O autismo e a homenagem de Ivo Pessoa para seu filho
O autismo foi o tema escolhido para o cantor paranaense Ivo Pessoa tratar em seu single “Entre Aspas”, lançado no fim do ano passado. Seu filho, João Ivo, que foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) aos 13 anos de idade, foi a inspiração do cantor, para retratar, perante à sociedade, as dificuldades e os preconceitos enfrentados por quem tem autismo.
“Fumaça densa me cerca, poder falar me carrega a flutuar por mil rios”. Este trecho do single foi inspirado em um desabafo sobre a dificuldade de quem tem um filho com o autismo, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em interagir com outras pessoas.
A música é do próprio Ivo Pessoa e conta em letra e acordes o dia a dia, desafios, conquistas e vivências do filho.
Para falar sobre o autismo, os desafios e conquistas de seu filho, o cantor paranaense Ivo Pessoa concedeu entrevista ao Versos e Prosas, para esclarecer um pouco mais a sociedade sobre este transtorno.
O autismo: o que é?
O autismo, que tem o nome técnico oficial de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno.
O autismo é tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam. Há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum. Algumas pessoas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.
O autismo no Brasil
Pesquisas indicam que mais de 2 milhões de brasileiros têm autismo. Os primeiros sinais do transtorno geralmente surgem na infância e acompanham por toda a vida. Hoje há mais clareza sobre o assunto, mas não é incomum nos depararmos com muitos adultos recebendo o diagnóstico apenas nesta fase da vida. E isso implica em uma série de desafios que poderiam ter sido enfrentados se houvesse a identificação ainda na infância.
Ivo Pessoa e a carreira
Ivo Marcelo Menezes Pessoa (Londrina, 16 de janeiro de 1969) é um cantor brasileiro. Ex-participante do programa Fama da Rede Globo, em 2004, em sua terceira edição.
Ivo não venceu o programa, mas ficou famoso porque a música “Uma vez mais” (“Voa minha ave, Voa sem parar”), de 2005, foi trilha dos protagonistas da novela Alma Gêmea (2005), e fez grande sucesso, tocando em várias rádios pelo país.
A música Além do olhar foi tema de abertura do remake de “O Profeta”, também da Rede Globo, exibida em 2006. Outras novelas também tiveram em sua trilha músicas interpretadas por Ivo Pessoa, como “Outra Vez” (2006), na trilha de “Cobras & Lagartos” (2006), “Teletema” (2007), na trilha de Sete Pecados (2007), e “Deusa da Minha Rua” (2007), na novela “Desejo Proibido” (2007).
O autismo na vida de Ivo Pessoa
Assim como ocorre com muitos, o cantor Ivo Pessoa descobriu o autismo de seu filho, João Ivo, apenas quando este tinha 13 anos de idade. Ele e sua família decidiram buscar ajuda, após notar que o menino tinha dificuldades de se relacionar socialmente.
“Descobrimos tardiamente. Quando recebemos o diagnóstico, João já tinha 13 anos. O que nos chamou mais atenção foi a ausência de vida social do nosso filho. Ele não tinha amigos, convites para festinhas, nem nada parecido. Seu único contato com crianças era na casa dos avós com os primos. Até hoje é assim.
Um pouco menos, por causa da rede social que permite que ele converse sem fazer tanto esforço”, explica o cantor paranaense.
O autismo e o preconceito das pessoas
Ao ser questionado sobre o forte preconceito que ainda há sobre o autismo, Ivo Pessoa deu sua opinião sincera sobre o assunto.
“A discussão sobre o preconceito que ainda paira sobre o Autismo, creio que ainda está longe de terminar. Vivemos um tempo estranho, onde as pessoas, ao invés de procurar a leveza e o entendimento, preferem cultuar o cancelamento e isolar o que não alcança o próprio entendimento”, desabafa o pai de João Ivo.
O autismo e a arte
Ao comentar sobre “Entre Aspas” e a abordagem do autismo, Ivo Pessoa falou da importância da música, tanto para a conscientização, quanto para o autista que a escuta.
“A música, por ser a mais interativa das artes, tem papel fundamental na redução de danos e perdas para quem vive no espectro autista.
A música beneficia e ativa pontos que, sem ela, seriam difíceis de alcançar, como por exemplo, despertar a memória afetiva, aguçar a curiosidade e a criatividade, sem contar o fato de romper barreiras! Quando alguém está tocando um instrumento e, ou, cantando, quem está ouvindo, cria empatia sem questionar se o artista tem ou não, autismo. Quando a pessoa é portadora de autismo severo, a música funciona como um calmante e reorganiza as ideias”.
O autismo e a música para o filho de Ivo Pessoa
Ao ser perguntado sobre o autismo e a importância da música para João Ivo, o filho de Ivo Pessoa, o cantor comenta, com muita empolgação.
“Ele é apaixonado por música. Encontrou um caminho e uma forma de expressar-se através da música. Ele tem uma determinação muito grande, tem conseguido tocar canções tirando de ouvido.
Isso o deixa muito feliz e realizado. Dá a ele a sensação de poder mudar as coisas pelo seu esforço e pela sua vontade. Não sou um profissional da área de saúde, estou muito longe disso, porém, arrisco dizer que meu filho usa seu hiper foco para aprender e aperfeiçoar sua arte. Ou seja, ele cria uma autoridade muito válida e marcante”, vibra o artista.
Ivo Pessoa busca apoio para novo projeto
O cantor paranaense não está parado, mesmo nestes tempos de pandemia. Ele afirma ter um projeto guardado para ser lançado, mas está à espera de apoiadores para que a ideia saia do papel.
“Há um projeto novo para o lançamento de 12 videoclipes com músicas inéditas, mas, para isso é preciso encontrar os patrocinadores”, comenta o artista.
Veja mais projetos de Diversidades Aqui.
O autismo e o surgimento de “Entre Aspas”
Ivo Pessoa contou ao Versos e Prosas como surgiu a ideia de se compor “Entre Aspas”, para falar sobre as dificuldades e as conquistas, não só de seu filho, João Ivo, como também de quem tem o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
“Foi a primeira coisa que me veio à cabeça ao receber a notícia (do autismo do filho). A melodia veio em segundos de modo incrível! Era como se eu ouvisse a voz do meu filho cantarolando em meu ouvido! Depois, quando tive acesso ao laudo, vi que parte da letra já estava ali pronta. Ao unir tudo (letra e melodia) vi que o resultado me agradava. Foi assim”, detalha Ivo.
E então, quer saber como ficou a música-desabafo “Entre Aspas”, composta para o filho de Ivo Pessoa, mas que vale para que muitos e muitos que possuam o autismo tenham o respeito da sociedade? Então, clique aqui e curta este belo trabalho de inclusão!
Exelente
Obrigada 🥰
Tema muito interessante e pouco abordado. Parabéns!
Verdade! Obrigada por tudo! 🥰
Parabéns!
Obrigada 🥰