História da música Formato Mínimo do Skank
Os amantes do Skank não puderam evitar a tristeza ao saber do encerramento das atividades da banda após 30 anos de carreira, anos embalados por vários sucessos como Garota Nacional ou Vou Deixar, que certamente ficarão marcados para sempre na memória dos fãs.
Além de sucessos garantidos, a banda também emplacou canções menos conhecidas com histórias peculiares, como é o caso da queridinha dos fãs, “Formato Mínimo”, música que carrega sua própria história e uma composição original, que conta uma história de amor casual com uma letra criativa e inusitada.
Quer saber mais sobre essa canção tão peculiar? Então você está no lugar certo. Continue acompanhando esse texto que vamos te contar tudo.
História da música Formato Mínimo
Formato Mínimo fez sua estreia como nona faixa do disco Cosmotron, sexto álbum de estúdio da banda, lançado em 2003. Apesar de contar com melodia e letras bem arrojadas, a música não foi lançada como single, e acabou sendo ofuscada por outros sucessos do álbum, como “Vou deixar”, uma das músicas mais famosas da banda.
Apesar disso, a canção ganhou protagonismo com o passar do tempo, e exala influência de composições de artistas como os beatles e o clube da esquina, além de incorporar a mudança de estilo proposta no Cosmotron, algo marcante para a trajetória do Skank.
Samuel Rosa, com o arranjo em mente, dividiu a composição com o músico Rodrigo Leão, parceiro recorrente da banda que ficou a cargo de criar uma letra interessante e original, um dos principais pontos fortes da canção, e atributo que certamente garantiu sua popularidade.
Contando a história de uma “one night stand” através de uma letra poética com uma melodia sutil e delicada, a canção já mostrava todo o seu charme, o que a faria alcançar grande recepção entre o público.
Mudança de estilo no álbum Cosmotron
Segundo o próprio vocalista do grupo, Samuel Rosa, Formato Mínimo é uma música típica do Cosmotron, álbum que trazia uma ruptura com o estilo tradicional da banda, e, nas suas palavras, “ uma clara intenção do Skank em abandonar o recurso fácil das canções com muito ritmo”, fato que definitivamente se comprova nessa canção.
O disco apostou numa direção diferente, que já se anunciava desde o trabalho anterior, Maquinarama (2000), abandonando as músicas com muito ritmo e preenchidas de metais, para buscar uma vertente mais Rock, que se concretiza na influência dos Beatles e até mesmo no design da capa do CD.
Apesar de não ter feito sucesso comercial, o álbum foi bem recebido pela crítica, e trouxe canções de peso que entrariam para o hall de sucessos da banda, além da criatividade musical permitida pela mudança de tom. Confira outras histórias das músicas conosco.
A queridinha dos fãs assíduos
Apesar do lançamento tímido, a música logo ganhou a predileção dos fãs, sendo muito pedida em shows da banda, e contando com 3 versões mais conhecidas, sendo elas a versão de estúdio, a gravação ao vivo, e a versão acústica cantada pelo próprio Samuel Rosa no vídeo em que conta mais sobre a criação da canção.
Com isso, ela figurou com segurança como uma das músicas mais queridas dos fãs assíduos do Skank, disputando espaço com outras irmãs de peso, sendo elas:
- Dois rios
- Resposta
- É uma partida de Futebol
- Vamos Fugir
- Garota Nacional
- Acima do sol
Segundo o próprio Samuel Rosa, Formato Mínimo é uma música coadjuvante com grandes inclinações de protagonismo, sendo até mesmo escolhida pelos fãs para ser apresentada no quadro “Como eu fiz essa canção”, no canal do cantor do YouTube.
Originalidade na composição da letra
A predileção por uma música tão peculiar se justifica em grande parte pela complexidade e originalidade de sua letra, que através de uma escolha de palavras meticulosa, conta uma história cheia de significado, que atrai a atenção do ouvinte e o conquista junto a melodia agradável.
A letra também é responsável pela bela sonoridade da canção, já que todos os versos terminam com palavras proparoxítonas, uma escolha brilhante de Rodrigo Leão, que mostra sua incrível habilidade gramatical e poética, fazendo referência a uma técnica usada por um gigante da música, o lendário Chico Buarque , em sua música Construção.
Além de cair no gosto dos fãs, a letra também recebeu grandes elogios do vocalista, que alega que seu parceiro de composição vivia momentos inspiradíssimos ao criar uma história tão conectada com a letra.
O que a letra Significa?
A letra conta a história de dois amantes que se conhecem em uma festa, e se envolvem em uma relação de apenas uma noite, as famosas “one night stands”, e por meio da perfeita escolha de palavras, expõe o ponto de vista masculino e feminino sobre o sexo casual, levando o ouvinte a refletir sobre a finalidade do amor em seu “ formato mínimo”, como diz o próprio título.
Trechos como o verso abaixo expressam bem essa ideia:
“Começou de súbito
A festa estava mesmo ótima
Ela procurava um príncipe
Ele procurava a próxima
Ele reparou nos óculos
Ela reparou nas vírgulas
Ele ofereceu-lhe um ácido
E ela achou aquilo o máximo
Os lábios se tocaram ásperos
Em beijos de tirar o fôlego
Tímidos, transaram trôpegos
E ávidos gozaram rápido.”
Nas duas últimas estrofes, a lição da história aparece de forma ainda mais acentuada, sendo percebida em trechos como esse:
Fugiu dali tão rápido
Caminhando passos tétricos
Amor em sua mente épico
Transformado em jogo cínico
Para ele uma transa típica
O amor em seu formato mínimo
O corpo se expressando clínico
Da triste solidão a rúbrica
Com isso, o ouvinte pode acompanhar em poucos versos o desenrolar e derrocada do que poderia vir a se tornar um amor, mas sofreu pela frivolidade e descartabilidade de uma relação banal.
Breve histórico da Banda
O Skank é um grupo formado em Belo Horizonte em 1991, e uma das maiores bandas de Rock brasileiras, tendo vendido mais de 6 milhões de discos no país, e se tornado extremamente popular entre o público médio brasileiro, com canções que figuraram no imaginário popular e embalaram a trama de novelas Brasil afora.
Em 2019, após 28 anos de carreira, o grupo anunciou que encerraria as atividades realizando uma turnê de despedida que acabou sendo adiada por 2 anos por conta da pandemia, tendo seu início apenas esse ano, com shows agendados em todo o Brasil até o mês de Agosto.
Apesar disso, sua influência continua presente na vida de muitos fãs e amantes da música brasileira, cujas vidas estarão para sempre ligadas à história da banda e às suas canções.
Para conferir mais detalhes dos bastidores de “Formato Mínimo”, do Skank, confira o que o próprio Samuel Rosa disse, em seu quadro Como Eu Fiz Essa Canção, em seu canal no YouTube. Agora, para curtir a letra muito bem trabalhada da canção, acesse o player abaixo.