Dias Claros: quarto álbum de Wilson Sideral chega às plataformas digitais
Dias Claros, quarto álbum de estúdio da carreira de Wilson Sideral, chega neste domingo (09), a todas as plataformas digitais. O projeto foi lançado, originalmente, em 2007. Das 12 músicas presentes na obra, três delas fizeram parte de três diferentes telenovelas brasileiras.
Produzido de forma independente, Dias Claros é o segundo lançamento do selo independente do cantor, Sideral Experience, desta vez, em parceria inédita, na região sul do Brasil, com o selo Antídoto (braço pop rock da gravadora gaúcha Acit), dirigido por Raul Albornoz, e distribuição da UNIMAR para o restante do território nacional.
A trajetória de Wilson Sideral na música
Wilson da Silveira Oliveira Filho, o Wilson Sideral, nasceu no dia 5 de maio de 1975, na cidade de Alfenas, no Sul de Minas Gerais. Ele é irmão de Rogério Flausino, vocalista da banda mineira Jota Quest, e de Flávio Landau, como dito por ele mesmo, o “roqueiro da roça”. Para saber mais sobre o Landau, clique aqui.
Wilson Sideral trás na bagagem uma farta herança musical. Da Seresta à Jovem Guarda, do Clube da Esquina ao Pop Rock, toda a família faz parte da música.
Incentivado pela mãe, que foi professora de gramática e o alfabetizou, ele começou a compor suas primeiras músicas aos 12 anos, quando já tocava violão, que ganhou do avô anos antes.
Para saber cada detalhe da rica e diversificada carreira de Wilson Sideral, confira neste link o perfil exclusivo que o Versos e Prosas fez do cantor, compositor, guitarrista e produtor musical, que mistura elementos do rock, soul, MPB e blues em sua música bem “Sideral”.
Dias Claros em novelas
O álbum “Dias Claros”, gravado em 2007 por Wilson Sideral, teve grandes sucessos, alguns destes sendo tocados em novelas de diferentes e importantes emissoras de televisão do Brasil.
Minha Garota fez parte de Amor e Intrigas, exibida pela TV Record, entre 2007 e 2008.
Por sua vez, Exagerado, grande sucesso de Cazuza, compôs a trilha da trama Revelação, exibida pelo SBT, em 2008.
Neste mesmo ano, foi a vez da TV Globo emplacar, na décima quinta temporada de Malhação, a música Fugindo de Mim.
Demais faixas e bastidores da produção do álbum
O ÁLBUM Dias Claros foi produzido por Sideral e Ruben Di Souza (Prêmio TIM de música 2007), ano de lançamento do disco. A engenharia de áudio ficou a cargo dos experientes Luis Paulo Serafim e Bill R.
O álbum conta com 12 faixas, sendo oito de autoria do próprio sideral e duas que foram realizadas em parceria: a faixa-título, Dias Claros, com o habitual parceiro, Mauro Santa Cecília, letrista da canção que deu nome ao CD anterior, Lançado ao Mar (2004); e a faixa de trabalho, Fugindo de Mim, em parceria com o ator e letrista mineiro Caju.
Além das 10 faixas inéditas, o disco traz, ainda, duas releituras: Exagerado (1985), de Cazuza; e Já Foi, lançada pelo Jota Quest, em 2005, e que contou com uma releitura, neste projeto, bem “Sideral”!
Ambas as releituras e mais duas faixas, Tá Tudo Certo e Vou Também, receberam “especiais” arranjos de cordas assinados pelo Maestro Cristóvão Bastos, responsável por trabalhos com Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Maria Bethânia, entre outros gigantes da nossa MPB.
Um time de músicos de primeiríssima qualidade aparece em Dias Claros, em indispensáveis participações, quando o propósito é fazer boa música.
De São Paulo, a cozinha da banda Grooveria Eletroacústica, Tuto Ferraz (bateria) e Dudinha Lima (contra-baixo). Do Rio de Janeiro, Carlos Malta (flauta na swingada, “E Agora?”), Jessé Sadoc (trumpete, flugelhorn e arranjos de metais na balada soul, “Todo Corpo Ouvido”), Alexandre Lucas e as irmãs Jussara e Jurema Lourenço (auxílio luxuoso nos backing vocals do disco), além dos brilhantes músicos que participaram das gravações de cordas e metais do CD.
E de Belo Horizonte, PJ (baixista do Jota Quest), participação especialíssima em Por Inteiro, Glauco Nastácia (baterista da banda Tianastácia), na faixa de abertura Pra Não Complicar, e os competentes Léo Pires (bateria), Bill Lucas e Rogério Sam (percussão), além de David Maciel (bateria), Orlando Caribe (percussão) e Adriano Campagnani (contra-baixo), estes três últimos integrantes da banda de Sideral na estrada.
O álbum Dias Claros é assim, um pouco de todo mundo e, principalmente, Sideral “Por Inteiro”, aliás, mais uma faixa do disco… O álbum foi gravado em Belo Horizonte (Estúdios Jota Quest e Nosso Som) e no Rio de Janeiro (AR Stúdios), mixado em São Paulo (Mosh Studios) e masterizado em New York por Tom Coyne, no Sterling Sound Studio.
O investimento na qualidade de sua música pop, a sofisticação e o refinamento na produção, associados à simplicidade de suas canções certeiras, são o grande diferencial deste quarto trabalho de Wilson Sideral. Dias Claros é um presente aos antigos, atuais e futuros fãs do cantor, um dos mais versáteis e competentes músicos do Brasil.
Então, para curtir “Dias Claros”, é só vir aqui.