História da música All Star, de Nando Reis

Uma das canções mais especiais de Nando Reis, All Star celebra uma amizade eterna, a vida de Cássia Eller e os momentos felizes da vida, se tornando o retrato de um momento e de dois grandes artistas.

Nesse conteúdo, vamos te contar tudo sobre a origem dessa canção, surgida da amizade de Nando e Cássia, e dos momentos que passaram juntos.

Confira:

História da Música All Star

Composta e interpretada por Nando Reis, All Star nasceu como resultado de uma amizade rara e especial, e, de título curioso, chamou atenção desde o lançamento em 2000, no disco Para Quando o Arco-íris encontrar o Pote de Ouro, segundo álbum solo do ex-Titã.

Com uma letra singela e verdadeira, a música foi inspirada pela amizade única entre Nando e Cássia Eller, e pelo gosto peculiar que ambos tinham pelos tênis All Star, símbolo marcante dessa canção.

Com um tom de homenagem e admiração sincera, All Star se tornou uma canção emblemática, celebrando a relação de dois grandes nomes da música brasileira, que compartilhavam, além do gosto pelos tênis da converse, muita coisa em comum.

Composta em 1998, ano em que a amizade dos dois ganhou força, a canção foi lançada 1 ano antes da morte de Cássia, que se deu em dezembro de 2001, e consta como faixa em seu álbum póstumo, Dez de Dezembro, lançado no dia em que completaria 40 anos.

Todos esses fatos e lembranças, tornam All Star uma verdadeira joia rara na história da música brasileira, e também na vida dos dois amigos.

Um All Star e uma amizade eterna com Cássia Eller

Surgida da espontaneidade de uma amizade sincera que floresceu, All Star é uma carta de homenagem de Nando Reis à figura de Cássia Eller, e do tanto que se gostavam.

Tendo se conhecido muitos anos antes da canção ser criada, os dois acabaram ficando amigos por volta de 1998, nas gravações de um disco dos Titãs, e a partir daí não desgrudariam mais.

As idas e vindas do cantor ao bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, onde Cássia morava, são devidamente registradas na canção, assim como a predileção dos dois pelo famoso All Star, que tanto marcou essa música.

Fascinado pelo modelo de cano curto e cor azul-claro que viu Cássia usando, Nando lembrou do seu próprio All Star de cano alto preto que tanto gostava, surgindo daí a conexão para os primeiros versos da canção, e talvez um dos reflexos do tanto que tinham em comum.

Com tanta personalidade, a canção acabou se tornando uma das mais famosas de Nando, e ganhou regravações importantes ao longo dos anos.

3 Regravações de All Star

Já no ano seguinte ao seu lançamento, All Star ganharia uma regravação muito especial, tornando-a ainda mais importante para a carreira dos dois artistas, e sua relevância continuaria ao longo dos anos, quando foi interpretada mais duas vezes.

Confira as 3 principais gravações de All Star:

  • Nando Reis – 15 anos depois do lançamento, All Star ganharia uma nova versão gravada pelo próprio Nando, no álbum “Voz e Violão – No Recreio – Vol. 1”, ganhando até comentário do cantor em um disco bônus com as músicas comentadas;
  • Cássia Eller – Logo após conhecer a canção, Cássia passou a cantá-la em alguns shows de voz e violão, e uma dessas versões acabaria sendo usada no seu disco póstumo, marcando de vez a grandeza dessa música, numa versão muito especial;
  • Anavitória – O Duo Anavitória, também gravou sua própria versão de All Star em um álbum especial, o Disco “N”, que fizeram em homenagem ao cantor paulistano, cantando vários dos seus sucessos.

A repercussão da canção e o retrato de um momento especial

Além do evidente sucesso que ganhou ao longo dos anos, grande parte da repercussão de All Star acabaria vindo com a morte precoce de Cássia, em 2001.

Como ela e Nando sempre foram próximos, logo após sua morte os fãs desolados passaram a buscar consolo e informações sobre a cantora por meio dele, segundo conta o próprio em uma entrevista sobre a criação da canção.

O cantor relembra com emoção o primeiro momento em que cantou All Star em um show, logo após a perda da amiga, momento que gerou comoção geral na plateia, que estava completamente cheia, e o deixou quase sem forças para cantar.

Apesar do estigma negativo, All Star celebra com muita força a ligação especial de uma amizade, e uma admiração mútua que durou até o último instante, colocando em versos o retrato de uma artista única, e momentos reais que nunca serão esquecidos.

Analisando a letra de All Star

Ao analisar a letra de All Star, podemos perceber os traços marcantes dos momentos que os dois amigos tiveram juntos, e já nos primeiros versos vemos a profunda admiração de Nando por Cássia Eller.

Confira as duas primeiras estrofes:

Estranho seria se eu não me apaixonasse por você

O sal viria doce para os novos lábios

Colombo procurou as Índias

Mas a Terra avisto em você

O som que eu ouço

São as gírias do seu vocabulário

Já nos próximos versos, vemos a menção aos tênis All Star, que tanto coroaram a amizade dos dois, e também vemos as visitas que o cantor fazia ao bairro de laranjeiras, na casa de Cássia.

Estranho é gostar tanto do seu All Star azul

Estranho é pensar que o bairro das Laranjeiras

Satisfeito, sorri, quando chego ali

E entro no elevador

Aperto o 12, que é o seu andar

Não vejo a hora de te encontrar

Continuar aquela conversa

Que não terminamos ontem

Ficou pra hoje

Em seguida, a letra é coroada com a descoberta da amizade profunda que os dois já tinham, dos seus tênis que combinam, e de que mesmo indo à casa de Cássia, não sabia seu endereço de verdade.

Estranho, mas já me sinto

Como um velho amigo seu

Seu All Star azul combina

Com o meu, preto, de cano alto

Se o homem já pisou na Lua

Como eu ainda não tenho seu endereço?

O tom que eu canto as minhas músicas

Na sua voz, parece exato

Sobre a carreira de Nando Reis

Nascido em São Paulo em 1963, Nando Reis começou a carreira como membro da banda de salsa Sossega Leão, mas foi a entrar nos Titãs que a sua carreira deslanchou.

Tendo participado da banda ativamente por 20 anos, Nando foi baterista e compositor, e criou canções para vários artistas da música brasileira, além de também atuar como produtor.

Ao sair dos Titãs, em 2001, o cantor passou a investir na carreira solo, objetivo que alcançou com sucesso, se tornando um dos maiores cantores do Pop Rock nacional, com 10 álbuns lançados e 2 Grammy Latino na bagagem.

Relembre uma de suas canções mais especiais e comoventes. Clique no Player abaixo e escute a melodia de All Star.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *