História da música Planeta Água, de Guilherme Arantes

Planeta Água é uma das canções mais emblemáticas da cultura brasileira, e marcou a carreira de Guilherme Arantes, em meio a polêmicas e injustiças.

Quer saber tudo sobre os bastidores da criação dessa canção tão lendária? Então não pare de ler. Vamos te contar como ela surgiu, sua mensagem central e como ela se relaciona com as raízes culturais do Brasil, além da polêmica que envolveu o seu sucesso.

Confira abaixo:

História da música Planeta Água 

A história de Planeta Água começou ainda na infância de Guilherme Arantes, mas a canção só ganhou vida por influência de outro cantor: O artista Ney Matogrosso.

Acontece que no ano de 1981, Guilherme recebeu um pedido de seu produtor musical para criar uma música exclusiva para um novo disco de Ney, que teria o tema da Amazônia.

Fascinado pela força da água desde criança, quando se encantou pela grandeza das cataratas de Foz do Iguaçu, Guilherme logo pediu para compor uma música que falasse sobre esse elemento, e assim foi feito.

O cantor conta que a inspiração veio como um instinto, e em 30 minutos de composição no piano, a música já estava criada, e nascia destinada a se tornar uma das canções mais icônicas da história do Brasil.

Com uma letra que ressalta as belezas desse recurso natural que caracteriza o nosso planeta, Planeta Água ganhou muita repercussão entre o público, sendo até mesmo fonte de polêmica em um festival de música no mesmo ano que foi lançada.

Um hit que sobreviveu à injustiça

No mesmo ano do lançamento, Planeta Água viraria fruto de polêmicas, e o fato ocorreu no festival de música MPB Shell de 1981, exibido pela TV Globo.

Inscrito no concurso com a canção que criou, Guilherme Arantes foi um dos finalistas daquele ano, conquistando o segundo lugar no pódio de canções favoritas.

Mas o resultado estranhou a todos que participaram do concurso.

Acontece que Planeta Água havia sido a canção mais popular do festival, cantada e ovacionada pelo público em rede nacional, inclusive recebendo boas avaliações dos críticos.

Mas, apesar disso, o resultado não correspondeu às expectativas, e todos ficaram chocados quando a grande campeã daquele ano foi anunciada como a canção Purpurina, do músico Jerônimo Jardim, interpretada por Lucinha Lins.

Em decorrência da vitória mal recebida, a música vencedora foi cantada ao som de vaias e gritaria pelo público do evento, reação marcante que ainda hoje é lembrada como a grande repressão nascida da injustiça com o resultado da competição. Confira outras histórias das músicas conosco.

Apesar de injustiçada, a canção de Guilherme Arantes ainda é lembrada até hoje, e a despeito do posto de segundo lugar, sobreviveu ao tempo e se tornou um verdadeiro hino da música nacional.

Planeta água e os grandes sucessos de Guilherme Arantes 

Um acerto marcante na carreira de Guilherme, Planeta Água acabou se tornando a música que mais lembra o seu trabalho, mas é apenas uma entre os vários sucessos de sua trajetória musical.

Marcado por um estilo solar e pop, o cantor emplacaria muitos outros hits em seus mais de 40 anos de estrada, mostrando sua criatividade e facilidade para criar músicas de sucesso.

Confira outros 5 grandes sucessos de Guilherme Arantes:

Além das 5 campeãs, outras músicas do cantor merecem menção honrosa, como Deixa Chover, Amanhã, Pedacinhos ou até mesmo Meu Mundo e Nada Mais, canção que emplacou sua carreira musical e revelou seu talento como compositor para todo o Brasil.

A representação musical das raízes do Brasil

Quem escuta atentamente a letra de Planeta Água, pode perceber já de início seu tema central. A canção fala sobre o grande recurso natural do Planeta Terra, a água, fonte de vida e elemento abundante no mundo.

Por conta da beleza dos versos e de sua temática, a canção é normalmente vista como um hino sobre a preservação dos recursos naturais, exaltando a beleza dos rios, mares e fontes que alimentam o planeta.

Apesar disso, segundo Guilherme Arantes, a canção também fala sobre as raízes naturais e históricas do próprio Brasil, que tem a água como seu recurso mais precioso.

O artista conta que o fascínio por esse elemento, que se originou do seu contato com as Cataratas do Iguaçu, também remonta às origens indígenas do povo brasileiro, já que o próprio nome Iguaçu significa “água grande” em Tupi Guarani, fato que reforça a forte relação que o povo brasileiro sempre teve com esse patrimônio natural da nação.

Talvez por isso, Planeta Água tenha alcançado tanto sucesso, se tornando uma música forte e essencial para a cultura brasileira.

Analisando a letra de Planeta Água 

Trazendo imagens poéticas ao exaltar o maior tesouro da humanidade, os primeiros versos de Planeta Água mostram toda a força da canção, descrevendo as bençãos que a água traz para as pessoas, e o caminho que traça para encher rios e ribeirões, matando a sede dos necessitados.

Confira às duas primeiras estrofes:

Água que nasce na fonte

Serena do mundo

E que abre um

Profundo grotão

Água que faz inocente

Riacho e deságua

Na corrente do ribeirão…

Águas escuras dos rios

Que levam

A fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população…

Em outra estrofe, podemos ver a referência às raízes indígenas do Brasil, onde a letra traz até mesmo a imagem da Iara, a mãe d’água e figura emblemática do nosso folclore.

Água dos igarapés

Onde Iara, a mãe d’água

É misteriosa canção

Água que o sol evapora

Pro céu vai embora

Virar nuvens de algodão…

A canção continua, ressaltando a ideia de que a água é um elemento indispensável a toda a vida na terra, e alimenta o coração do planeta. Esse fato é concretizado finalmente pelo refrão, trazendo uma frase que marcou gerações:

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água…

Sobre a carreira de Guilherme Arantes 

Na ativa desde a década de 1970, Guilherme Arantes é um dos maiores cantores e compositores da história da MPB, e seu talento para a música o consagrou como figura importante no cenário nacional, compondo canções para outros artistas e até mesmo contribuindo para o surgimento do estilo New Wave no Brasil.

Na década de 1980, o cantor teve a sua carreira marcada pelo lançamento de Planeta Água, e ganhou muita fama e prestígio, chegando a arrecadar mais dinheiro em direitos autorais do que outros artistas de peso, como Caetano Veloso.

Relembre o grande sucesso da sua carreira ouvindo novamente a melodia de Planeta Água, é só clicar no Player abaixo.

Marcos Aurélio

2 comentários sobre “História da música Planeta Água, de Guilherme Arantes

  1. EU AMO ESTA MÚSICA . ADORO TRABALHAR COM MEUS ALUNOS.
    ELES APREENDEM E APRENDE TODA A EXPLICAÇÃO QUE VOCÊ DÁ SOBRE ESTE CICLO USANDO O PLANETA ÁGUA
    BJS GUILHERME ARANTES!
    SEMPRE CONCLUO O MEU OBJETIVO USANDO A MUSICALIDADE EM SALA DE AULA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *