal dificuldade para conseguir escolher uma só entre tantas lindas canções, essa em especial conversou demais com as minhas verdades. Refleti ali e tive certeza. Certeza absoluta ao convidar uma das minhas grandes referências da música para dividir essa forte e sutil canção. Começar o ano entoando coragem é prenúncio de tudo que entendi até aqui”, diz Roberta.
“Eu ainda tenho a minha pedra da sorte e um coração que bate forte”.
Eu Chamo de Coragem (Marcos Magah e Zeca Baleiro), que juntou as vozes de Roberta Spindel e Zeca Baleiro, conta com idreção artística de Lúcio Fernandes Costa, produção musical de André Vasconcellos e Fabrício Matos, piano acústico de Rafael Castilhol, bateria de Felipe Alves, baixo elétrico de André Vasconcellos e guitarra de Fabrício Matos. O single foi gravado, mixado, e masterizado por Fabrício Matos, no Estúdio 2.
Para ouvir o single “Eu Chamo de Coragem”, com Roberta Spindel e Zeca Baleiro, escolha sua plataforma de áudio. Agora, para assistir ao clipe da canção, acesse o player abaixo.