Álbum Sentido, de Vanessa Moreno, traz uma atmosfera do feminino e trata do momento em que vivemos
O álbum Sentido, da cantora e compositora Vanessa Moreno, chega, nesta sexta-feira (14), a todas as plataformas digitais de áudio. O álbum é composto, em sua maioria, de faixas autorais, e a artista assina ainda os arranjos e a produção musical do projeto, que traz uma atmosfera do feminino, uma vez que as parcerias são todas com mulheres.
Além disso, o mais novo trabalho da artista conta com duas releituras de influências importantes para Vanessa Moreno: Rosa Passos e Joyce Moreno.
A trajetória de Vanessa Moreno
Vanessa Moreno nasceu em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A altura do álbum Sentido é cantora, compositora e instrumentista. Foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música em 2017 e 2018 e é considerada uma das grandes revelações da música brasileira da atualidade.
Além da expressividade e virtuosismo técnico como cantora, a exploração da riqueza rítmica da música popular através do improviso, da percussão vocal e corporal e do uso de objetos sonoros do cotidiano é uma marca em suas apresentações e vídeos nas redes sociais.
Em entrevistas, Vanessa Moreno afirma ter sido influenciada por artistas como Filó Machado, Rosa Passos, Mônica Salmaso, Ana Mazzoti e Elis Regina.
O início de Vanessa Moreno na música
Vanessa Moreno começou seus estudos de música em São Bernardo do Campo, sua terra natal, com 15 anos, por influência da mãe, que gostava muito de música, especialmente de Música Popular Brasileira (MPB).
Apesar de ser fã de rock na época, começou a tomar mais contato com o canto e com a canção popular brasileira durante as aulas de violão. Depois, seguiu aprendendo violino no Projeto Guri, estudou canto erudito na Escola Municipal de Música de São Paulo, canto popular na antiga ULM, hoje Emesp Tom Jobim, e se formou bacharel em canto Popular pela Faculdade Souza Lima & Berklee.
Em suas primeiras apresentações musicais, tocava e cantava rock e MPB em uma banda, até que montou o quarteto vocal Karallargá. Formado com Larissa Finocchiaro, Caio Merseguel e Cássio Ferreira, seus amigos do Projeto Guri, o grupo durou sete anos e se apresentou em vários festivais, resultando no primeiro disco com sua participação.
Em 2010, Vanessa formou um duo com o baixista Fi Maróstica, em formato voz e contrabaixo, que rendeu dois álbuns: Vem Ver (2013), com influências da música regional brasileira, do jazz e da música erudita e Cores vivas, com repertório exclusivo de autorias de Gilberto Gil, com a participação de Rosa Passos em Preciso Aprender a Só Ser, Fabiana Cozza interpretando Lugar Comum e Mônica Salmaso em Se Eu Quiser Falar com Deus.
Em uma das primeiras vezes que tocaram juntos, no festival de música Botucanto, em Botucatu, São Paulo os dois foram premiados como Melhor Intérprete e Instrumentista.
Vanessa Moreno ainda participou do projeto musical “Saraivada”, de Chico Saraiva, que ganhou o Prêmio Visa 2009, com a participação do percussionista Ari Colares.
O álbum Sentido
O álbum Sentido será lançado baseado em vídeos que Vanessa Moreno fez, geralmente em duo, com outros artistas, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Dessa forma, ela extraía sons de objetos cotidianos, com isso passou a se destacar e a ganhar alcance nas redes sociais.
Com o isolamento social, a cantora se reaproximou do instrumento que a levou para a música, o violão, retomando seus processos criativos como compositora e pesquisas de voz e percussão vocal.
Essas experiências resultaram no álbum Sentido, que será lançado nesta sexta-feira (14), viabilizado por meio do Financiamento Coletivo.
As canções do mais novo trabalho de Vanessa Moreno
O álbum Sentido nos faz refletir sobre o momento pelo qual estamos passando. Esse registro surge da busca do olhar pra si, da intensidade presente nos silêncios e das inquietações do que se é possível perceber em meio ao caos, para ser efetivamente transformado internamente.
Vem da busca da potência do sentir e do dividir com os outros, descobertas que possam também lhes fazer sentido. Surge da necessidade de quebrar paradigmas internos, questionando antigas certezas, permitindo e direcionando as novas sensações.
Junto de seu violão, Vanessa divide com o público seu lado compositora, já que a maior parte do disco é autoral. Os arranjos e a produção musical também são assinados pela cantora paulista.
A atmosfera do feminino permeia toda a construção do álbum Sentido, tanto em suas parcerias nas composições, como na vontade de revisitar duas de suas influências musicais: Rosa Passos e Joyce Moreno. O disco conta também com composições de Djavan e Guilherme Arantes.
Você ficou curioso e morrendo de vontade de curtir o álbum “Sentido”, de Vanessa Moreno? Então, corra agora mesmo para a sua plataforma digital e acompanhe cada faixa deste mais novo projeto da cantora paulista!