Suave é a Noite dá pontapé inicial em novo álbum de Zé Renato
Suave é a Noite, o mais novo single gravado pelo cantor e compositor capixaba Zé Renato, já está disponível em todos os aplicativos de áudio, desde terça-feira (17).
Suave é a Noite é uma versão para o português de “Tender is the night”, feita por Nazareno de Brito. A faixa ficou famosa por aqui na voz de Moacyr Franco, na década de 1960, e agora ganha a releitura do artista capixaba.
A canção dá o pontapé em um novo álbum de Zé Renato e serviu, inclusive, como inspiração para o nome do futuro disco, que tem previsão para março deste ano.
Confira os detalhes de Suave é a Noite, de Zé Renato, bem como do mais novo projeto que vem aí, na sequência, com o Versos e prosas.
Suave é a Noite: uma amostra do novo projeto de Zé Renato
Já está disponível, em todos os tocadores de áudio digitais, desde terça-feira (17), o single Suave é a Noite, do cantor e compositor capixaba Zé Renato, editado pela gravadora Biscoito Fino. A faixa antecipa a chegada de um novo álbum do artista, previsto para ser disponibilizado, por completo, em março de 2023.
Vindo de um álbum autoral (Bebedouro/2018) e projetos dedicados a Paulinho da Viola (O Amor é um segredo/2019) e Orlando Silva (Em Orlando Mavioso/2021), Zé Renato imprime agora a sua assinatura musical a um repertório de outros compositores, que vai de parcerias de Caetano Veloso e Torquato Neto a clássicos em espanhol e inglês. Confira outros lançamentos conosco.
Suave é a Noite é uma versão para o português de “Tender is the night”, feita por Nazareno de Brito. “Me lembro muito da gravação do Moacyr Franco, que fez grande sucesso por aqui nos anos 1960. Ela também fez parte de um filme baseado em um livro de Scott Fitzgerald: todas essas ligações eu fui descobrindo aos poucos”, pontua Zé Renato, que convidou Jaques Morelenbaum para assinar o arranjo da nova versão.
Canção inspira nome de novo álbum de Zé Renato
O título do novo álbum de Zé Renato, Quando a Noite Vem, foi extraído justamente de trecho de Suave é a Noite, como explica o artista capixaba.
“Aproveitamos um trecho da letra – ’Tudo tem suave encanto, quando a noite vem ‘–, para dar título ao disco, já que ele sintetiza todos os significados que a noite tem pra mim: paz, tranquilidade, criação”, conclui Zé Renato.
Quando a Noite Vem chega 4 décadas depois do primeiro disco solo de Zé Renato, de 1982. Além de álbuns autorais, entre eles o infantil “Água pras crianças”, o artista capixaba lançou tributos a grandes nomes da música brasileira, bem como dezenas de projetos como integrante do Boca Livre e ao lado de Wagner Tiso, Guinga, Macalé, Moacyr Luz, Elton Medeiros e Renato Braz, entre outros artistas. Como compositor, suas canções já foram gravadas por Zizi Possi, Leila Pinheiro, Milton Nascimento, Joyce Moreno e Nana Caymmi.
Com mais de 45 anos de trajetória, Zé Renato volta a imprimir sua assinatura artística como intérprete no repertório selecionado para o álbum “Quando a Noite Vem”, previsto para março deste ano.
Suave é a Noite: ficha técnica
“Suave é a noite” (Sammy Fain/ Paul Francis Webster/ – Versão: Nazareno de Brito)
Arranjo: Jaques Morelenbaum
Zé Renato: voz e violão
Cristóvão Bastos: piano
Jorge Helder: baixo acústico
Carlos Malta: flauta
Marcelo Costa: bateria
Jaques Morelenbaum: violoncelo
Foto: Miro
Confira a releitura de Zé Renato para “Suave é a Noite” em seu tocador de áudio favorito.