Santo Amaro na poesia de Flávio Venturini

No dia 7 de agosto de 1942, nascia na cidade de Santo Amaro, no sul da Bahia, Caetano Veloso. Um dos oito filhos de Claudionor Viana Teles Veloso, conhecida Carinhosamente por Dona Canô.
Essa simpática senhorinha que viveu até seus 105 anos, foi muito conhecida na cidade de Santo Amaro por suas festas, tanto no Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro pela igreja católica, quanto no dia 16 de setembro, quando comemorava seu aniversário.

Santo Amaro e Dona Canô

Dona Canô era conhecida por sua personalidade forte e receptividade. Inclusive, até hoje a casa onde ela morou é visitada por moradores das redondezas e turistas de passagem pela cidade.
A mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia gostava muito de celebrar o Dia de Reis, já era tradição na cidade e na família, momento que atraía pessoas de todo canto, além de vários artistas.

Outro momento muito festejado na família dos Veloso era o aniversário de Dona Canô, que era comemorado no dia 16 de setembro em grande estilo. Além de uma festa grande com a presença de todos os filhos em Santo Amaro, Dona Canô fazia questão de usar um vestido branco.

A cidade de Santo Amaro

Igreja de Santo Amaro
Foto: @venezacomz

Santo Amaro está no Recôncavo Baiano, Região geográfica localizada entorno da Baía de todos os Santos. Segundo dados do IBGE de 2019, a cidade possui aproximadamente 60.000 habitantes e ocupa uma área de 492 m quadrados. Além disso, está a cerca de 80 quilômetros da capital baiana, Salvador.

Santo Amaro é uma cidade com muitos atrativos, tem praia para quem gosta de mar, cachoeira e trilhas para quem gosta de caminhar, além de igrejas históricas para quem gosta de rezar. E o mais importante, o municipio também tem um teatro em homenagem a dona Canô, localizado no Centro, em um local aconchegante. Já levou vários espetáculos importantes para cidade.

Festa de Reis em santo Amaro

A família de Caetano Veloso comemora, tradicionalmente, na cidade, o dia de Reis, há mais de 60 anos. A festa leva centenas de pessoas para a cidade e começa no clube Lira dos artistas, seguindo pela cidade fazendo a primeira parada na casa da matriarca e terminando na igreja de santo Amaro.

Foi em uma dessas festas que Flávio Venturini, convidado por Caetano Veloso, esteve presente e encontrou a inspiração para compor a letra de Céu de santo Amaro.

Entre e confira diversas matérias sobre a Diversidade Brasileira

Cantata alemã foi parar em Santo Amaro

A melodia de Céu de Santo Amaro vem, na verdade, da cantata alemã. A música Arioso, da sinfonia Cantata número 156, do músico alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) serviu como inspiração para que Flávio Venturini colocasse a letra e a canção se tornasse uma das mais belas da nossa MPB!

A música de JS Bach, que percorreu mais de 200 anos na história, encaixou-se perfeitamente na letra composta por Flávio Venturini.

O Céu de santo Amaro nos olhos de Flávio Venturini

Em uma entrevista ao Versos e Prosas, Flávio Venturini conta como surgiu a ideia da música. “Eu estava numa festa de Reis, na casa do Caetano, lá em Santo Amaro, no dia seis de janeiro de dois mil. Eu estava ouvindo uma gravação de um violonista espanhol, tocando essa música. Aí eu pensei, ‘pô, essa música parece uma música popular'”.

A inspiração já estava com Flávio Venturini quando ele olhou para o céu e viu as estrelas da imensidão e ainda disse. “E aí, teve uma festa linda, uma festa de reis, na casa de dona Canô”. E ainda conta. “e na volta a Salvador eu fui no carro mesmo, eu já fui tendo ideias e fui escrevendo a letra”.

Céu de Santo Amaro e o encanto de Caetano

Céu de Santo Amaro
Foto: Pinterest

A força desse amor todo pela música invadiu o coração de Caetano Veloso. Então, Flávio Venturini completa. “E aí,, aquela semana, eu fui na casa do Caetano e falei com ele que tinha feito uma letra , na casa dele”.

Então, veio a certeza de Caetano: ele queria cantar com Flávio Venturini. E foi assim, eles cantaram em um show, na Concha acústica de Salvador, e depois a música foi tema de novela. No caso, a novela Cabocla, exibida pela Rede Globo, em 2004.

Para curtir mais esse sucesso de Flávio Venturini é só clicar aqui.

Marcos Aurélio

6 comentários sobre “Santo Amaro na poesia de Flávio Venturini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *