Música de Beto Guedes: conheça algumas das mais famosas

A música de Beto Guedes, cantor e compositor, tem uma grande importância no movimento mineiro denominado Clube da Esquina. Dentre os membros do grupo, Beto pode até não ter sido o que lançou mais álbuns, mas isso, de maneira alguma, não diminui o tamanho do sucesso do cantor de Montes Claros, no Norte de Minas, que fez carreira em Belo Horizonte.

A música de Beto Guedes, lançada lá na década de 1970, nunca foi esquecida, tão pouco desatualizada.

Famoso pela beleza dos arranjos, Beto também é dono de algumas das interpretações mais bonitas da nossa Música Popular Brasileira (MPB).

Você vem, com o Versos e Prosas, curtir uma lista da música de Beto Guedes, que não apenas Minas Gerais, mas também o Brasil jamais esqueceu? Vamos nessa?

Quem é Beto Guedes?

A música de Beto Guedes
Foto: Divulgação

Antes de falarmos da música de Beto Guedes, vamos fazer um breve resumo da carreira do artista e de sua ligação com Belo Horizonte. Apesar de seu caso de amor com a capital mineira, Alberto de Castro Guedes, o Beto Guedes, nasceu em Montes Claros, no norte de Minas Gerais.

Nascido em 13 de agosto de 1951, o cantor completa 70 anos em 2021.

Na capital mineira, ainda criança, Beto conheceu Salomão Borges Filho, que anos mais tarde viria a se tornar o cantor e compositor Lô Borges.

E foi justamente por causa da amizade com Lô que Beto Guedes foi parar no Clube da Esquina, um grupo de amigos que se reunia para cantar e tocar violão em uma esquina do bairro Santa Tereza, entre as ruas Divinópolis e Paraisópolis, em Belo Horizonte, e que se tornaria o principal reduto da MPB em Minas.

A carreira de Beto Guedes na música começou com o Clube da Esquina e só depois dos dois álbuns do grupo é que ele deu início à carreira solo. Apesar de ter parado de gravar canções inéditas há muitos anos, Beto segue fazendo shows (e muito sucesso!) pelo Brasil inteiro.

O que diz a música de Beto Guedes

Beto Guedes gravou sobre as coisas simples da vida, sobre a beleza do dia a dia.

A música de Beto Guedes fala sobre detalhes que quase nunca reparamos, mas são cheios de encanto, como vamos acompanhar, juntos, na sequência!

O Sal da Terra

A música de Beto Guedes, O Sal da Terra, composta por Beto Guedes e Ronaldo Bastos, é uma homenagem à Terra e um apelo à sociedade.

A canção é da década de 1980, mas continua bastante atual. Prova disso é que a música virou tema do filme A Menina Ìndigo, de 2017.

Sol de Primavera

Sol de Primavera, outra belíssima música da parceria entre Beto Guedes e o letrista Ronaldo Bastos, foi uma das primeiras do artista a tocar em uma novela.

A canção foi tema de abertura da novela Marina, exibida em 1980, pela Rede Globo de televisão.

Música de Beto Guedes: Paisagem Na Janela

Paisagem Na Janela é a típica música bem mineirinha, não é verdade?

A composição é de Lô Borges e de Fernando Brant, para o álbum do Clube da Esquina, mas a interpretação de Beto Guedes também ficou bastante famosa e é maravilhosa!

Amor de Índio

Mais uma música de Beto Guedes, em parceria com Ronaldo Bastos, que ficou (e ainda está) na boca do povo, é Amor de Índio.

A canção fala sobre um amor puro, sincero e simples, o amor que está em tudo. Não é à toa que a música virou trilha sonora de vários casamentos por aí.

“Tudo que move é sagrado
E remove as montanhas
Com todo o cuidado
Meu amor”, diz trecho da belíssima letra.

A música de Beto Guedes: Espelhos d’Água

A música de Beto Guedes não se prende apenas às montanhas de Minas. Espelhos d’Água, um clássico da nossa MPB, aparece em um dos últimos discos lançados pelo cantor e foi composta pelos fluminenses Dalto e Cláudio Rabello.

Quando Te Vi

Na música de Beto Guedes, o que não falta é poesia e romantismo. Quando Te vi desconstrói a ideia do amor à primeira vista ao dizer que o amor, na verdade, já está aqui.

Quando Te Vi é uma versão de Till There Was You, de Meredith Willson, que teve sua versão em português escrita por Ronaldo Bastos e lançada por Beto Guedes em 1984.

O que ocorre é que, ao encontrar a pessoa certa, o amor se revela. Isso é lindo, né?

A música de Beto Guedes: Lumiar

Lumiar é mais uma música de Beto Guedes, em parceria com Ronaldo Bastos, que fala do amor às coisas simples da nossa vida.

“Acordar em lumiar
Levantar e fazer café
Só pra sair caçar e pescar
E passar o dia”.

Há um distrito em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, que se chama Lumiar e é famoso pelas cachoeiras e pelo contato com a natureza.

A gente não sabe, precisamente, se a música de Beto Guedes estava falando desse lugar, mas deve ser uma delícia acordar lá (e não só lá) e ouvir essa maravilha, não é verdade?

