Single Lixo na Praça, de Tadeu Franco, se baseia em poema de Manuel Bandeira
O single Lixo na Praça, do cantor e compositor mineiro Tadeu Franco, já está disponível em todas as plataformas digitais de áudio, desde esta sexta-feira (26).
O single Lixo na Praça, aliás, é o primeiro do artista mineiro a ser lançado nas plataformas digitais.
O single Lixo na Praça é inspirado em um famoso poema de Manuel Bandeira: O Bicho, que critica, de maneira forte, a realidade social brasileira na década de 1940.
Confira os detalhes do single Lixo na Praça, do cantor e compositor Tadeu Franco, na sequência, com o Versos e Prosas.
Do sertão de Minas aos palcos da vida: uma trajetória
Tadeu Franco cresceu na cidade mineira de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, onde teve seus primeiros passos musicais. “Quando comecei a me interessar por música, meu pai comprou um acordeon, igualzinho ao do Luiz Gonzaga, mas veio o tempo em que ele ficou fora de moda”, conta o artista.
A música, no entanto, continuava a chamar, a seduzir o rapazinho, que procurava ouvir de tudo que tocava no rádio, seja as canções lamentosas de Orlando Dias e ngela Maria, seja a novidade da Jovem Guarda.
O talento de Tadeu Franco ganhou projeção nacional em 1982, quando o cantor participou do disco “Anima”, de Milton Nascimento, gravando com ele e Simone a música “Comunhão” (Milton e Fernando Brant). Confira outros lançamentos conosco.
Em 1984, Tadeu Franco lança o primeiro disco “Cativante”, com produção e direção de Milton Nascimento e arranjos de Wagner Tiso e Túlio Mourão, disco que guarda influências do Clube da Esquina, mas também apresenta um compositor e intérprete de estilo próprio e marcante.
O que vem por aí na carreira de Tadeu Franco
Tadeu Franco tem outros quatro discos: Alma Animal (1990), “Orlando” (1995), “Em Nome do Amor” (2004) e “Pop Roça” (2008).
Atualmente, o mineiro prepara o show “Comunhão”, para turnê a ser realizada em 2022, além da gravação de um novo álbum.
“Tadeu Franco impressiona por duas qualidades cada vez mais difíceis de encontrar ao mesmo tempo: sua facilidade para cantar com toda força e beleza e compor melodias originais já conhecidas pelos mineiros, agora falta o Brasil”, declarou Zuza Homem de Mello.
O single Lixo na Praça e a inspiração no poema de Manuel Bandeira
O single Lixo na Praça, disponibilizado desde esta sexta-feira (26), nos principais aplicativos de streaming, teve sua letra baseada no forte poema O Bicho, escrito pelo autor pernambucano Manuel Bandeira (1886 – 1968).
O poema de Bandeira é bastante conciso e direto:
“Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem”.
Como você pode perceber, o poema de Manuel Bandeira faz uma ura crítica social à realidade do Brasil. Escrito no Rio de Janeiro, no dia 27 de dezembro de 1947, o poema retrata a realidade social do Brasil imerso na miséria durante a década de 1940.
A visão de Tadeu Franco sobre o single
O single Lixo na Praça é o primeiro do cantor e compositor Tadeu Franco a ser lançado nas plataformas digitais. A letra da canção é inspirada no poema O Bicho, do pernambucano Manuel Bandeira.
O cantor entende assim, a sua arte é a sua música: “Poesia ou letra de música estão a serviço de quem sofre, de quem ama.
Dessa forma, afirma o cantor e compositor: “O artista não deve negar a realidade, e a gente tem de falar por tudo ou por aquele que não tem como se expressar”.
O single “Lixo na Praça” é um lançamento da gravadora Naza Music.
Para ouvir o single Lixo na Praça, do cantor e compositor mineiro Tadeu Franco, acesse seu player digital favorito.