Perfil Legião Urbana: a história por trás da lenda do Rock Nacional

O rock já foi sinônimo de rebeldia. Aliás, quando se trata do rock nacional, é possível encontrar características dessa subversão, mas, geralmente ela está ligada ao contexto social e político. Aí é até difícil não se rebelar, não é mesmo? A trajetória da Legião Urbana, por exemplo, é cheia de exemplos do inconformismo social unido aos acordes super bem executados pela banda.

A junção de amigos em volta da música rendeu uma carreira relâmpago. Tão de repente quanto a aparição, o desfazimento também foi repentino. Mas, o intervalo entre as duas ocorrências criou um legado incrível para o cenário musical.

Então, para ter detalhes sobre a trajetória dessa lenda do rock nacional e seus integrantes, não perca nadinha do que elencamos a seguir.

Legião Urbana
Foto: Google

Como nasceu a Legião Urbana

A trajetória da Legião Urbana tem início a partir do fim de outra banda. Assim como Capital Inicial, Legião foi a próxima banda de parte do grupo Aborto Elétrico, que teve seu fim por causa de algumas desavenças entre os integrantes.

Iniciada por Renato Russo, que também foi a cara da banda, o grupo musical fez sucesso logo nas primeiras apresentações e lançamentos. Então, em 1982, quando foi oficialmente iniciada em Brasília, deu-se início também ao crescimento da banda.

Com a formação inicial contando com Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, Legião Urbana se manteve em um padrão considerado único e destoante do restante do mercado. A propósito, parece que era isso que o mundo do rock realmente precisava, dado o sucesso absoluto da banda. 

Quando a carreira da Legião Urbana deslanchou

O primeiro álbum da Legião Urbana já foi um grande sucesso. Com a ajuda de Hebert Vianna, a gravadora conheceu o trabalho da banda e o lançamento do trabalho, em 1985. Nesse primeiro disco estão músicas emblemáticas da carreira como, por exemplo, Geração Coca-Cola.

Os próximos álbuns da banda foram igualmente bem sucedidos. Apesar de a gravadora recusar algumas ideias de Renato e pressionar a banda por mais produções, isso acabou rendendo bons frutos. 

A música Que País é Este, por exemplo, entrou no terceiro álbum para preencher lacunas. Mas, o resultado da música criada por Renato anos atrás foi uma explosão de mais sucesso. A propósito, essa é uma das músicas mais emblemáticas da banda até hoje.

Primeiro grande sucesso da Legião Urbana

Como já adiantamos, Legião Urbana foi sucesso desde o primeiro lançamento. Logo no primeiro álbum, a seleção escolhida tinha tudo a ver com a banda e não muito a ver com o mercado. Eles apostaram alto e levaram tudo.

No meio de tanta música boa, “Será” foi uma grande sensação. A propósito, a música ganhou até clipe de lançamento. Assim, juntamente com “Geração Coca-Cola” e “Ainda é Cedo”, “Será” jogou para cima a régua das vendagens da banda naquele ano.

Grandes sucessos da história da Legião Urbana

Difícil é encontrar uma música na trajetória da Legião Urbana que não tenha sido um grande sucesso. Afinal, toda a lista musical da banda tocou os fãs de forma que nenhuma delas fica fora das playlists habituais. Mas, algumas delas são emblemáticas. Vamos conhecer as principais.

Eduardo e Mônica

De tão boa, Eduardo e Mônica virou filme. A música retrata um casal aparentemente improvável que supera as diferenças para ficarem juntos. Com a inspiração em um casal de conhecidos, Renato retratou na letra, uma espécie de relacionamento não tão incomum. No fim, nem tão romântico, mas real.

Pais e filhos

A música Pais e Filhos é uma das faixas do álbum mais vendido da história da banda: As Quatro Estações. E, claro, surpreendendo um total de zero pessoas, essa é também uma das músicas de maior sucesso da Legião Urbana. 

De novo, Renato usa a canção para homenagear uma amiga. Nesse caso, ela teria mesmo se jogado da janela do quinto andar, o que gerou uma boa reflexão sobre a brevidade da vida e o que fazemos com ela.

Que País é Este

Aqui está uma das maiores expressões da crítica social e política da banda. Embora tenha sido anos antes do seu lançamento, no seu lançamento a situação do país era a mesma. A propósito, é uma canção que ainda faz sucesso e sentido nos dias atuais.

Monte Castelo

O paradoxo da vida e do amor é o tema central da música Monte Castelo. Em uma letra profunda, Renato usa trechos de Camões e versos da Bíblia para falar sobre isso. Esse é outro tesouro do quarto álbum de trabalho da banda.

Índios

Apesar de fazer referência à relação entre portugueses e indígenas por ocasião da colonização, a verdade é que há muito mais por trás dessa letra famosa. Afinal, se não fosse assim, não seria Renato Russo. 

Assim, o significado transcende a letra e traz a reflexão para os dias atuais, onde os mais puros e inocentes são sempre subjugados por quem se sente superior. Como quase tudo o que Renato Russo compunha para a banda, Índios é completamente atemporal.

Como termina a história da Legião Urbana

O fim da trajetória da Legião Urbana não poderia ser mais triste. Após uma carreira incrível e necessária, a banda chegou ao fim. Ao contrário do que acontece em muitas bandas, essa não foi uma decisão baseada no desejo dos participantes de alçar novos voos. 

Depois de 12 anos de sucesso, o grupo musical perdeu um de seus principais integrantes. Após lutar contra uma doença grave por algum tempo, Renato deixou o mundo sem sua voz única e suas composições geniais. 

Ao que tudo indica, junto com Renato também se foi a motivação de seus companheiros. Então, apenas onze dias após a partida de Renato Russo, os demais integrantes resolveram que a banda também não existiria mais.

O grande Legado da Legião Urbana

Não é nenhum exagero dizer que Legião Urbana é uma das maiores bandas de rock que esse país já revelou. Inclusive, uma grande herança foi deixada para o cenário musical do Brasil após a passagem do grupo musical.

Um dos marcos da existência da Legião Urbana foi, por exemplo, a profundidade das composições de Renato Russo. Além disso, a ousadia da mensagem em tempos não tão fáceis e nem tão livres, é outra das características da banda que passou a ser reproduzida. Desde o surgimento da Legião Urbana até agora, mais de quatro décadas depois, o grupo musical seguiu sendo referência para os que vieram depois.

Além da história da Legião Urbana, há também um bom leque de histórias e curiosidades sobre suas músicas por aqui. Então, se quiser ver o resultado dessa trajetória expressa em suas músicas, é só passear pelo Versos e Prosas para encontrar muito sobre o assunto!

Boa leitura e até mais!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *