Cantor Vinny curte as antigas e já compôs hit da carreira no chuveiro

O cantor e compositor Vinny, autor de grandes hits como Heloísa, Mexe a Cadeira, e Shake Boom, é o nosso convidado de hoje, para o especial do Versos e Prosas, que aborda o outro lado musical do artista. O que será que Vinny gosta de ouvir, em seus momentos de folga? E quando está com a família ou os amigos, em um ambiente bastante descontraído?

Vinny nos contou um detalhe bem interessante: ele gosta de compor, enquanto toma banho. Inclusive, uma canção, de grande sucesso de sua carreira, surgiu enquanto ele tomava aquele banho relaxante e cantarolava parte da letra.

Vinícius Bonotto Conrado, o cantor Vinny, nasceu em Leme, no interior de São Paulo, no dia 3 de novembro de 1966. Vinny é cantor e compositor.

Entre 1992 e 1995, Vinny foi vocalista da banda de hard rock Hay Kay, com a qual gravou um disco (em 1992, pela BMG/Ariola. Apesar da pouca vendagem do álbum, a música “Segredos” fez parte da trilha sonora da telenovela Vamp, da TV Globo.

Ainda em 1992, o artista teve outra canção incluída na trilha sonora da novela De Corpo e Alma, “Teu Olhar”.

Em 1995 assinou contrato como artista solo (com o nome Vinny), com a gravadora Indie Records, que lançou seu disco de estreia Vinny.

Em 1997, o segundo disco, Todomundo, o projetou nacionalmente graças à música Heloísa, Mexe a Cadeira, um grande sucesso que trazia como novidades a voz grave e soturna de Vinny aliada a uma batida dançante.

Em seguida, o terceiro disco pela Indie, Na Gandaia, de 1998, estourou com Shake Boom, música no mesmo estilo de Heloísa, Mexe a Cadeira, e que confirmava a escolha do cantor e compositor pela música dançante, o que fez seu nome ser facilmente associado às pistas de dança.

Em 2020, Vinny se uniu à banda LS Jack, que também fez grande sucesso no início dos anos 2000. Juntos, eles lançaram o EP LS Jack e Vinny, que já atingiu mais de um milhão e meia de seguidores.

E é o cantor e compositor Vinny que encerra esta temporada, do especial do Versos e Prosas, sobre o outro lado do gosto musical do artista.

Ao ser questionado sobre o que gosta de ouvir, Vinny disse preferir as mais antigas: “Eu gosto de ouvir, em geral, músicas mais antigas, dos anos 70, rock dos anos 70, são a minha predileção”.

Quando comentou sobre o que costuma ouvir em uma festa animada com os amigos, Vinny fez questão de ressaltar que, em geral, não escolhe o som, mas quando o faz, escolhe o estilo que Bob Marley consagrou: “Geralmente, em uma festa com os amigos, eu não sou o DJ. Eu gosto de ouvir aso coisas que eu tenho, que eu consumo. Eu adoro Bob Marley, por exemplo. Quando eu tenho a oportunidade, eu sempre coloco, porque eu acho que dá um clima gostoso. Eu gosto do reggae do Bob Marley, Jimmy Cliff, Peter Tosh, enfim, eu gosto de reggae!”, afirma.

Já em um churrasco de domingo com a família, o cantor e compositor falou de se respeitar o gosto de outros parentes e de ser mais flexível, ao se ouvir música: “Em um churrasco com a família, bom, aí a gente precisa ser um pouquinho mais eclético, porque a família, cada um tem um gosto diferente. Minhas irmãs adoram forró, por exemplo. Eu, ultimamente, tenho ouvido, com certa simpatia, esta onda do forró eletrônico, acho isso divertido, acho que é legal. Eu gosto de ver minhas irmãs dançando, elas adoram esse som, não é de minha predileção, mas geralmente, nos churrascos de família, tem isso sim”, destaca Vinny. Confira outras matérias especiais como esta conosco.

Ao ser perguntado sobre o que gosta de tocar ao violão, quando está com os amigos, Vinny voltou a destacar as canções mais antigas. Ele ressaltou um dos primeiros subgêneros do rock, frisando, inclusive, uma banda que possui, que executa o estilo: “Para tocar no violão, com os amigos, eu gosto sempre das músicas que me fazem lembrar uma determinada época, os anos 50. Sempre gostei muito de rockabilly. Eu tenho uma banda, a Vinny Rockabilly Trio, então, estas músicas, eu tenho todas na ponta da língua. Então, quando eu pego um violão, geralmente sai ali um Elvis Presley, Little Richard, essas coisas estão sempre em meu inconsciente, então quando eu me junto, para tocar um violão para a rapaziada, sempre toco rockabilly”, diz.

Quando falou sobre o que ouve no caro, enquanto dirige, Vinny destacou uma rádio, de Lisboa, onde está no momento, e que destaca canções especialmente da década de 1980 que, segundo ele, foram muito importantes em sua formação como músico. “Ultimamente, eu tenho estado sempre auqi em Portugal, falo com vocês de Lisboa. Ouço uma rádio, chamada M80, é uma rádio que toca músicas que fizeram sucesso basicamente nos anos 80, 90. Eu gosto. É uma época em que eu era um rapaz, eu estava começando a minha carreira, começando a tocar, montando minhas primeiras bandas, então os anos 80 me influenciaram muito”, ressaltou.

Ao comentar sobre o que costuma cantar no chuveiro, enquanto toma aquele banho relaxante, Vinny revelou que não canta, mas sim compõe nestes momentos: “Olha, no chuveiro, geralmente, o que eu gosto de fazer, é compor, algumas músicas já saíram ali. É claro que, eventualmente, pode rolar alguma coisa, mas, de uma forma geral, quando eu vou tomar banho, eu começo a cantarolar alguma melodia ou algo parecido, que acaba se transformando em uma música minha mesmo, em alguma composição. Esse processo é interessante, né?”.

Claro que é! Por isso mesmo, o Versos e Prosas quis saber do cantor e compositor de uma música, que surgiu assim, enquanto ele cantarolava no banho: “Então, tem uma música minha, muito conhecida dos anos 90, chamada Te Encontrar de Novo, que é uma balada. Eu já estava há tempos com vontade de compor uma balada, porque as pessoas me conheciam naquele momento, por causa das músicas para pistas de dança. E, antes de compor a música inteira, toda vez que eu ia tomar banho, eu me lembrava daquela introdução: ‘Yeah, Yeah, tchubirawn down down, Yeah, Yeah, tchubirawn down down’, que não tem letra, né, é só um vocalize assim, isso aí me acompanhou por alguns dias, até que um dia desses, depois de tomar banho, eu corri para o vilão e a primeira coisa que eu comecei, foi a partir dessa coisa que eu cantarolava no chuveiro sempre. E virou uma parte importante da música, né: ‘Yeah, Yeah, tchubirawn down down, Yeah, Yeah, tchubirawn down down’. Era um cantarolar mesmo, e deu nisso”, contou Vinny. Confira a canção referida mais abaixo.

É claro que Vinny montou sua playlist para o Versos e Prosas, com as canções que mais escuta. Confira lá e comente aqui conosco: o que achou da seleção feita pelo cantor e compositor? Agora, para curtir a letra de “Te Encontrar de Novo”m composta por Vinny, enquanto tomava banho, acesse o player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *