História da música Tudo O Que Você Podia Ser, de Milton Nascimento

Como faixa de abertura do, considerado por muitos, maior disco brasileiro de todos os tempos, o álbum Clube da Esquina (1972), Tudo O Que Você Podia Ser ganhou o Brasil e o mundo, se tornando uma canção icônica e até mesmo a preferida de cantores estrangeiros.

Quer saber como ela chegou a isso? Então continue lendo; vamos te contar tudo sobre a história dessa música que abre o álbum mais lendário da nossa história musical.

Confira tudo isso e muito mais, logo abaixo:

História da Música Tudo O Que Você Podia Ser

Lançada em 1972, como faixa de abertura do grande álbum Clube da Esquina, Tudo o Que Você Podia Ser nascia destinada à grandeza, produzida pela mente brilhante e criativa do grupo de músicos que entraria para a história com a produção do disco.

Composta pelos irmãos Lô e Márcio Borges, com arranjos de autoria do primeiro, a canção trazia toda a multiplicidade de ritmos e referências que apareceriam no disco inteiro, e pelo qual ficou internacionalmente conhecido.

Com um arranjo original e sofisticado, acabaria se tornando uma das músicas mais emblemáticas do disco, mostrando toda a força vocal de Milton Nascimento, e trazendo uma letra metafórica e simples, que falava nas entrelinhas sobre o período político do Brasil (que vivia sob a ditadura), e sobre as possibilidades da vida.

Com colegas mortos pela repressão do regime militar, e carregando uma força criativa que buscava se libertar, os amigos colocaram seu pensamento político na canção, com uma qualidade poética que acabaria a marcando para sempre.

 A canção de abertura de um disco lendário

Em uma entrevista ao Programa O Som do Vinil, Lô Borges comenta sobre a criação iluminada de Tudo o Que Você Podia Ser.

Segundo Lô, feita por ele em cima de uma armação progressiva de um mesmo acorde, a canção surgiu já fantástica, e, ele mesmo diria, destinada a ser interpretada por Milton, abrindo o disco com um som sofisticado. Confira outras histórias das músicas conosco.

A melodia se apresentava com um violão “reflexivo” e consistente, e uma progressão de instrumentos e sons variados, mostrando em 3 minutos todo o potencial musical daquele álbum.

E a escolha da faixa de dianteira não podia ser mais acertada.

Talvez por trazer tanta qualidade musical já de cara, a canção ganhou o gosto de público e artistas, sendo uma das mais influentes da música brasileira, e figurando na lista das 200 melhores músicas dos anos 70, da revista Pitchfork.

As regravações nacionais e internacionais da canção

Com tanto sucesso e qualidade, não demoraria muito para que Tudo o Que Você Podia ser ganhasse vida na voz de outros artistas, e a lista vai de nomes da MPB ao próprio Lô Borges, e até mesmo uma banda nova-iorquina e uma cantora norte-americana.

Confira as 5 principais versões da canção ao longo dos anos:

  • Seu Jorge – Tendo sido influenciado pela mensagem da canção, Seu Jorge gravou sua versão da música no disco América Brasil Ao Vivo, além de também cantá-la ao lado do próprio Milton;
  • Quarteto em Cy – O lendário grupo vocal feminino também gravou sua versão da canção em 1972, e a interpretação acabou ganhando o mundo, divulgando ainda mais o som tipicamente brasileiro;
  • Alexandra Jackson – Falando em ganhar o mundo, a cantora americana Alexandra Jackson, apaixonada pela música brasileira, também lançou sua própria versão da canção, chegando a apresentá-la em um show durante as olimpíadas do Rio em 2016;
  • Phenomenal Handclap Band – Uma banda nova-iorquina de Soul, Funk e Indie Rock, a Phenomenal Handclap Band fez a sua versão da canção para o disco Red Hot + Rio 2, chegando até mesmo a gravar um clipe ao vivo;
  • Lô Borges – Como não podia deixar de ser, o compositor original da canção também já a gravou e tocou em apresentações, com destaque para uma versão ao vivo, feita em 2018.

A crítica política e a mensagem sobre as possibilidades da vida

Lançada em uma época de repressão política, Tudo O que Você Podia Ser trazia metáforas sobre a situação política do Brasil, apesar de não ser esse o tema principal da canção.

Segundo o próprio Lô, era Márcio Borges quem trazia os discursos políticos, enquanto ele preferia ser Hippie, criando canções mais tranquilas, mas nem por isso o tema fica longe da canção.

Usando metáforas bem colocadas, a letra trazia um discurso que parecia ponderar os pontos positivos e negativos da vida, talvez refletindo a própria posição dos músicos naquela época: reprimidos pela ditadura, mas libertos artisticamente.

Com isso, a grande temática de Tudo O que Você Podia ser, parece ser as possibilidades da vida, os momentos tristes e felizes e o que podemos fazer diante deles, e que caminhos vamos percorrer nas nossas próprias trajetórias no mundo.

Analisando a letra de Tudo o Que Você Podia Ser

Começando com as imagens contrárias de Sol e Chuva, e a visão de um possível herói, os primeiros versos de Tudo o Que Você Podia Ser também trazem suas referências políticas veladas, e a visão do que podemos chegar a ser um dia.

Confira as primeiras estrofes:

Com sol e chuva você sonhava

Queria ser melhor depois

Você queria ser o grande herói das estradas

Tudo que você queria ser

Sei um segredo

Você tem medo

Só pensa agora em voltar

Não fala mais na bota e do anel de Zapata

Tudo que você devia ser

Sem medo

Já nos versos finais, a canção traz de volta a noção da possibilidade, e, com lampejos de otimismo, a constatação de que mesmo com sol e chuva, o pensamento pode trazer a mudança real na vida.

Ah! Sol e chuva

Na sua estrada

Mas não importa, não faz mal

Você ainda pensa e é melhor do que nada

Tudo que você consegue ser…

Ou nada

Não importa, não faz mal

Você ainda pensa e é melhor do que nada

Tudo que você consegue ser…

Ou nada

Sobre o disco Clube da Esquina

Lançado em 1972, o álbum Clube da Esquina foi um marco na música brasileira, com uma mistura de ritmos, ideias e referências musicais revolucionárias, influenciando toda uma geração de artistas dali em diante.

Eleito o maior disco da música brasileira de todos os tempos, ganharia notoriedade também no exterior, marcando a carreira de Milton nascimento e todos os envolvidos para sempre.

Relembre a canção de abertura desse monumento da música nacional. Clique no player abaixo e escute a melodia de Tudo o Que Você Podia Ser.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *