Bossinha Legal leva a bossa nova para o universo infantil
Bossinha Legal, novo álbum de Roberto Menescal, já está disponível em todas as plataformas de áudio digitais, desde sexta-feira (1). Disco conta com dez faixas, das quais quatro são inéditas, sendo três delas em parceria com sua nora, Georgeana Bonow.
Bossinha Legal traz todo o universo do estilo brasileiro mais admirado no mundo, a bossa nova, idealizada por Menescal, juntamente com outros grandes nomes do gênero, tais como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto.
Confira tudo sobre Bossinha Legal, o novo álbum em que Roberto Menescal leva toda a magia da bossa nova para o universo infantil, neste mês das crianças, a seguir, com o Versos e Prosas.
A trajetória de Roberto Menescal
Roberto Batalha Menescal nasceu no dia 25 de outubro de 1937. Menescal é músico. Foi um dos fundadores do movimento conhecido como bossa nova.
Participava das reuniões no apartamento da cantora Nara Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio, onde o movimento começou. Menescal é um dos mais importantes compositores da bossa nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como O Barquinho, Você, Nós e o mar, Ah se eu pudesse, Rio, entre outras. Ronaldo Bôscoli é um dos parceiros mais constantes. As canções de Menescal quase sempre apresentam o mar como temática.
Como músico, o violonista acompanhou em apresentações e gravações, Nara Leão, Wanda Sá, Sylvia Telles, Lúcio Alves, Maysa, Aracy de Almeida, Dorival Caymmi, Elis Regina, entre outros, sendo dele o arranjo para a canção “Bala com Bala” de João Bosco e Aldir Blanc, interpretado por Elis em 1972. A cantora Zizi Possi deve a Menescal a oportunidade de gravar o primeiro disco da carreira, em 1978 intitulado Flor do Mal.
Bossinha Legal e a bossa nova para as crianças
Bossinha Legal, o mais novo álbum de Roberto Menescal, já está disponível, em todas as plataformas de streaming, desde sexta-feira (1). O disco conta com dez faixas, das quais quatro são inéditas, sendo três delas em parceria com sua nora, Georgeana Bonow.
Pela primeira vez o músico e compositor carioca Roberto Menescal escreve canções para crianças no estilo que ajudou a criar, a bossa nova, o gênero musical brasileiro mais conhecido e respeitado no mundo. Confira outros lançamentos com o Versos e Prosas.
Prestes a completar 84 anos, Menescal nunca imaginou que nessa altura da vida fosse se lançar no mercado musical infantil. A fonte da sua inspiração tem nome; a musa Maria Júlia, sua netinha Majú, de quatro anos. “É um projeto de família para família, criado pela minha nora Georgeana Bonow, parceira na maioria das inéditas, meu filho Márcio Menescal e minha netinha Majú, que também canta que é uma delícia! Fizemos esse álbum para as crianças e seus pais. Todo o processo criativo das inéditas e dos arranjos para as canções que escolhemos chegam com uma levada da bossa nova moderninha. Por isto acredito que os pais irão curtir e quem sabe os avós. Entrei com tudo, com toda energia e meu amor”, comentou Menescal.
Menescal e a parceria com a nora
Georgeana Bonow, além de compositora das inéditas e intérprete do álbum Bossinha Legal, também é atriz, professora de teatro musical e canto popular e dona de um método próprio de musicalização infantil e de uma conceituada escola de música para crianças. Georgeana mergulhou no universo infantil há cerca de 12 anos e lançou o “Tia Gê – Música pra Criança” com shows, oficinas musicais e teatro.
Bossinha Legal, Minha Vida, Mundo Livre e Vovó Vovô são as quatro músicas inéditas do repertório do disco. Com exceção de Mundo livre, composta por Menescal em parceria com Pio Rodrigues, as outras três músicas são assinadas por Menescal com a nora do artista, Georgeana Bonow.
Bossinha Legal e outras faixas do repertório
Criado por Roberto Menescal com inspiração na neta Majú, Bossinha legal conta com as canções, todas feitas no clima da bossa nova, O Pato (Jayme Silva e Neuza Teixeira, 1960), O Calhambeque (Road hog) (John Loudermilk e Gwen Loudermilk, 1962, em versão de Erasmo Carlos, 1964) – um dos primeiros sucessos de Roberto Carlos; e O Leãozinho (Caetano Veloso, 1977).
Com arranjos de Roberto e Marcio Menescal (filho do violonista), o álbum conta ainda com a participação especial do pianista Adriano Souza. Majú Menescal reforça com um toque infantil os vocais e Marcio Menescal ataca no contrabaixo, teclado, bateria e percussão, além de cuidar de toda a parte técnica, gravação, mixagem e masterização. A produção executiva é de Giselle Kfuri.
O videoclipe de “Bossinha Legal” é uma animação em 2D, produzida pelas irmãs Erika e Bruna Carvalho, que trabalham com animação em Vancouver (Canadá) e são especialistas nessa técnica.
Para conferir “Bossinha Legal”, o álbum de Roebrto Menescal dedicado às crianças neste mês delas, basta escolher seu streaming de áudio. Agora, para assistir ao clipe de Bossinha Legal, acesse o player do canal do Youtube de Roberto Menescal.