A Flor Encarnada: Bethânia presenteia os fãs no mês de seu aniversário
A Flor Encarnada, novo single da rainha da MPB, Maria Bethânia, já está disponível em todos os players de áudio, desde esta sexta-feira (25). Composta por Adriana Calcanhotto, a letra triste é fielmente (e maravilhosamente) interpretada por Bethânia, neste que é o primeiro single de novo álbum, a ser lançado em julho.
A Flor Encarnada integra o álbum Noturno, gravado por Bethânia entre os meses de setembro e outubro do ano passado, no estúdio da gravadora Biscoito Fino, no Rio de Janeiro.
Além de A Flor Encarnada, outro single foi anunciado para meados de julho, antes mesmo do lançamento oficial do álbum Noturno.
Acompanhe todos os detalhes de A Flor Encarnada, bem como o álbum Noturno, o mais novo trabalho de Maria Bethânia, a seguir, com o Versos e Prosas.
Os 75 anos de Maria Bethânia
No último dia 18, Maria Bethânia completou 75 anos de idade, mas quem comemorou foram seus fãs e admiradores. Justamente neste dia, ela contou, em suas redes sociais, que iria lançar, nesta sexta-feira (25), o single A Flor Encarnada (Adriana Calcanhotto), o primeiro a ser liberado do mais novo disco de trabalho, Noturno.
Maria Bethânia, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, completou 75 anos na última sexta-feira (18). Bethânia é conhecida, não por acaso, como a Rainha (ou abelha-rainha) da MPB.
Com mais de 26 milhões de discos vendidos, ao longo de mais de 55 anos de carreira, Maria Bethânia (que não custa lembrar é irmã do também cantor e compositor Caetano Veloso), foi eleita, em 2012, pela revista Rolling Stone Brasil, como a quinta maior voz da música brasileira.
Dentre as músicas de sucesso, com a interpretação da voz inconfundível de Maria Bethânia, estão: Ronda, Negue, Olhos Nos Olhos, Grito de Alerta, Brincar de Viver, Explode Coração, As Canções Que Você Fez Pra Mim, Tatuagem, entre muitas outras.
Acompanhe a homenagem que o Versos e Prosas fez para a rainha da MPB, no dia em que ela completou 75 anos!
O álbum Noturno
O single A Flor Encarnada, de Maria Bethânia, integra o mais novo álbum, Noturno, que a artista baiana vai lançar, no fim de julho, pela gravadora Biscoito Fino.
Além de A Flor Encarnada (Adriana Calcanhotto), o álbum Noturno traz em seu repertório, músicas inéditas em discos de Bethânia, tais como De Onde Eu Vim (Paulo Dáfilin), Lapa santa (Paulo Dáfilin e Roque Ferreira), Luminosidade (Chico César) e Músicas, música (Roque Ferreira), mas já cantadas por Bethânia no show Claros Breus (realizado em julho de 2019) e/ou na live feita pela artista em 13 de fevereiro de 2021, com transmissão pela plataforma Globoplay.
Bar da Noite (Bidu Reis e Haroldo Barbosa, 1953) também estará presente no repertório do álbum Noturno, assim como 2 de junho (Adriana Calcanhotto, 2020).
E por falar nas canções que integram o álbum Noturno, o segundo single, Lapa Santa (Paulo Dafilin e Roque Ferreira), já tem data programada para seu lançamento: 16 de julho, antes mesmo de o disco ser liberado por completo.
O álbum Noturno, aliás, está programado para sair no final de julho, pela Biscoito Fino, com direção musical e arranjos de Letieres Leite e produção musical de Jorge Helder.
A Flor Encarnada: bastidores
A Flor Encarnada, primeiro single do álbum Noturno a ser liberado por Maria Bethânia, já está disponível em todas as plataformas digitais desde esta sexta-feira (25).
Composta por Adriana Calcanhotto, a letra, bastante triste, é fielmente interpretada por Bethânia, acompanhada pelo piano do pernambucano Zé Manoel, músico que estreia na discografia da cantora baiana.
A Flor Encarnada é uma gravação inédita de Maria Bethânia em estúdio, no entanto, ela já havia interpretado a canção de Adriana Calcanhotto no show Claros Breus, em julho de 2019, no Rio de Janeiro.
No estúdio, Bethânia refina a interpretação da música e faz A flor encarnada desabrochar com toda a tristeza “enraizada” nos versos de Calcanhotto.
Ainda na gravação de estúdio de A Flor Encarnada, há grande destaque para o piano de Zé Manoel, que dá uma sonoridade toda especial à belíssima interpretação de Bethânia, em uma afinação sem igual entre os dois.
E aí? Quer curitr curtir “A Flor Encarnada”, de Maria Bethânia, a aniversariante do mês que nos presenteou com esta maravilhosa canção? Então, escolha sua plataforma de streaming favorita e admire a letra de Adriana Calcanhotto, a interpretação de Bethânia e o piano de Zé Manoel!
Grato pelo excelente texto! A maioria dos vídeos, lamentavelmente, não registram a autoria do texto da canção: Adriana Calcanhoto merece todo nosso reconhecimento como artista e poeta.
🥰🎶👏