Marisa Monte – Amor I Love You: A história de uma música atemporal
Poucas canções criam um ar de eternidade como Amor I Love You, de Marisa Monte. Há mais de 20 anos, toda vez que a canção toca em qualquer tipo de movimentação, sempre tem alguém cantarolando ao lado.
O sucesso é merecido e a razão parece bem óbvia quando vem à tona. Além de sua inspiração profunda, a parceria e genialidade dos compositores não poderiam dar errado.
Para conhecer os detalhes e curiosidades dessa canção sempre atual, é só ficar por aqui com a gente. Não pare de ler.
Quem é o compositor de Amor I Love You?
Nós já adiantamos que Amor I Love You é o resultado de uma parceria genial, e é mesmo. Um dos maiores singles da artista, também é fruto de sua inspiração e talento de composição. Ela fez a canção com Carlinhos Brown, outro grande gênio da Música Popular Brasileira que dispensa qualquer apresentação.
Mas, a canção também tem um toque super especial de um momento pessoal da vida do autor. Ao que tudo indica, a música também é uma homenagem a Clara Duarte, filha de Carlinhos Brown com Helena Buarque. Tudo isso quando ela ainda estava no ventre da mãe.
Amor I Love You: a história da música
Adicionar Amor I Love You na playlist não é só entretenimento ou romantismo. Mais do que isso, é um acréscimo de cultura.
Amor I Love You faz parte do álbum “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor”, gravado em 2000, e foi figurinha carimbada em todas as paradas de rádio logo que nasceu. Por muito tempo, a propósito, a música interpretada por Marisa Monte foi a número 1 no Brasil inteiro e fez parte da trilha sonora da novela Laços de Família.
A história da música de Marisa Monte tem raízes bem profundas, já que foi inspirada em um clássico da literatura. A música faz referência à obra “Primo Brasílio”, de Eça de Queirós, que, inclusive, é declamada na segunda metade da letra, por Arnaldo Antunes.
A junção da paixão pela filha, a genialidade musical de Carlinhos e Marisa Monte demonstram como a Música Popular Brasileira é indispensável. Além disso, é o marco de uma fase da vida do autor, e um presente, para Clara e para todo o público da MPB.
Grandes nomes que regravaram Amor I Love You
Certamente, a canção na voz de Marisa Monte é a versão mais icônica do cenário musical. Não há como desvencilhar a música da cantora.
Mas, a verdade é que Amor I Love You já ganhou outras versões em vozes também impressionantes. É o caso do cantor Daniel, por exemplo, que incluiu a música em seu álbum In Concert em Brotas, em 2015. Na época, a faixa contou com a participação de Carlinhos Brown, que deu alma à canção.
A propósito, Carlinhos também está envolvido em uma releitura da canção que está fazendo muito sucesso. Em parceria com Nanda Garcia, ex-participante do The Voice Brasil, programa onde Carlinhos é jurado, a ideia foi trazer uma versão nova, com arranjos diferenciados. O resultado, inclusive, foi incrível.
O que Amor I Love You significa?
Além de ser a tradução de “Eu Amo Você”, obviamente, o conjunto da canção tem um grande significado. Aparentemente, a canção trata de uma necessidade de exposição de um amor subjetivo. Inclusive, faz todo o sentido, já que está incluído em um álbum intitulado “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor”.
Considerando a referência ao “Primo Basílio”, Amor I Love You é a expressão da necessidade de se viver relações mais sinceras e profundas. Aliás, era uma das críticas sociais alimentadas por Eça de Queirós na sua obra.
Analisando a letra da canção
Apesar da inspiração em um clássico da literatura, o significado de Amor I Love You é bastante simples e autoexplicativa. Mas isso não significa que seja raso; ao contrário, tratar do tema amor é sempre profundo e necessário.
Vamos entender um pouco da letra:
Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
A necessidade de expor os sentimentos é algo inerente ao ser humano. Na verdade, tanto expressar, quanto ser alvo da expressão é uma espécie de alimento para a alma. A propósito, sair da subjetividade pode ser o primeiro passo para se concretizar uma relação mais profunda e sincera.
Hoje contei para as paredes
Coisas do meu coração
Passeei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo, a paixão
É um espelho sem razão
Quer amor, fique aqui
Essa parte indica uma espécie de treinamento dessa declaração. Abrir o coração primeiro para as paredes pode ser uma referência ao ato de tomar a própria consciência dos sentimentos. Admitir isso para si mesmo precisa ser o primeiro passo para assumir as intenções.
Meu peito agora dispara
Vivo em constante alegria
É o amor que está aqui
Amor I love you
Aqui se tem o resultado de um amor admitido e correspondido. O personagem reconhece a alegria, o alívio e a liberdade para sentir o que o amor proporciona. Aparentemente, o conceito que Eça de Queirós desejava, em sua obra, ao combater a futilidade e superficialidade da cultura social de sua época.
Conheça mais sobre Marisa Monte
Amor I Love you é apenas um dos grandes sucessos da carreira de Marisa Monte. Além desses, a cantora emplacou singles sucessivamente no cenário musical.
A artista é carioca e teve contato com a música desde cedo, sob influência do seu pai. Ainda muito jovem se lançou na música de maneira ousada, se preparando com aulas de música e chegando a iniciar o mesmo curso na faculdade.
Dez anos antes do estouro de Amor I Love You, Marisa Monte já se estabelecia como artista. Seu talento nato é muito claro, de forma que o seu primeiro disco já fez bastante sucesso.
Você encontra mais sobre seus artistas e músicas preferidas aqui no Versos e Prosas. Vale a pena passear pelo site, se quiser estar sempre por dentro desse universo incrível que é a arte.
Enquanto isso, nada melhor do que curtir a música Amor I Love you com uma perspectiva totalmente nova. Separamos uma boa versão para você ouvir atentamente, considerando tudo o que você, agora, sabe sobre a canção.