O Descobridor dos sete mares: Tim Maia – História da música
Tim Maia e Descobridor dos Sete Mares é uma das maiores expressões da MPB. É tão atual, que é difícil acreditar que sua primeira versão foi gravada em 1983.
O legado de Tim, sua voz rouca e músicas sensacionais estão muito presentes no cenário musical até hoje. E, ao que tudo indica, ainda vai continuar por muito tempo.
Mas, você sabe como surgiu esse grande sucesso? Nós separamos aqui as principais informações sobre o assunto para você conhecer a fundo o contexto e a história da canção.
Quem é o compositor de Descobridor dos sete mares?
Ao contrário do que se pensa geralmente, Tim Maia não é o autor de Descobridor de Sete Mares. Na verdade, a música foi escrita em dupla, por Michel e Gilson Mendonça. Contudo, talvez por ter sido escrita especialmente para Tim é que tem tanto a cara do cantor.
Enquanto Michel tratou de colocar no papel a melodia que projetou na sua cabeça, Gilson se preocupou em preparar uma letra que tivesse a ver com o cantor. Aliás, ao que tudo indica, ela pode ser uma continuação da música Leme do Pontal, que também é de Tim Maia.
História da música Descobridor dos sete mares
A música para Tim Maia, Descobridor dos sete mares, nasceu de um momento difícil da dupla de autores. Depois de ver a agência em que trabalhavam falir, eles se aventuraram a escrever músicas para outros artistas. Bom, temos aqui uma prova de que essa foi a melhor ideia que poderiam ter tido.
Como é comum em mentes criativas, a melodia veio para Michel em um momento de trabalho. Depois de cantarolar bastante, o artista conseguiu trabalhar na ideia a partir desse insight.
Gilson trabalhou intencionalmente na letra. Fez pesquisas sobre as praias do país e escolheu exemplares que, além de bonitas, tinham sonoridade no nome. Afinal, uma boa métrica é indispensável para que uma canção seja um sucesso.
Após casarem letra e melodia, a dupla só precisava fazer com que Tim maia, o destinatário da canção, tivesse acesso ao material. Esse é um daqueles momentos onde a sorte e a competência se encontram. Seus amigos de infância faziam parte da banda de Tim, e foram o canal para que o cantor conhecesse a música.
E parece que Tim Maia gostou bastante dela. A música ficou tão boa que, ao invés de ser só uma faixa do disco, se tornou também o tema dele.
Famosos que regravaram Descobridor dos sete mares
Música boa é música regravada! Além de Tim Maia, Descobridor dos Sete Mares também contribuiu com o trabalho de alguns outros famosos.
Lulu Santos
Uma década depois, a canção fez parte de um Álbum de Lulu Santos. Essa regravação trouxe o hit de volta às paradas, sendo a música do verão de 1995. Alguns anos antes, Tim também gravou uma das principais músicas de Lulu. Então, agora foi a vez de Lulu incluir um clássico de Tim em seu álbum.
Débora Blando
A canção também fez parte do repertório de Débora Blando, também em 1995. A propósito, na voz da cantora a música também fez muito sucesso, chegando a vender 1 milhão de cópias.
Diogo Nogueira e outros
Diogo Nogueira também fez questão de incluir Descobridor dos Sete Mares em seu álbum de 2016.
E Outros artistas também fizeram regravações da música. Entre eles, Sandra de Sá, Araketu, Alexandre Pires e Maurício Manieri também interpretaram versões da música, que fizeram muito sucesso em suas vozes.
Por quê Descobridor dos Sete Mares?
O termo “Descobridor dos Sete Mares” é bem histórico e significativo. Antes de ser uma famosa representante da MPB, a expressão também denomina a época da Idade Média e faz alusão a uma história antiga, da literatura grega, sobre um marinheiro e suas viagens pelos mares.
Mas, na MPB, o termo descreve o desejo de descobrir o mundo de um viajante. E, claro, tudo começa pelas praias do Brasil e a descrição da beleza delas.
Confira outras histórias da música conosco.
Entenda a letra de Descobridor dos Sete Mares
Os significados por trás de O Descobridor dos Sete Mares são controversos. Enquanto alguns atribuem significados filosóficos para a letra da canção, outros juram se tratar da descrição de uma relação de amor.
Uma luz azul me guia
Com a firmeza e os lampejos do farol
E os recifes lá de cima
Me avisam dos perigos de chegar
Angra dos Reis e Ipanema
Iracema, Itamaracá
Porto Seguro, São Vicente
Braços abertos sempre a esperar
Pois bem, cheguei
Quero ficar bem à vontade
Na verdade eu sou assim
Descobridor dos sete mares
Navegar eu quero
Depois dos desafios
Uma lua me ilumina
Com a clareza e o brilho do cristal
Transando as cores dessa vida
Vou colorindo a alegria de chegar
Boa Viagem, Ubatuba
Grumari, Leme e Guarujá
Praia Vermelha, Ilhabela
Braços abertos sempre a esperar
Pois bem, cheguei
Quero ficar bem à vontade
Na verdade eu sou assim
Descobridor dos sete mares
Navegar eu quero sim
Fato é que, navegar os sete mares faz alusão a uma exploração do mar. Nos tempos antigos, fazer esse trajeto significava ir até o outro lado do mundo e voltar.
A referência aos lampejos do farol, indica uma espécie de guia para quem viaja. Mas, aqui são apenas vislumbres para quem deseja chegar a algum lugar. Esses próprios lampejos dão a visão do perigo que o viajante pode enfrentar.
Mas, após o perigo, a chegada é comemorada e isso seria os lampejos de luz que agora se transformam em iluminação plena. Finalmente, o viajante está seguro nos braços de quem ama.
Sobre a carreira de Tim Maia
Tim Maia é, originalmente, Sebastião Rodrigues Maia. Nascido no Rio de Janeiro – onde cresceu também-, o cantor passou por várias áreas da área artística. Esse artista completo foi contemporâneo de grandes nomes como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos.
Com uma história cheia de altos e baixos, Tim Maia se tornou inesquecível. Introduziu vertentes com o soul e o funk na cultura brasileira, mas infelizmente se foi cedo, em 1998, depois passar por problemas graves de saúde, obesidade e envolvimento com drogas ilícitas.
Apesar disso, a sua música é imortal. Sua carreira presenteou o mundo da música com singles como “Gostava tanto de você” e “Não Quero dinheiro”, claro, além de muitas outras.
O Descobridor dos Sete Mares é um desses exemplos. A canção está disponível em vários streamings e plataformas. E você também pode ouvi-la aqui mesmo. É só dar o play abaixo.