Single Maior que o Mar, de Henrique Portugal, fala de amor e timidez
O single Maior que o Mar, do cantor e compositor mineiro Henrique Portugal, projetado na década de 1990 como tecladista do Skank, já está disponível em todos os aplicativos de áudio, desde sexta-feira (3).
A faixa vai integrar um futuro EP de Portugal e é uma parceria dele com o compositor e poeta Mauro Santa Cecília, autor de hits do Barão Vermelho e Frejat.
A canção falaa, em suma, sobre a timidez e a habilidade pessoal para se tentar conquistar alguém.
Confira, com o Versos e Prosas, os detalhes do single Maior que o Mar, de Henrique Portugal.
A trajetória de Henrique Portugal
Henrique Portugal nasceu em Belo Horizonte, no dia 19 de março de 1965. Filho de músicos, aprendeu a tocar piano clássico aos cinco anos de idade, por influência do pai, também pianista. Aos 17 anos, montou sua primeira banda e, em 1987, formou-se em Economia na PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).
Já em 1991, Portugal ganhou projeção nacional como tecladista do grupo SKANK, que se tornou uma das mais representativas bandas brasileiras, com uma discografia marcada pela venda de mais de seis milhões de discos, entre 11 álbuns e quatro DVDs lançados.
Além de sua atuação no Skank, já gravou e produziu com diversos artistas, entre eles Gilberto Gil, Herbert Vianna, Frejat, Daniela Mercury, Erasmo Carlos, Lenine, Zeca Baleiro e Sepultura.
Em paralelo ao trabalho com o SKANK, Henrique Portugal se envolveu com música independente por meio de um programa que foi transmitido pela Rádio UOL, Rádio Oi e Rádio Globo.
Toda esta inquietação musical o levou, em 2019, a realizar e protagonizar o “Guest Music”, no Hotel Fasano, realizando apresentações solo, com convidados de renome, tais como Leoni, Léo Jaime, Wilson Simoninha e Toni Garrido. A partir deste projeto, surgiu a ideia de lançar suas próprias canções, em parceria com amigos cujas relações foram construídas durante sua trajetória musical.
No ano passado, Henrique Portugal lançou sua carreira solo com a canção “Razão Para Te Amar”, em parceria com o já consagrado artista Leoni, e emendou, na sequência, “Impossível”, com Gustavo Drummond e uma releitura original e criativa de “Paixão”, sucesso de Kleiton e Kledir.
Single Maior que o Mar e a parceria com Mauro Santa Cecília
O single Maior que o Mar, do cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro Henrique Portugal, já está disponível em todos os tocadores de áudio digitais, desse sexta-feira (3).
A faixa, que dá sequência à carreira solo do tecladista do Skank, é uma parceria entre Henrique Portugal e o compositor e poeta Mauro Santa Cecília, autor de hits junto à banda Barão Vermelho e de Roberto Frejat. Confira outros lançamentos conosco.
A parceria entre Portugal e Santa Cecília não é inédita, mas a primeira em que o tecladista atua também como vocalista.
Maior que o Mar surgiu de uma conversa sobre a timidez e a falta de habilidade pessoal para chamar a atenção de uma pessoa que você quer conhecer ou deseja. Com tantas mudanças recentes em nossa sociedade, mostrar suas fraquezas para descrever as sutilezas é um novo caminho para conquistar alguém. Este é o caminho desta nova canção de Henrique Portugal.
Nos próximos lançamentos, que integrarão um futuro EP de Portugal, estão previstas parcerias com nomes como Leoni e Zélia Duncan, além de outros artistas, parceiros de Portugal em sua longa trajetória na música brasileira.
Maior que o Mar, composta por Henrique Portugal e Mauro Santa Cecília, teve a produção de Ruben di Souza & Henrique Portugal e foi gravada no Estudio HUB 337. A engenharia de gravação e mixagem ficou por conta de Ruben di Souza, Piano/Synths/Moogs/Lead Vocal/Backing vocal: Henrique Portugal, baixo com Dudinha, guitarras com Jesiel Oliveira, Drum Machine/beats/programação/teclados: Ruben di Souza, masterização com Brendan Duffey Audio e mixagem de Ruben di Souza.
Para conferir o single “Maior que o Mar”, de Henrique Portugal, clique em sua plataforma de áudio.