Álbum Caroá, de Jorge Helder, conta com convidados especiais

O álbum Caroá, do músico e compositor Jorge Helder, já está disponível em todos os aplicativos de áudio, desde sexta-feira (21).

O álbum Caroá traz nomes como Mônica Salmaso, Zé Nogueira, Zé Renato e Sergio Santos. Jorge Helder está em turnê com Chico Buarque e é solicitado por grandes nomes da MPB. Segundo Maria Bethânia, Helder é o baixista mais requisitado do Brasil.

O álbum Caroá possui oito faixas, todas de autoria de Jorge Helder.

Confira os detalhes do álbum Caroá, bem como o significado do termo, a seguir, com o Versos e Prosas.

Álbum Caroá e o significado do termo

Na definição do dicionário, o Caroá é um tipo de bromélia de flores vermelhas e rosadas, típica de áreas de Caatinga, cujas folhas fornecem fibra para confecção de barbantes, redes, tecidos e esteiras, entre outras tantas peças. Caroá também é o nome do segundo álbum do músico e compositor Jorge Helder, que já está disponível, nas plataformas de streaming, desde o dia 21 de outubro, via gravadora Biscoito Fino.

Cearense de Fortaleza (radicado no Rio de Janeiro desde 1986), Jorge Helder buscou inspiração em suas origens para batizar o tema que dá nome ao álbum:”Fiz uma grande pesquisa voltada para temáticas especificamente nordestinas, por se tratar de um baião influenciado pelo grande Luiz Gonzaga. A fotógrafa Géssica Amorim, que fez a foto que está na capa, é pernambucana e me contou que muitas famílias nordestinas, inclusive a de Gonzaga, tiram o seu sustento do Caroá”, pontua Helder. O próprio Luiz Gonzaga compôs “Arrancando Caroá”, tema gravado em 1941. Confira outros lançamentos conosco.

Aos 60 anos, 40 deles dedicados à música, Jorge Helder é presença constante nos projetos – álbuns e turnês -, dos maiores nomes da música brasileira. A lista é tão extensa que é impossível nomeá-los. Na estrada em mais uma turnê ao lado de Chico Buarque, de quem é parceiro e companheiro na música desde 1993, Jorge Helder costuma ser apresentado por Maria Bethânia como “o baixo mais disputado do Brasil”. “É um privilégio ter esses artistas como referência e ser influenciado por eles. Estou sempre aprendendo e, com grande alegria, tenho a oportunidade agora de colocar tudo isso em prática no álbum Caroá”, conclui.

Os convidados especiais de Jorge Helder

Dentre os convidados ao álbum Caroá, estão o saxofonista Zé Nogueira (“Impressão Perfume”); o músico, cantor e compositor Sergio Santos (“Santos de Casa”); a cantora Mônica Salmaso (“Lugar sem tempo”) e o cantor e compositor Zé Renato (“Miguilim”). Os três últimos participam em vocalizes nos temas inéditos, todos eles compostos por Jorge Helder.

“Quando entrei no estúdio para gravar, ao lado desses músicos incríveis – Chico Pinheiro na guitarra, Hélio Alves no piano, Tutty Moreno na bateria e Marcelo Costa na percussão -, aos poucos fui percebendo a necessidade da participação vocal em algumas músicas. Para a minha sorte, pude contar com esses grandes cantores e músicos”, comemora o baixista. Tutty Moreno, inclusive, dá nome ao terceiro tema do álbum.

Com mais de 350 gravações no currículo, em álbuns de outros compositores e intérpretes, Jorge Helder revela em “Caroá” a sua novíssima safra como compositor.

Repertório (todos os temas são de autoria de Jorge Helder)

1-Caroá

2-Santos de Casa (Part. Sergio Santos)

3-Tutty

4-Lugar sem tempo (Part. Mônica Salmaso)

5-Impressão Perfume (Part. Zé Nogueira)

6-Confluências

7-Miguilim (Part. Zé Renato)

8-À Margem

Confira o álbum “Caroá”, de Jorge Helder, o baixista mais disputado do Brasil, em sua plataforma de áudio.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *