Estuário das Canções, de Francis Hime, traz temas instrumentais inéditos

O álbum Estuário das Canções, do compositor, arranjador e maestro Francis Hime, já está disponível em todos os tocadores de áudio digitais, desde esta sexta-feira (11). Aos amantes do produto físico, vale dizer que o álbum, em CD, chega em dezembro.

O álbum Estuário das Canções conta com 12 faixas, selecionados a partir de um grupo de 40 composições inéditas do maestro.

O disco traz homenagens de Home ao violonista Raphael Rabello, ao pianista e arranjador Luiz Eça e à cantora, compositora e esposa do maestro, Olivia Hime.

Confira os detalhes do álbum Estuário das Canções, do maestro Francis Hime, a seguir, com o Versos e Prosas.

Álbum Estuário das Canções e a volta de Francis Hime ao estúdio

Estuário das Canções é o nome do novo álbum do compositor, arranjador e maestro Francis Hime. O projeto, que está disponível nas plataformas de streaming desde esta sexta-feira, dia 11 ( e ganhará versão em CD, em dezembro), reúne 12 temas instrumentais, selecionados a partir de um grupo inicial de 40 composições inéditas de Hime. É a volta do maestro ao estúdio, depois do projeto que celebrou seus 80 anos, em 2019.

“Montei o repertório final depois de gravar vários temas: busquei uma afinidade entre eles, caracterizada por uma certa tranquilidade e uma atmosfera ligada à natureza, refletida na maioria dos títulos”, conta Francis. O tema “Um rio” é um de seus favoritos. “Tarde macia” explora progressões harmônicas mais sofisticadas. “Bucólica”, como o nome sugere, conserva a atmosfera dos temas anteriores em ritmo de valsa, gênero muito presente na obra do maestro.

“Alvorada” mergulha em um universo mais ambicioso, que remete a construções sinfônicas: o álbum retoma o ritmo da valsa em “Itaipava”, inspirada na cidade Serrana do Rio de Janeiro, refúgio dos Hime. Na sequência, “Alameda” “dá a impressão de estarmos passeando por pequenos bosques, sem preocupações com tempo ou espaço, quase como caminhar pelo Jardim Botânico. E ‘Riachinho’ é uma espécie de prima-irmã de ‘Alameda’”, pontua Francis Hime.

As homenagens de Francis Hime

Décima faixa de Estuário das canções, “Manguezal”, cujo primeiro título foi “Canção para Michel Legrand”, lança mão de uma linguagem mais jazzística, próxima ao estilo do compositor francês. Já “Estuário” oferece possibilidades rítmicas variadas. Confira outros lançamentos conosco.

Além da natureza, personagens fundamentais na trajetória de Francis Hime também foram homenageados em Estuário das Canções: o violonista Raphael Rabello, o pianista e arranjador Luiz Eça e a cantora e compositora Olivia Hime. “‘Canção para Raphael Rabello é dedicada ao Raphael, amigo muito querido, que nos deixou tão cedo e de quem sinto tantas saudades. Raphael me incentivava muito a compor e foi para ele que escrevi o meu ‘Concerto para violão e orquestra’. Esta canção resultou do esboço de um tema que Raphael gostava muito”, conta Francis. “’Canção para Luiz Eça’, que fecha o disco, é uma homenagem a um dos maiores pianistas e arranjadores da música brasileira. O meu grande mestre. ‘Para Olivia’ é uma canção que, assim como todas que compus, é dedicada à minha amada, minha parceira de vida e de música”, finaliza.

Companheiro de Francis Hime desde os 6 anos, o piano ganha brilho especial em Estuário das Canções, trazendo uma outra faceta do compositor de tantos clássicos da MPB.

Estuário das Canções: repertório

Confira, com o Versos e Prosas, as 12 faixas de Estuário das Canções, todos temas de Francis Hime:

Piano – Francis Hime

1- Canção para Raphael Rabello

2- Um rio

3- Tarde macia

4- Bucólica

5- Alvorada

6- Itaipava

7- Alameda

8- Riachinho

9- Para Olivia

10-Manguezal

11-Estuário

12-Canção para Luiz Eça

Confira, faixa a faixa, do álbum “Estuário das Canções”, do compositor, arranjador e maestro Francis Hime, em seu aplicativo de áudio. Lembrando que a versão em CD chega em dezembro deste ano.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *