Dilsinho: tudo sobre a trajetória e sucessos do cantor
Conquistando seu espaço na música como um dos artistas mais inovadores e amados do pagode atual, o cantor Dilsinho abriu caminho no gênero tipicamente carioca, trazendo novos ritmos e melodias e incrementando a cena do pagode com uma forma nova de pensar a música.
Confira a história e os principais pontos da carreira de um dos maiores nomes da música carioca atual.
Infância e começo na música
Dilsinho, ou Dilson Scher Neto, para os íntimos, nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de junho de 1992, filho de Dilson Scher Filho e Tereza Cristina.
Desde criança, Dilsinho teve contato recorrente com a música e com a arte, tendo um tio poeta na família, e bastante incentivo do pai. Esse ambiente rico fez com que crescesse com um sentido apurado para a vida de artista, caminho que seguiria já no começo da vida.
Quando tinha 13 anos, Dilsinho começou a tocar em bares como músico amador, ao lado do primo Daniel, dedicando parte do seu tempo para criar suas próprias composições, enquanto continuava se apresentando em festas e casas de Shows.
Pouco tempo mais tarde, aos 16 anos, se juntou com os amigos Gabriel e Marcinho, e formou o grupo Para de Kaô, em 2009, dando início a carreira como músico profissional.
O começo da carreira no Para de Kaô
Foi com o Para de Kaô que Dilsinho realmente começou na cena do pagode, se estabelecendo profissionalmente e conquistando os primeiros marcos da carreira com o grupo.
Foi nessa época que acabou emplacando seu primeiro sucesso de composição, a música “Maluca Pirada” que compôs sozinho e acabou sendo gravada por Alexandre Pires, fazendo muito sucesso de público.
Vendo o potencial que tinha como artista e a experiência de que precisava, Dilsinho começou a entender mais o cenário da época, começando a ter contato com grandes nomes do pagode, como Mumuzinho, o que fez com que encontrasse um mentor e um apoio para o tipo de música que queria fazer. Confira outros perfis de artistas conosco.
Foi aí que, com o fim do Para de Kaô, resolveu se lançar em carreira solo, virando uma chave importante para a carreira e dando um passo de amadurecimento como músico profissional.
Projeto solo e o sucesso como artista revelação no pagode
Depois do fim do Para de Kaô, Dilsinho passou a focar em construir uma carreira solo no pagode, trabalhando com empenho durante dois anos para lançar o primeiro disco do projeto solo, que levou seu nome.
O CD foi lançado em 2014, e inaugurava de vez uma nova fase da carreira, trazendo canções como o single de trabalho “Já Que Você Não Me Quer Mais”, e a música “Se Prepara”, primeiras a lançá-lo no cenário como artista solo.
Nos anos seguintes, Dilsinho buscou um espaço no meio do pagode com muito esforço, lançando mais discos e emplacando músicas de sucesso, como “Refém”, canção lançada em 2016.
A partir daí, buscou se distanciar do modo tradicional de fazer música e tentou fazer um som original e totalmente seu, que misturava o pagode clássico com outros estilos, sempre com melodias tocantes e a proximidade com outros gêneros de sucesso no Brasil.
A originalidade do seu trabalho fez com que se destacasse com o público, se tornando um artista revelação do pagode e o símbolo de uma nova geração, que nasceu para trazer um frescor ao gênero e deixar o que já era bem aceito ainda mais popular.
Com isso, vieram novos trabalhos de sucesso, como a gravação do primeiro DVD, Terra do Nunca, em 2018, o lançamento de novos Hits, como o single “Péssimo Negócio”, e a parceria com grandes nomes da música nacional, firmando laços ainda maiores entre o pagode e outros tantos gêneros musicais tipicamente brasileiros.
Principais sucessos da carreira de Dilsinho
Ao longo da carreira solo no pagode, Dilsinho embalou o público com canções românticas e cativantes, sempre misturando o pagode tradicional com ritmos mais pop e outros gêneros musicais.
Somado a isso, o cantor também emplacou músicas com grandes parceiros da cena nacional, rendendo uma lista de sucessos mais do que suficiente para cravar seu nome no mercado musical brasileiro.
Entre os maiores sucessos que tem na bagagem, estão hits como:
- Péssimo Negócio;
- Baby Me Atende;
- Onze e Pouquinho;
- Refém;
- Deixa Pra Amanhã;
- Mensagem Apagada;
- Pódio;
- Não Vai Embora;
- Pouco A Pouco;
- 12 horas;
- Estado Frágil.
Prêmios e marcos na carreira
Como um artista que não tem medo de arriscar e testar novas possibilidades para a música que faz, Dilsinho foi rejeitado por muitos, mas aceito pelo grande público, criando uma carreira de sucesso que sempre lhe rendeu grandes marcos pessoais e profissionais.
Entre os mais importantes destes estão a marca de artista masculino mais ouvido no Brasil no Spotify, conquistada em 2020; além dos milhões de visualizações em plataformas como o YouTube, e os sucessos que sempre atingem o topo das paradas nas plataformas digitais.
Além do sucesso comercial, o cantor também teve sucesso como artista, sendo indicado a prêmios como o MTV Millenial Awards, Prêmio Melhores do Ano e o Prêmio Multishow, que venceu em 2019, na categoria “Melhor Cantor”.
Todas as conquistas vieram para afirmar ainda mais sua presença como figura importante para a música brasileira atual, e acima de tudo, como uma grande influência dentro do pagode.
Contribuição de Dilsinho para a nova geração do pagode
Representando um jeito novo de fazer música, Dilsinho trouxe para o cenário musical do pagode uma revolução de estilo, misturando gêneros musicais diversos com o pagode tradicional e se abrindo para um jeito moderno de se fazer música no Brasil, fato que fez com que se firmasse não só como um dos grandes nomes do pagode nacional, mas como um dos músicos mais influentes do Brasil.
Com tudo isso, Dilsinho trouxe um novo ar para um gênero que, segundo suas próprias palavras, “sempre teve preconceito com o que é novo”, se tornando um artista histórico na trajetória do pagode no Brasil, e contribuindo imensamente para os novos rumos da música carioca, além de abrir portas para novos nomes e colocar o pagode no radar de um público muito maior.
Confira os grandes hits do artista carioca, no canal de Dilsinho no YouTube.