História da música Relicário de Nando Reis

De acordo com o dicionário de língua portuguesa, relicário é um substantivo masculino e um local feito para guardar ou proteger objetivos preciosos e/ou relíquias. Por isso, a música de Nando Reis se transformou em um sucesso ao embalar histórias de amor, casamentos, pedidos de namoro e tantos outros momentos de puro afeto.

Ainda que a música continue a tocar em novelas, filmes, rádios e programas de TV, muitos admiradores não têm noção da sua história de criação. De fato, Nando Reis é um dos músicos mais completos e talentosos do cenário nacional. Mas como surgiu a inspiração para compor Relicário? Será que existe uma história de paixão arrebatadora?

Caso você também goste da música e tenha essa curiosidade, esse artigo foi feito especialmente para você! Que tal acabarmos com essa dúvida agora mesmo e aprendermos ainda mais sobre um dos grandes sucessos da carreira de Nando Reis?

História da música Relicário de Nando Reis

Primeiramente, um fã de Nando Reis precisa estar ciente que Relicário não é apenas o nome de uma canção, bem como nomeia um disco lançado em 2011. “Relicário — As Canções Que o Nando Fez Pra Cássia Cantar” é um trabalho com uma série de músicas interpretadas pela cantora brasileira Cássia Eller, feitas por seu amigo Nando Reis.

As faixas dessa coletânea ainda contam com canções inéditas, como Baby Love e até Com Você… Meu Mundo Ficaria Completo, de 1999, que tem a participação do filho da cantora, Chico Chico, na percussão. O cantor também está no disco em um dueto com Cássia Eller em duas canções, “As Coisas Tão Mais Lindas” e “Um Tiro no Coração”.

Outro destaque deste álbum é a presença ilustre de Gilberto Gil em uma parceria com a própria Cássia na canção “Fiz o que Pude / Chororô”. Mas, qual é a grande história envolvendo o Relicário? Bom, esse não é um relato tão simples por se tratar de algo que acompanhou Nando por uma longa parte de sua vida. Confira outras histórias das músicas conosco.

Em uma entrevista, o cantor revelou que o título da música surgiu devido a uma preferência de sua mãe. Ele contou que a sua mãe apreciava muito um bolero, “El Relicário”. A partir daí, ele sabia que esse seria o nome de sua canção. No entanto, a letra não foi escrita como uma forma de homenagem a sua mãe.

Homenagem ao filho

A composição retrata o romance vivido por duas pessoas genuinamente apaixonadas, mas que não puderam dar continuidade a sua história pela chegada de um terceiro integrante. Nesse ponto, muita gente acredita ser um (a) amante que atrapalhou o amor do casal. Entretanto, o motivo não poderia ser mais nobre.

Conforme o próprio músico, o nascimento de seu filho Ismael é o que causou essa reviravolta nessa relação amorosa que se transformou em um outro tipo de laço afetivo para toda a vida. “Um relicário imenso deste amor”, como diz a própria letra.

Nando Reis

Nando Reis nasceu José Fernando Gomes dos Reis em 12 de janeiro de 1963, na cidade de São Paulo. Ele ganhou o reconhecimento mundial como cantor, compositor, produtor musical e integrante do grupo de rock Titãs ao longo de duas décadas.

Ele fazia parte de um grupo de salsa quando a história dos Titãs começou oficialmente. No primeiro show dos Titãs, Nando atuou como baterista. Depois do anúncio do primeiro trabalho, Nando chegou a se desligar da banda por 15 dias, optando pelo retorno financeiro do Sossega Leão, todavia, mudou de ideia e retornou a banda logo depois.

Entretanto, a passagem de Nando Reis pelo Titãs se encerraria depois da produção do disco A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, em 2001. Como justificativa para o seu desligamento, ele informou incompatibilidade de pensamento e estar ainda muito impactado pela perda recente de dois grandes amigos, Marcelo Fromer e Cássia Eller.

Em uma entrevista, o músico declarou que o seu afastamento do grupo também ocorreu pela vontade em focar mais na sua carreira e revelou que até sugeriu uma pausa do Titãs no decorrer do ano. Ele ainda alegou que o seu distanciamento como compositor do grupo estava aumentando, o que era cada vez mais evidente pelo número de composições suas nos últimos trabalhos.

Parcerias memoráveis

Felizmente, Nando Reis e os demais integrantes do Titãs já restabeleceram relações e ele até participou da apresentação comemorativa de três décadas de história do grupo, em São Paulo, em 6 de outubro de 2012.

Quatro anos depois, Nando voltou a realizar parcerias com antigos companheiros de Titãs, Branco Mello, Sérgio Britto, Paulo Miklos e Arnaldo Antunes, bem como com as cantoras Pitty, Luiza Possi e Tulipa Ruiz. Logo depois, o artista anunciou que também tocaria com Peter Buck (ex-R.E.M.) e Mike McCready (Pearl Jam, Mad Season) e alguns dos seus filhos.

No mesmo ano, a imprensa noticiou que Nando Reis, Pitty, Os Paralamas do Sucesso e Paula Toller realizaram uma série de apresentações em todo o Brasil com a intenção de homenagear o rock nacional. No ano seguinte, se juntou a Gilberto Gil e Gal Costa no supergrupo Trinca de Ases. Esse trabalho virou um CD e um DVD, chamado Jardim-Pomar. O álbum conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa em 2017.

No ano passado, Nando Reis foi novamente lembrado na premiação. A primeira indicação ocorreu devido ao EP com Duda Beat, para a categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa; e a outra pela música, Espera a Primavera na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.

Após saber a história da música Relicário de Nando Reis, confira a canção novamente no player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *