Aquarela: Conheça a História da música de Toquinho

A maioria dos brasileiros é apaixonada por música, sobretudo, pela Música Popular Brasileira (MPB). No entanto, milhões de pessoas nem imaginam a história envolvendo as suas canções favoritas. Por exemplo, você já parou para questionar qual seria a inspiração de Toquinho para escrever uma letra tão bela quanto Aquarela?

Uma das canções mais bonitas compostas pelo artista, Aquarela consegue fazer com que os seus admiradores retornem aos primeiros anos de vida ao longo de sua duração. Isso acontece por a letra ser recheada de nostalgia de um período muito mais simples, de brincadeiras e onde tudo era muito mais divertido e puro.

Caso você tenha curiosidade sobre a origem desse sucesso da música nacional, esse texto foi feito sob medida! Então, vamos conhecer a história da música Aquarela de Toquinho?

História da música Aquarela passa pela junção de outras canções

De fato, a obra se deve a junção de outras músicas, bem como um trabalho ítalo-brasileiro. Tudo se originou ainda na década de 1970, especificamente em maio de 1974, quando a TV Globo promoveu a estreia da novela Fogo Sobre Terra, de autoria de Janete Clair. E, coincidentemente, um dos diretores da emissora era o genial poeta Vinícius de Moraes.

Naquela época, Vinícius já tinha amizade com Toquinho, e aproveitando essa relação, conseguiu adicionar uma música feita em parceria pelos dois na trilha sonora do folhetim. Na década seguinte, o músico italiano Maurizio Fabrizio realizou uma viagem ao Brasil de modo a ter novas experiências na sua carreira e emendou uma parceria musical com o próprio Toquinho. Confira outras histórias das músicas conosco.

Ainda que os dois não tenham produzido nada juntos antes, essa cooperação gerou belíssimas composições, capazes de preencher quatro álbuns. Além disso, o italiano também apresentou algumas de suas obras para o novo colega de trabalho. E dentre essa lista, estava uma canção composta recentemente.

Toquinho percebeu uma similaridade na harmonia, com a música que fez em parceria com Vinícius de Moraes para embalar os capítulos de Fogo Sobre Terra. Por isso, Toquinho e Maurizio Fabrizio resolveram unir às duas obras em uma única canção.

A letra foi produzida em italiano por Guido Moura e ganhou o nome de Acquarello. O sucesso foi lançado em italiano por Toquinho em 1983, conquistando rapidamente os primeiros lugares entre as mais executadas nas rádios da Itália naquele período. Por tudo isso, Toquinho se tornou o primeiro artista brasileiro a conquistar um Disco de Ouro na Itália ao vender 100 mil cópias.

Aquarela e a Versão brasileira

Quando Toquinho retornou ao seu país de origem, tirando proveito do sucesso obtido em terras italianas, decidiu lançar uma versão de Aquarela em português. Ele próprio realizou a tradução segundo a letra original, sem mudar o sentido de nenhum verso.

E o sucesso se repetiu também no território nacional. Em pouquíssimo tempo, Aquarela se transformou em um fenômeno e uma das músicas favoritas dos brasileiros. Pensando nisso, uma empresa de materiais escolares resolveu investir e colocou a canção como trilha sonora em uma campanha publicitária para TV.

O casamento da música e do anúncio foi tão bem-sucedido, que a companhia optou por lançar novas versões do comercial embaladas por Aquarela nos anos seguintes. O sucesso da iniciativa comercial foi tamanha que muitos brasileiros chegaram a supor que a música havia sido feita pela própria empresa, assim como alguns grupos encomendam jingles específicos para as suas propagandas.

Quem é Maurizio Fabrizio?

Nascido em 16 de março de 1952, Maurizio Fabrizio é um compositor, músico e cantor italiano. Ele é natural da cidade de Milão, passou por um conservatório em 1969 e virou membro da orquestra La Scala como percussionista com a direção de Claudio Abbado. No ano seguinte, Fabrizio passou a cantar em dupla com o seu irmão, Popi.

A dupla gravou diversos sucessos e até participou do Festival de Música de Sanremo. Em 1972, o cantor começou uma duradoura e bem sucedida cooperação como arranjador e produtor com Angelo Branduardi, bem como com outros artistas como Ornella Vanoni, Patty Pravo e Mia Martini.

Após gravar alguns discos solo na segunda metade da década de 1970, Fabrizio focou na composição, várias vezes, em colaboração com Guido Morra. Além dele, o artista italiano conta com uma longa lista de parceiros, incluindo Eros Ramazzotti, Renato Zero, Riccardo Fogli, Miguel Bosé, Antonello Venditti, Giorgia, Donatella Rettore, Rossana Casale, Alexia, Mietta, entre outros. Ele também escreveu para diversos musicais italianos.

Aquarela e Toquinho Histórias que se misturam

Natural de São Paulo, Antonio Pecci Filho, o Toquinho, recebeu esse apelido porque era baixinho durante a sua infância e era chamado carinhosamente de ‘meu toquinho de gente’ por sua mãe, Diva Bondioli. Dessa maneira, o filho de Antonio Pecci ganhou o seu famoso e eterno apelido.

As primeiras lições de violão foram com Dona Aurora, uma professora especializada em piano. Com 14 anos, ele passou a ser ensinado por Paulinho Nogueira e estudou harmonia com Edgar Gianulo. Além disso, o jovem também aprendeu orquestração com Léo Peracchi.

A trajetória profissional despontou nos anos 60 em espetáculos realizados no famoso teatro Paramount, situado em São Paulo. A primeira canção composta por Toquinho, Lua Cheia, foi gravada por Chico Buarque. Enquanto o primeiro hit (Que Maravilha) foi escrito com Jorge Benjor, em 1970.

Ainda nesse ano, Toquinho foi chamado por Vinícius de Moraes para integrar uma turnê em Buenos Aires, na Argentina. Esse foi o pontapé inicial de uma parceria fantástica que se estendeu por uma década e rendeu 120 canções, 25 álbuns e mais de mil apresentações. Depois da morte de Vinícius, Toquinho optou por fazer a sua carreira solo, mas costumava se apresentar com artistas talentosos como Paulinho da Viola, Paulinho Nogueira, Chico Buarque e tantos outros.

No decorrer de sua história musical, ele escreveu vários sucessos para o público infantil e lançou cinco discos para crianças e adolescentes. Até hoje, Toquinho segue extremamente popular tanto no Brasil quanto na Itália. O último álbum, produzido em 2021, conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum Instrumental.

Para curtir “Aquarela”, este sucesso de Toquinho que ultrapassa gerações, clique no player abaixo.

Marcos Aurélio

Um comentário em “Aquarela: Conheça a História da música de Toquinho

  1. Na novela “Fogo sobre terra”, a música “Uma rosa em minha mão” era cantada por Marília Barbosa. Tempos depois, a mesma melodia serviu para a letra de “Aquarela”. Poucos lembram disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *