Espírito do Som, single inédito de Cássia Eller, chega aos players
Espírito do Som, single inédito de Cássia Eller, já está disponível em todas as plataformas digitais de áudio, desde sexta-feira (10).
Espírito do Som foi liberado justamente no dia em que Cássia Eller completaria 59 anos, em uma versão exclusiva.
Espírito do Som junta a voz e o violão originais de Cássia aos arranjos e gravações de uma banda atual, arregimentada pelos produtores musicais Rodrigo Garcia, Pedro Fonseca e Chico Chico, filho da artista. O áudio da cantora foi restaurado pelo engenheiro de som Bruno Giorgi a partir de uma fita-cassete que chegou às mãos de Chico e foi guardada no acervo da família por mais de uma década.
Acompanhe todos os detalhes de Espírito do Som, single inédito de Cássia Eller, a seguir, com o Versos e Prosas.
O single inédito de Cássia Eller
Espírito do Som, uma performance inédita de Cássia Eller registrada ao vivo em Brasília, em 1985, cinco anos antes de sua estreia fonográfica nacional, ganhou , na sexta-feira (10), dia em que a artista completaria 59 anos, uma versão exclusiva, que une a voz e o violão originais de Cássia aos arranjos e gravações de uma banda atual, arregimentada pelos produtores musicais Rodrigo Garcia, Pedro Fonseca e Chico Chico, filho da artista.
O áudio da cantora foi restaurado pelo engenheiro de som Bruno Giorgi a partir de uma fita-cassete que chegou às mãos de Chico e foi guardada no acervo da família por mais de uma década. O lançamento do single é acompanhado por um videoclipe dirigido por Rafael Saar. Confira outros lançamentos conosco.
Espírito do Som era parte do show “Dose Dupla”, dirigido por Marcelo Saback, que Cássia apresentou – na época aos 22 anos – com a amiga e cantora lírica Janette Dornellas, sob a direção musical de Márcio Faraco. “Escutando a gravação, me veio a sensação de que aquele grande momento vocal poderia receber o peso de uma banda, o que enfatizaria a potência da interpretação da Cássia. Conversei com Chico e ele topou”, conta o amigo Rodrigo Garcia que, além de um dos produtores do single, foi violonista de Cássia Eller de 1997 a 2001.
Espírito do Som e os bastidores de sua recriação
Os dois começaram, então, a orquestrar este desafio e convidaram o pianista Pedro Fonseca, que toca com Chico, para completar o time de produtores musicais. Rodrigo logo convocou o baterista Cezinha – “ele é um gênio e gravou com ela por muitos anos” -, depois o próprio Rodrigo gravou um violão “para somar ao andamento do original” e Chico convidou os excelentes músicos de sua geração Kadu Mota (guitarra) e Marfa Kurakina (baixo); a banda se completou com o piano e o órgão de Pedro.
“Fomos ajustando tudo à medida que íamos gravando; cada músico foi conduzindo seu som e chegando um pra perto do outro, à serviço da presença de Cássia”, conta Rodrigo. Durante o processo, a música – meio rock, meio blues – foi ficando mais setentista e bem ao gosto da cantora.
Espírito do Som, composição de Péricles Cavalcanti e Chico Evangelista, tem um sabor de raridade renovada: Uma voz antiga da Cássia – que já mostrava sua incomparável potência – e uma mensagem simples que ganha personalidade com sua interpretação. “Como Zélia (Duncan) me disse recentemente: ‘Cássia tinha uma voz invencível’. O single une esse vocal a uma letra que combina com ela: a liberdade de se falar em liberdade de alguma forma”, sugere Rodrigo Garcia.
No novo single de Cássia Eller, Espírito do Som, os músicos viajam no tempo e transportam para nossos ouvidos hoje uma interpretação mais que vívida da artista. O espírito de Cássia Eller certamente está nesse som, “num lugar sagrado”, “brincando na espuma”, como sugere a letra, enquanto imaginamos com saudade seu sorriso largo…na beira do mar.
O single Espírito do Som é uma produção Porangareté licenciada para a Universal Music.
Para ouvir “Espírito do Som”, o single inédito de Cássia Eller, clique em sua plataforma de áudio predileta. Agora, para assistir ao vídeo da canção, acesse o player abaixo.