Chico César e Zeca Baleiro retomam parceria após 30 anos
Chico César e Zeca Baleiro, cantores e compositores nordestinos e que vivem em São Paulo há anos, retomaram uma parceria inaugurada há quase 30 anos. Uma nova safra de mais de 20 canções, compostas ao longo deste último ano, marcou a retomada da parceria entre estes dois talentosos intérpretes.
Animados pelo resultado das novas parcerias musicais, os dois anunciam o lançamento de um álbum mais para frente, sem data ainda divulgada.
Antes disso, no entanto, Chico e Zeca antecipam as canções Respira e Lovers, que já estão disponíveis a partir desta sexta-feira (21), em todas as plataformas digitais.
Como começou a parceria entre Chico César e Zeca Baleiro?
O próprio maranhense Zeca Baleiro, ao fazer a chamada dos singles que foram disponibilizados, contou, nas redes sociais, como conheceu o parceiro, o paraibano Chico César, já em São Paulo, no início da década de 1990.
“Cheguei em São Paulo em março de 1991 e logo consegui agendar um show no Pourquoi Pas, bar-reduto de artistas ditos alternativos, que ficava no bairro da Pompeia. Pro show eu precisaria de um amplificador, já que o meu havia pifado na longa viagem de carro de São Luís a São Paulo.
Celso Borges, poeta e jornalista maranhense, parceiro em algumas canções, então radicado em SP, fez a ponte com um compositor paraibano que ele acabara de conhecer num programa na rádio Gazeta, onde trabalhava então”.
Zeca Baleiro prossegue. “Celso disse que eu e o cara nos daríamos bem, que tínhamos muitas afinidades, apesar de sermos muito diferentes. E assim se deu. Encontrei Chico César na Av. Paulista, em frente ao prédio da Gazeta, e fomos até Santo Amaro, onde ele morava, pegar o tal amplificador”, relata o cantor maranhense. Daí para frente, a amizade só cresceu e se fortaleceu, até culminar neste mais novo projeto dos artistas nordestinos.
Como surgiu a ideia do projeto?
Chico César e Zeca Baleiro começaram a compor bastante juntos, quando os shows e gravações pararam por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde maio de 2020, até o início deste ano, foram mais de 20 composições, entre reggaes, baladas, xotes e rocks, em uma mistura de estilos bem característica dos dois artistas.
Como Chico César e Zeca Baleiro compõem letra e música, o processo de criação foi bem variado, com muitas experimentações. Tem letra de Chico com música de Zeca e vice-versa, mas tem também canções criadas em conjunto, refrão de um que o outro desenvolveu, enfim, melodias e versos fluindo de ambos os lados.
Os bastidores dos singles e da parceria
Com produção de Swami Jr., Chico César e Zeca Baleiro vêm trabalhando desde agosto, em dez canções compostas durante esse período. O primeiro lançamento reunirá duas delas, “Respira” e “Lovers”, a única canção produzida por Érico Theobaldo. “Não se entregue não / Ainda tem chão, respira”, acalentam Chico e Zeca na delicada Respira, e evocam em Lovers a atmosfera romântica do estilo de reggae lovers, que os maranhenses adoram dançar coladinho, para cantar “Lovers para os haters”.
“Concretiza-se assim o encontro de três décadas. Parece que demorou mas tudo tem seu tempo, o período de maturação. A pandemia, de certo modo, veio nos dizer da necessidade de estar perto das pessoas com as quais nos identificamos e nos vinculamos em ética e estética. Claro que tematizamos a pandemia mas também fizemos canções que poderiam ter sido geradas em qualquer momento e falam de outras coisas, assuntos perenes em nós”, comemora Chico César.
Amizade de longa data entre eles
“Eu e o Chico nos conhecemos desde 91, ano em que cheguei em São Paulo. Nos tornamos amigos e parceiros desde então, mas a real é que nunca fizemos muitas músicas juntos. A “parceria” se dava mais num plano de troca estética e admiração mútua.
Com a pandemia e o isolamento, algo se deu, algum pavio criativo acendeu em nós. Começamos a trocar ideias, pedaços de letra ou melodia, refrães à espera de estrofes e, desde maio do ano passado, compusemos duas dezenas de canções. Resolvemos gravá-las por reconhecer nessa produção o coroamento de uma longa história de amizade e afinidade musical”, explica Zeca Baleiro.
O produtor do trabalho também fala sobre esta parceria que promete. “Conheci Chico César e Zeca Baleiro no início dos anos 90. Eram então dois jovens brilhantes e, sobretudo, corajosos artistas nordestinos enfrentando a metrópole paulistana com a couraça do sonho inabalável.
Conhecendo pouco a pouco o que eles criavam e o oceano de talento que os habitava, tive a certeza de que logo estariam no “altar” da música brasileira, junto a seus grandes ídolos. Chico e Zeca são daquele seleto grupo de compositores em cuja música há o grito clandestino de haver alma. Em sua obra estão a voz do Nordeste, de Arari e Catolé do Rocha, a voz de todas as vozes da canção brasileira em uma visão generosa, plural e grandiosa da música popular.
Orgulho de Trabalhar com a Dupla
Para mim, sempre foi uma glória estar com eles em tantos discos, shows e projetos que me deram tanto de música e de vida. O convite para produzir esse álbum em dupla, inédito, em que apresentam parcerias feitas em tempos de pandemia, é um desses “chamados” a que se deve atender imediatamente, sem hesitar. Imensa honra ter aos meus cuidados canções tão preciosas, de dois imensos e fundamentais artistas. Obrigado meus irmãos e parceiros!”, comenta, emocionado, Swami Jr.
as canções Respira e Lovers, da parceria entre Chico César e Zeca Baleiro, chega às plataformas digitais pela Chita/Saravá Discos, os selos dos artistas, e conta com a distribuição ONErpm.
Então, para curtir o single duplo dos artistas, na expectativa do álbum que será lançado em breve, é só vir aqui e escolher sua plataforma digital favorita!