Plutão Já Foi Planeta: integrantes da banda de indie pop ouvem de tudo
Os integrantes da Plutão Já Foi Planeta, banda de indie pop formada em 2013, em Natal (RN), conversaram, com o Versos e Prosas, sobre o nosso especial: o que o artista ouve, em seus momentos de folga?
O gosto musical de Cyz Mendes, Gustavo Arruda e Sapulha Campos é bastante variado e, na playlist de cada um dos membros, há de pop, rock progressivo, sertanejo, jazz, enfim, cabe de tudo nas listas do trio.
Plutão Já Foi Planeta é uma banda de indie pop, formada em Natal, capital do Rio Grande do Norte, em 2013. Atualmente, a formação da banda conta com Gustavo Arruda (Voz, Guitarra, Contrabaixo Elétrico); Sapulha Campos (Voz, Guitarra, Ukulele, Escaleta) e Cyz Mendes (Voz).
Depois dos álbuns Daqui Pra Lá (2013) e A Última Palavra Feche a Porta (2017) e do EP Risco de Sol (2020), a banda prepara seu terceiro álbum.
Uma amostra dos próximos passos da Plutão já pode ser conferida nos singles “Acostuma” , “Depois das Dez”, “Vontade de Te Ver” e “Meu Destino Preferido”, todos lançados em 2021. Este último single conta com a participação mais do que especial de Clara Valverde.
Os integrantes da Plutão, Cyz Mendes, Gustavo Arruda e Sapulha Campos, conversaram, com o Versos e Prosas, sobre o outro lado do gosto musical do artista. Cada um, à sua maneira, tem uma preferência musical bastante eclética.
Ao serem questionado sobre o que cada um gosta de ouvir, em momentos de folga, a resposta foi bastante ampla. Cyz Mendes, por exemplo, destacou: “Se for um dia nublado bem provável que eu fique no jazz e no indie fofo, de Ella a Phoebe Bridgers, mas tenho um coração nostálgico, minha playlist de rock anos 2000 tá sempre ON”.
Gustavo Arruda, por sua vez, emendou: “Essa é uma pergunta difícil de responder. Escuto de tudo um pouco, Racionais, Kings of Leon, Red hot, Tom Zé, Roberto Carlos, Tim maia, Moptop. Escuto bastante os artistas que eu produzi, Vagnão, Wills Tevs, Pedro Souza, e muitos outros”.
Já Sapulha Campos afirmou: “Ouço muita coisa. Vai desde rock progressivo a música brasileira. Gosto também de ouvir as coisas novas que vem saindo. Acredito que estamos sempre produzindo coisas boas. Então, entre novidades e coisas mais antigas, O Terno, Teago Oliveira, Caetano Veloso, Mutantes, Getúlio Abelha, Ana Frango Elétrico etc.”.
Já ao falarem o que ouvem, em uma festa animada com os amigos, a variedade de estilos ficou ainda maior. A vocalista da Plutão deu o pontapé inicial: “Meus amigos são todas as tribos juntas e misturadas. Pode ir de Pabllo Vittar a Motley Crue em questão de segundos”, disse Cyz Mendes.
Concordando com a colega de banda, Gustavo Arruda afirmou: “Meus amigos curtem muita coisa também, quando nos encontramos, a playlist vai de Exaltasamba a Arctic Monkeys, de Charlie Brown a Marília Mendonça, é maravilhoso”!
Sapulha Campos prefere se recordar dos bons tempos. “Aí sempre é bom curtir uma nostalgia. Vale uns Axés e pagode 80 pra animar. Mas vale também umas nostalgias de adolescente, um Legião Urbana, The Smiths, The Cure, Beatles”, enumerou. Confira outras reportagens especiais conosco.
Ao comentarem o que ouvem com a família, em um churrasco de domingo, o trio da Plutão Já Foi Planeta diversificou bastante os ritmos. “Sertanejo e suas variações, sem dúvidas. Vai de música paraguaia a César Menotti e Fabiano”, cravou Cyz Mendes.
Já Gustavo Arruda curte mais as antigas. “Roberto Carlos, ou algo dos anos 70/80, com certeza”.
Sapulha Campos diz que, em família, a diversidade de músicas é muito grande e exemplifica isso muito bem. “Com a família já rola uma variedade maior. Então dá pra aguardar de Pablo Vittar a Pink Floyd que é qualidade e diversão garantidas”.
Ao comentarem o que gostam de tocar no violão, aí a resposta do trio ficou mais diversificada. Primeiro, Cyz Mendes afirmou: “Eu tenho o “meu clássico” que é “Falling in love again” do eagle eye cherry e algumas da Avril e da Shakira na manga”.
Depois, foi a vez de Gustavo Arruda: “Juro, não tenho preferência, só me dá a cifra e o violão, que a gente desenrola! Kkkkkkk”.
Por fim, Sapulha Campos cravou: “Sabe o que é legal numa roda de violão? Clássicos brasileiros. Brega, MPB ou rock dos anos 80”.
E o que o trio da Plutão Já Foi Planeta escuta no carro, para se distrair, enquanto encara o trânsito pesado de uma grande cidade? Cyz Mendes responde: “Punk Rock 90 e 2000. Eu e meu marido estamos sempre ouvindo Offspring e GREEN day no carro”.
Gustavo Arruda completa: “Tudo, é exatamente a resposta da primeira pergunta, escuto de tudo, tenho umas playlists loucas, tenho uma que tem o que estou escutando com mais frequência, daí é tudo misturado, mas tenho uma que é só de love songs, 70/80/90, daí tenho uma só de Kings of Leon, RHCP, Roberto Carlos, Tom Zé, e assim vai”!
Sapulha Campos dá a dica: “Pink Floyd pra o trânsito passar despercebido (mas com segurança)”.
E enquanto tomam banho, o que será que cada um dos membros da Plutão gostam de cantar, para dar aquela relaxada? Cyz Mendes afirma: “Spice Girls e Kelly Clarkson”.
“Adoro cantarolar as músicas do Plutão”, diz Gustavo Arruda.
Já Sapulha Campos fecha a lista, com chave de ouro: “Jessé e Vander Lee”.
O trio da Plutão Já Foi Planeta, é claro, também montou sua playlist para o Versos e Prosas, com as canções que mais ouve. Confira e comente conosco: gostou da lista de Cyz Mendes, Gustavo Arruda e Sapulha Campos?