História da Música Flor e o Beija-Flor, Henrique e Juliano e Marília Mendonça

Uma das canções mais bonitas interpretada pelo trio de amigos, Flor e o Beija-flor conta uma história tocante de amor, cheia de poesia e metáforas sobre um relacionamento que deixou saudades.

A morte precoce de Marília Mendonça chocou todo o Brasil  em novembro do ano passado, deixando os fãs e o público geral de coração partido e lamentando a  triste ausência de um grande ícone do sertanejo universitário.

Com a sua partida, só restou aos amantes do seu trabalho a lembrança de sucessos que marcaram e mudaram a história da música sertaneja  para sempre, como é o caso da canção “Flor & o beija-Flor”, música que compôs e cantou com a dupla Henrique & Juliano ainda no início da carreira, e ajudou a criar sua presença como artista já no ano de 2015.

Se você ama um bom sertanejo e quer saber mais sobre essa música que marcou o início da carreira de uma estrela do gênero no Brasil, está no lugar certo. Vamos te contar tudo sobre essa origem, a importância da canção para a carreira de Marília, e a parceria que surgiu com os irmãos Henrique & Juliano a partir daí. Não pare de ler.

História da Música Flor & o Beija-Flor

O Surgimento e o sucesso de Flor & o Beija-Flor tiveram o toque do trio desde o começo, reforçando a amizade que já nutriam ainda no começo das carreiras. A letra foi composta por Marília Mendonça, que já realizava composições antes de despontar em carreira solo, e Juliano Tchula, futuro parceiro de longa data da cantora.

A versão final, com melodia e voz apareceu pela primeira vez no álbum “Novas Histórias”, da dupla Henrique & Juliano, com lançamento em 2015, e fez bastante sucesso comercial como música de trabalho no mesmo ano.

Além de estourar nas rádios brasileiras na época, a música também alcançou o sucesso no YouTube com uma versão Ao Vivo cantada por Marília e os dois amigos na Gravação de um DVD do álbum no mesmo ano. O Vídeo com a performance dos três teve bastante alcance, e já conta com mais de 500 milhões de visualizações desde a data de lançamento.

Ao falar sobre uma história de amor que deixou marcas através de uma metáfora com a relação entre uma flor e um beija-flor na natureza, a canção conquistou o coração dos fãs dos irmãos sertanejos, e certamente ajudou a alavancar a carreira da própria Marília, que fazia sua estreia como cantora através da parceria com os amigos. Confira outras histórias das músicas conosco.

Marília Mendonça  em Início de carreira

Antes de fazer uma de suas primeiras aparições artísticas com Flor & o Beija-flor, (Marília Mendonça já tinha experiência com composições, e havia feito músicas de sucesso para outros artistas do Sertanejo atual, como Cristiano Araújo, Wesley Safadão, e a própria dupla Henrique & Juliano.

Além do talento como compositora, Marília já carregava a voz potente que marcaria sua carreira mais a frente, e dominava o violão com desenvoltura, como mostram os seus primeiros vídeos como cantora na internet, ainda na adolescência.

Logo após emplacar a música com a dupla, a cantora lançou seu primeiro EP,  e mais uma colaboração com os irmãos, chamada “Impasse”, além de lançar seu primeiro álbum solo no ano seguinte, ganhando fama nacional como uma das principais vozes do sertanejo, com a canção “Infiel”. Era o começo de um estrondoso sucesso.

Outras parcerias da cantora  com  Henrique & Juliano

Após a colaboração em 2015, a parceria de Marília com os amigos ficaria mais forte, e se repetiria com a participação recorrente dos três em músicas uns dos outros pelos próximos anos, que durou até o ano da morte da cantora.

Confira outras 3 parcerias marcantes do trio ao longo dos anos:

 

  • “Mudou a estação” (Canção que conta a continuação da história de Flor e o Beija-Flor)
  • “Casa da Mãe Joana” (Participação dos irmãos em uma  música de Marília)
  • “Completa a frase” (Marília participa novamente em gravação com a dupla)

Apesar da colaboração recorrente dos três, a parceria em Flor & O beija-flor continua muito importante para suas carreiras, já que marca um período muito  especial das suas experiências de trabalho musicais.

Repercussão da música no Brasil

A música embalou o coração do público e direcionou a atenção dos amantes do sertanejo para uma parceria inusitada dos irmãos com uma cantora ainda desconhecida, mas ganhou muito espaço no cenário musical, se tornando a 27ª música brasileira mais tocada nas rádios nacionais em 2016.

Ainda no mesmo ano, Flor & o Beija-flor também foi tema do casal Gustavo (Carlo Porto) e Cecília  (Bia Arantes) na novela Carinha de Anjo, exibida pelo SBT, e sua presença na trama foi tão marcante que ganhou até mesmo um clipe especial, que mostrava cenas românticas do casal embaladas pela música.

Mesmo competindo com outros grandes sucessos da cantora, a canção manteve sua força no histórico de Marília, sendo lindamente cantada por Henrique & juliano em seu velório anos depois,  com a participação das amigas Maiara e Maraisa, além da voz coletiva dos próprios fãs.

Significado da letra da canção

A música conta a história de um amor que começou em um tempo difícil e floresceu como a mesma flor retratada na música, que representa a figura feminina conquistada por um beija-flor (homem), que lhe traz uma paixão marcante e lembranças felizes.

Como diz a letra:

“Essa é uma velha história

De uma flor e um beija-flor

Que conheceram o amor

Numa noite fria de outono

E as folhas caídas no chão

Da estação que não tem cor

 

E a flor conhece o beija-flor

E ele lhe apresenta o amor

E diz que o frio é uma fase ruim

Que ela era a flor mais linda do jardim

E a única que suportou

Merece conhecer o amor e todo seu calor.”

O refrão, que repete “… ai, que saudade de um beija-flor, que me beijou depois voou, pra longe demais, pra longe de nós” revela que apesar dos momentos felizes, o amor dos dois não durou para sempre, como a verdadeira relação de um beija-flor com sua flor na natureza:  breve, intensa e feliz.

O tom de lembrança melancólica, de recordações de um tempo passado, traz a semente do estilo pessoal da cantora, caracterizado pela “sofrência” e o tom romântico e realista das relações amorosas entre as pessoas.

Esse estilo, e a própria personalidade de Marília, acabariam influenciando toda a música sertaneja a partir de então.

Sobre Marília e a dupla Henrique & Juliano

Com um sucesso magistral, Marília Dias Mendonça (Cristianópolis, 22 de julho de 1995 — Piedade de Caratinga, 5 de novembro de 2021) se consagrou como uma das principais vozes do chamado “Feminejo”, sugnênero do sertanejo universitário protagonizado por mulheres, que ganhou força com letras que mostram a perspectiva feminina sobre os problemas das relações amorosas, e fez história ao lado de cantoras como Maiara & Maraisa, Simone & Simaria e Naiara Azevedo.

Henrique & Juliano nasceram no Tocantins, e ganharam fama nacional antes da amiga Marília, já em 2013, com músicas como “Mistura Louca”, “Recaídas”, “Gordinho Saliente” e “Flor & o Beija-Flor”. São uma das duplas mais bem-sucedidas do sertanejo atual, tendo a fama de serem conhecidos como“ a dupla que arrasta multidões”, devido ao grande número de fãs que sempre comparecem aos seus shows pelo Brasil inteiro.

Após conhecer a história de Flor e o Beija-Flor, de Henrique e Juliano e Marília Mendonça, acompanhe a belíssima letra da canção novamente, no player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *