EP O Molejo do Teu Corpo dá sequência a álbum autoral de Fi Bueno e Anastácia
O EP O Molejo do Teu Corpo, de Fi Bueno e Anastácia, dá prosseguimento a trabalho autoral da dupla. O EP, que conta com três músicas, está disponível em todas as plataformas digitais de áudio, a partir desta sexta-feira (11).
Celebrando os encontros e parcerias, a dupla de cantores e compositores preparam o álbum Identidades, ainda sem data para o lançamento.
Quer saber mais detalhes do EP O Molejo do Teu Corpo, de Fi Bueno e Anastácia? Então, siga por aqui que, na sequência, a gente te conta todos os detalhes! Você vem com a gente?
A trajetória de Fi Bueno
O paulistano Fi Bueno começou sua carreira musical muito jovem, tocando piano aos seis anos, passou para o violão aos doze, idade em que se apaixonou pela poesia. Foi a paixão pela escrita que o levou ao bacharelado em Letras na USP, sempre pensando em aprimorar seu conhecimento como suporte para sua música/ letra.
Fi Bueno estudou música, por mais de dez anos, com o grande baixista e professor Luís Cavalcanti. Com quinze anos, quando ainda não cantava profissionalmente, mas já era multiinstrumentista e dançarino de forró, ganhou maratonas no estilo dançando no KVA, onde também foi professor de dança.
Como guitarrista, acompanhou a cantora Vanessa Jackson, o cantor Bilé, fez a turnê de Rey Verçosa em Punta Del Leste. Suas primeiras composições gravadas entraram no disco de Rey Verçosa, uma delas ( Samba da Nega) com parceria da cantora Janaina, da banda Bicho De Pé. Integrou as bandas Forrozeando e Bagana como violonista e pandeirista.
Chegou a tocar violão com o Falamansa em Itaúnas, terra do forró.
A história de Anastácia na música
Lucinete Ferreira (Recife, 30 de maio de 1940), a Anastácia, é cantora e compositora. Ela é carinhosamente chamada de “Rainha do Forró”. Anastácia teve interesse pela música aos sete anos de idade.
Foi esposa do músico Dominguinhos (1942–2013), que foi seu principal parceiro na carreira musical. Dentre as composições de sucesso da dupla, destacam-se Eu só quero um xodó e Tenho Sede.
Compositora prolífica, apenas com Dominguinhos escreveu mais de 250 canções. Ela tem quase mil músicas compostas, segundo estimativas. Anastácia foi ainda indicada ao Grammy, na categoria “álbum de música de raízes em língua portuguesa”, no ano de 2018, pelo álbum Daquele Jeito, em que traz duetos especiais com artistas como Raimundo Fagner, Fafá de Belém, Alcione e Zeca Baleiro.
O single Interestelar
Antes do EP O Molejo do Teu Corpo, Fi Bueno e Anastácia lançaram, no último dia 21 de maio, o single Interestelar, que contou com a participação mais que especial de Gilberto Gil.
Este single foi o que abriu os trabalhos do futuro álbum Identidades, de Fi Bueno e Anastácia.
Para saber todos os detalhes do single Interestelar, acompanhe a matéria do Versos e Prosas sobre ele e a participação de Gilberto Gil.
As músicas do EP O Molejo do Teu Corpo
O EP O Molejo do Teu Corpo, de Fi Bueno e Anastácia, já está disponível em todas as plataformas de streaming. O álbum Identidades, que é preparado pela dupla, e do qual o EP lançado esta sexta-feira (11) faz parte, tem a produção de Guto Graça Mello.
Se valendo dos festejos juninos, o EP O Molejo do Teu Corpo traz como destaque “O Molejo do Teu Corpo”, inédita de Fi e Anastácia boa pra dançar. É um baião raiz, com um gingado que traz a temática da própria dança, do molejo do forró, do xein hein hein… do encontro amoroso no salão. Um rasqueado de violão feito por Fi lembra o samba, o coco… “Uma sanfona lindamente tocada por Toninho Ferraguti dialoga com a letra da música, que fala do som do instrumento”, comenta Fi Bueno.
O EP ainda relembra “O Sucesso da Zefinha”, um clássico de Anastácia que ganhou um saboroso dueto com Fi, e “Meu Santo É Brasa”, composição da Rainha do Forró com Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo. As duas canções também ganharam o toque da sanfona de Toninho Ferraguti e a rítmica de Fi Bueno no pandeiro, zabumba, triângulo, agogô e ganzá.
Assim como ocorreu no single “Interestelar”, a capa do EP O Molejo do Teu Corpo é uma criação do artista plástico Elifas Andreato, responsável pela arte com Luís Mielle.
O álbum Identidades
EP O Molejo do Teu Corpo faz parte do futuro álbum Identidades, de Fi Bueno e Anastácia. Em meados de 2016, Fi Bueno e Guto Graça Mello se conheceram e passaram a trabalhar juntos em algumas produções. Depois, em 2018, em um show no tradicional Bar Brahma, em São Paulo, os caminhos de Fi e Anastácia se cruzaram, e começaram a compor em parceria.
“Durante esse processo, percebi que poderíamos fazer algo maior, pois já tínhamos várias músicas juntos. Compartilhei essas ideias com Guto, que gosta muito da Anastácia, e me incentivou”, conta Fi Bueno.
A partir deste instante, Fi Bueno e Anastácia passaram a trabalhar no álbum “Identidades”, com produção de Guto Graça Mello.
Fi Bueno foi do piano para o violão, construiu conhecimento e narrativa rítmica na guitarra, baixo e bateria; e enveredou pelo forró (formou duas bandas – Forroziando e Banda Bagana) até desaguar em pura música brasileira, território em que trafega e pelo qual tem lançado trabalhos solo desde 2010. Já Anastácia – a rainha do forró -, tem quase mil músicas compostas, sendo 250 delas com seu principal parceiro musical, Dominguinhos – com quem divide a composição de “Eu só quero um xodó” e “Tenho sede”.
Em quase 60 anos de carreira, lançou 35 discos e teve suas composições interpretadas por artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Nana Caymmi e Luiz Gonzaga, que a apadrinhou.
E aí? Quer ouvir, agora mesmo, o EP “O Molejo do Teu Corpo”, de Fi Bueno e Anastácia, enquanto fica na expectativa para o lançamento do álbum “Identidades”? Então, escolha sua plataforma digital favorita e vá dançar muito forró com seu amor neste dia dos namorados!