Canção do Novo Mundo

A música de Beto Guedes, Canção do Novo Mundo, foi lançada em 1981 e é, sem dúvida, uma homenagem a John Lennon, que foi assassinado em dezembro de 1980. Esta é mais uma das muitas parcerias entre Beto Guedes e Ronaldo Bastos.

Assim como todos os membros do Clube da Esquina, Beto Guedes também foi bastante influenciado pela música dos Beatles.

“Um simples canalha mata um rei
Em menos de um segundo
Oh! Minha estrela amiga
Porque você não fez a bala parar”, questiona Guedes, em trecho da letra.

A música de Beto Guedes: O Medo de Amar É o Medo de Ser Livre

Esta música de Beto Guedes, O Medo de Amar É o Medo de Ser Livre, nos leva a uma bela reflexão sobre o amor e a vida, não é mesmo? Nem precisa de uma análise mais profunda para compreendê-la!

O Medo de Amar É o Medo de Ser Livre foi lançada em 1978 e composta por Beto Guedes em parceria com Fernando Brant.

Gabriel

Gabriel, mais uma maravilhosa música de Beto Guedes, em parceria com o letrista Ronaldo Bastos, é uma homenagem a seu filho, Gabriel Guedes, que também é cantor.

A música de Beto Guedes: Contos da Lua Vaga

Contos da Lua Vaga, mais uma singela e maravilhosa música de Beto Guedes, esta em parceria com Márcio Borges, fala da esperança em dias melhores, como no seguinte trecho.
“Que será de nós
Se estivermos cansados
Da verdade
Do amor
Esperança viva
Que a mão alcança
Vem com teu passo firme
E rosto de criança”.

A música de Beto Guedes: Cantar

Cantar é uma música de Beto Guedes que fala sobre a beleza e o poder da música. E, convenhamos, disso o Beto Guedes entende como poucos, concorda?

Cantar é uma composição do pai de Beto, Godofredo Guedes (1908-1983) e foi lançada por Beto em 1978.

“Cantar quase sempre nos faz recordar

Sem querer

Um beijo, um sorriso, ou uma outra ventura qualquer”, diz parte da letra.

Maria Solidária

Mais uma música de Beto Guedes que foi tema de abertura de novela da TV Globo.

Maria Solidária (Milton Nascimento e Fernando Brant) foi tema de uma novela super famosa que foi gravada em Tiradentes, cidade localizada na região do Campo das Vertentes de Minas Gerais.
Quem não se lembra da abertura de Coração de Estudante? A música de Beto Guedes tem tudo a ver com o enredo e com o cenário da trama, exibida em 2002.

A música de Beto Guedes: A Página do Relâmpago Elétrico

A Página do Relâmpago Elétrico foi a primeira música de Beto Guedes a fazer sucesso. Composta em parceria com Ronaldo Bastos, A canção deu título ao primeiro álbum solo do cantor, lançado em 1977.

E aí? Gostou de relembrar grandes momentos da música de Beto Guedes? Então, que tal curtir a playlist exclusiva do Versos e Prosas com estes grandes sucessos deste mineirinho que o Brasil inteiro conhece? Vamos nessa?

Marcos Aurélio

20 comentários sobre “Música de Beto Guedes: conheça algumas das mais famosas

  1. Sou aficionada pelo Beto há anos… Ele encabeça a trilha sonora da minha vida desde junho de 1984, ouví-lo é sempre um misto de sentimentos. Vida longa a esse Ser de luz!

  2. Beto Guedes, mais do que a trilha sonora da minha vida, significa pra mim uma catarse de identificação, de molde de caráter e forma de ver o mundo.
    Gratidão pela arte e poesia e voz e música e instrumentos e emoção.

  3. As suas músicas fazem parte da trilha sonora da minha vida. Comecei a ouvir Beto Guedes em 1977 e não parei mais de ouvir. Sem dúvidas ele é o meu cantor preferido. Tive o prazer de ir a alguns shows,como o do Morro da Urca, na década de 80. Vida longa a esse cantor e ser humano mais que especial.

  4. Beto Guedes, suas canções serão eternas canções!
    Sol de Primavera, me marcou pois sou nascido em setembro. Porém várias: Veveco Panelas e Canelas, Feira Moderna, Roupa Nova (Milton Nascimento e Fernando Brant).
    Beto Guedes,
    Força saúde e paz, para continuar nos agraciando com suas composições!

  5. A música do Beto se mistura com a história da minha vida, minha filha Cibele nasceu e cresceu ao som das músicas dele, hoje com 39 ainda se emociona, quando lembra de muito pequena já ir aos shows do Beto aqui em Ribeirão, marcou nossas vidas❤️❤️

  6. Beto Guedes é um dos maiores cantores desse país .Feliz,quem teve o privilégio de ouvir e ,principalmente,viver anos 80/90 com muita música boa.E com Beto Guedes ficou melhor ainda.Viva Beto Guedes.

  7. Amo Beto Guedes. Cantor e compositor maravilhoso, suas músicas são trilha sonora da minha vida.
    Tive a oportunidade de assistir seu show em São Vicente de Minas (MG) e foi emocionante! Inesquecível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *