Série Encontros, da Nova Orquestra, traz Di Ferrero e Roberta Campos

A série Encontros, da Nova Orquestra, vai trazer ao público, no mês de setembro, a gravação de dois videoclipes, produzidos por dois grandes nomes da nossa Música Popular Brasileira: Di Ferrero, ex-vocalista da banda NX Zero, e Roberta Campos.

A série Encontros, da Nova Orquestra, vai apresentar a gravação de dois vídeos inéditos com os artistas, acompanhados por jovens músicos do programa liderado pelo Instituto Cultural Vale, parceiro da iniciativa.

Iniciativa criada para promover e democratizar a música de concerto, a Nova Orquestra, projeto pioneiro da Agência Olga, se une ao Programa Vale Música para a primeira edição da série Encontros Nova Orquestra, que vai unir grandes artistas da nova geração da música brasileira a jovens estudantes de música para um intercâmbio sonoro.

Saiba todos os detalhes da série Encontros, da Nova Orquestra, na sequência, com o Versos e Prosas.

A trajetória da Nova Orquestra

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a peças clássicas e concertos, surpreendendo o público com sons inesperados.

Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência.

O programa Vale Música

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados brasileiros: Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Além disso, une profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de mil alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas.

São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música neste link (institutoculturalvale.org).

Sobre Di Ferrero

Di Ferrero grava para a série Encontros, da Nova Orquestra
Foto: Divulgação

Conhecido por sua carreira à frente da banda NX Zero, o cantor possui uma trajetória de grande sucesso, com mais de meio milhão de ouvintes mensais no Spotify.

Nascido em Mato Grosso do Sul, o artista morou desde os 12 anos em São Paulo e foi lá que, em 2004, entrou para a banda. Com NX Zero já concorreu nas maiores premiações de música brasileira, como o VMB e Prêmio Multishow de Música Brasileira, nas categorias: “Melhor Banda do Ano”, “Melhor Show”, “Hit do Ano”, e foi vencedor de “Melhor Cantor”, em 2011, no Multishow.

A trajetória de Roberta Campos

Uma das maiores vozes femininas da nova geração da MPB, Roberta Campos já teve suas músicas em trilhas de mais de vinte novelas, e ultrapassou a marca de um bilhão de plays de suas músicas em todas as plataformas de streaming.

Mineira de Caetanópolis, na região Central do estado, a artista foi indicada ao Grammy Latino 2016 na categoria “Melhor Álbum de MPB” com o disco “Todo Caminho é Sorte”. Saiba tudo sobre a trajetória de Roberta Campos.

O objetivo da série Encontros

A série Encontros, da Nova Orquestra, vai contar, em setembro, com dois grandes nomes da nossa Música Popular Brasileira, Di Ferreiro e Roberta Campos. O intuito da série Encontros é unir grandes artistas da nova geração da música brasileira a jovens estudantes de música para um intercâmbio sonoro. Di Ferrero e Roberta Campos são os nomes escolhidos para a primeira edição do projeto, que contará com os lançamentos de dois videoclipes ao longo do próximo mês.

“Acreditamos no poder da música, nos seus mais diversos estilos e expressões. Unir o clássico com o pop é mostrar que todos estamos juntos pela arte. O projeto Encontros – Edição Vale Música é o começo de uma história que promete fazer ainda muito barulho por todo o Brasil.”, comemora Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga.

O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical de crianças e adolescentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará através de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem. No projeto Encontros, quinze jovens, previamente selecionados pelos gestores dos polos do programa, participaram das gravações dos vídeos, sendo um com cada artista.

“Ampliar os horizontes às crianças e adolescentes através da vivência musical e proporcionar novas experiências são alguns dos objetivos do Programa Vale Música. Através desta parceria inédita com a Nova Orquestra reafirmamos nosso propósito ampliar os horizontes e novas perspectivas de futuro”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Como funcionaram as gravações

A primeira ação da série Encontros aconteceu em agosto, quando Di Ferrero e Roberta Campos bateram um papo virtual com os adolescentes sobre carreira musical, dicas e histórias da estrada, compartilhando suas experiências e colaborando com o desenvolvimento profissional de todos.

Em seguida foram realizadas gravações individuais e à distância com os músicos e os cantores, interpretando as canções “Sentença” (Di Ferrero) e “Minha Felicidade” (Roberta Campos), com arranjos inéditos de Ágatha Lima. O resultado será publicado nos dias 15 e 29 de setembro.

“Tocar com Orquestra é uma experiência que transcende. Eu sempre quis morar dentro de uma canção e junto da orquestra eu chego muito perto dessa sensação. Foi maravilhoso receber o convite da Vale Música, ter a Nova Orquestra tocando junto comigo e ainda uma canção de minha autoria. Me encheu o coração de alegria, estou ansiosa para ver o resultado final!”, comenta Roberta Campos.

O projeto visa incentivar a nova geração de músicos e arranjadores, em um período delicado para o setor cultural, com menos ensaios e apresentações presenciais nos teatros. O programa também se propõe a mostrar a versatilidade das orquestras, aproximando o público dos concertos.

O vídeo de Di Ferrero, ex-vocalista do NX Zero, interpretando a canção Sentença, vai estar disponível a partir do dia 15 de setembro. Já no dia 29 do mesmo mês, será a vez de o videoclipe de Roberta Campos, com a música Minha Felicidade, ser liberado. Ambos os vídeos vão estar no canal da Nova Orquestra no Youtube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *