Músicas de Arnaldo Antunes para celebrar seus 61 anos

As músicas de Arnaldo Antunes sempre marcaram (e continuam marcando) forte no cenário pop musical brasileiro. Neste dia 2 de setembro de 2021, o artista paulistano comemora 61 anos e o Versos e Prosas presta sua homenagem a ele, trazendo alguns de seus maiores sucessos. Arnaldo Antunes é poeta, compositor, músico, artista visual e performer, ou seja, são muitas as facetas deste artista bastante versátil da nossa música, que ficou conhecido por fazer parte da banda Titãs e que, hoje, em carreira solo, é considerado um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. Dentre as músicas de Arnaldo Antunes que fizeram grande sucesso, destacam- se: A Casa É Sua, O Pulso, Saiba, Cabelo e Envelhecer, dentre muitas outras. Acompanhe, com o Versos e Prosas, as músicas de Arnaldo Antunes que não saem da cabeça dos brasileiros, neste dia em que o multiartista comemora seus 61 anos.

A trajetória de Arnaldo Antunes

Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho, o Arnaldo Antunes, nasceu em São Paulo, no dia 2 de setembro de 1960. Antunes é músico, poeta, compositor e artista visual, mostrando toda a sua versatilidade. Arnaldo Antunes iniciou seu contato com as artes já na adolescência, ao ingressar no Colégio Equipe, onde conhece Branco Mello, Sérgio Britto, Paulo Miklos e Ciro Pessoa, seus futuros colegas de Titãs. Em 1978, o paulistano iniciou o curso de Letras na USP. Porém, não chegou a concluir, voltando sua atenção para o meio artístico. Em 1980, Antunes formou a Banda Performática, ao lado de Paulo Miklos e do artista plástico José Roberto Aguilar. Em 1982, Arnaldo Antunes participou da formação dos Titãs do Iê Iê Iê, banda que mudou o nome apenas para Titãs. Em 1984, lançou seu primeiro álbum por uma grande gravadora. A partir de então, o cantor passou a ser conhecido em todo o país e teve suas músicas gravadas por artistas como Belchior, Marisa Monte, Nando Reis, Zélia Duncan, além da banda Barão Vermelho, dentre tantos outros.

A carreira solo e outros projetos

Após dez anos com os Titãs, Arnaldo deixou a banda, no final de 1992, para seguir sua carreira solo. Lançou o álbum Nome em 1993, que além de disco também é livro e vídeo. Seu álbum mais recente, O Real Resiste, chegou às plataformas digitais no início de 2020. Além da carreira solo, Arnaldo Antunes também participa de outros projetos, desde a gravação dos álbuns dos Tribalistas, com Marisa Monte e Carlinhos Brown, até a composição de trilhas sonoras infantis, passando por participações em mostras de artes plásticas e performáticas.

As músicas de Arnaldo Antunes que o povo não esquece

As músicas de Arnaldo Antunes ultrapassam gerações e, no dia em que este artista, bastante versátil, comemora seus 61 anos, o Versos e Prosas o reverencia com uma lista de grandes composições e interpretações do paulistano, seja nos Titãs, em carreira solo ou, ainda, para outros artistas. Veja outras listas musicais com o Versos e Prosas. Acompanhe:

O Pulso

Dentre as músicas de Arnaldo Antunes de sucesso estão O Pulso. A faixa foi gravada pelos Titãs, quando ele ainda integrava a banda, no álbum Õ Blésq Blom, em 1989. O Pulso foi composta por Antunes em parceria com Marcelo Fromer e Tony Bellotto e é um dos maiores hits dos Titãs. “O pulso ainda pulsa O pulso ainda pulsa Peste bubônica, câncer, pneumonia Raiva, rubéola, tuberculose, anemia”.

Músicas de Arnaldo Antunes: Saiba

Saiba foi lançada por Arnaldo Antunes em 2004, no álbum homônimo. A música aborda o fato de que todos, inclusive figuras históricas, também foram crianças um dia. “Saiba, Todo mundo foi neném Einstein, Freud e Platão também Hitler, Bush e Sadam Hussein Quem tem grana e quem não tem Saiba: Todo mundo teve infância Maomé já foi criança Arquimedes, Buda, Galileu e também você e eu”.

A Casa É Sua

Outra das músicas de Arnaldo Antunes que atingiu em cheio o gosto dos brasileiros está A casa É Sua, um iê-iê-iê daqueles caprichados! A canção fala sobre alguém que não sente falta de nada, apenas da presença da pessoa amada. A música, lançada em 2009 no álbum Iê Iê Iê, abre o DVD Ao Vivo Lá Em Casa, que foi gravado ao vivo na casa do artista, em 2010. A Casa É Sua foi composta por Antunes em parceria com o cantor e compositor Ortinho. “A casa é sua Por que não chega agora? Até o teto tá de ponta-cabeça Porque você demora A casa é sua Por que não chega logo? Nem o prego aguenta mais O peso desse relógio”.

Músicas de Arnaldo Antunes: Cabelo

Cabelo é uma canção em homenagem às madeixas e seus vários formatos e possibilidades! Foi composta por Arnaldo Antunes e Jorge Ben Jor e gravada por Gal Costa no álbum Plural, de 1990. Os músicos gravaram a música juntos no DVD de Arnaldo, Ao Vivo Lá Em Casa, de 2010. “Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada Quem disse que cabelo não sente Quem disse que cabelo não gosta de pente”.

Envelhecer

Mais uma das músicas de Arnaldo Antunes que fala do sentimento humano é Envelhecer. Envelhecer é de 2009 e foi composta por Antunes em parceria com Marcelo Jeneci e Ortinho. Esta é, provavelmente, a música mais alegre sobre envelhecer. Composta para o disco Iê Iê Iê, quando estava perto de completar 50 anos, o cantor afasta o pessimismo associado à idade, como visto no trecho: “Não quero morrer pois quero ver Como será que deve ser envelhecer Eu quero é viver pra ver qual é E dizer venha pra o que vai acontecer”.

Músicas de Arnaldo Antunes: Socorro

Socorro, composta em parceria com a poeta Alice Ruiz, aborda o desespero de uma pessoa que, de repente, se vê apática, sem conseguir sentir nenhum tipo de emoção. A canção foi lançada em 1998, no álbum Um Som. “Socorro, não estou sentindo nada Nem medo, nem calor, nem fogo Não vai dar mais pra chorar Nem pra rir Socorro, alguma alma, mesmo que penada Me empreste suas penas Já não sinto amor nem dor Já não sinto nada”.

O Seu Olhar

Outra das músicas de Arnaldo Antunes de grande sucesso é O Seu Olhar, uma canção bastante romântica. A faixa é uma composição de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit e foi lançada em 1995, no álbum Ninguém. O Seu Olhar ganhou uma versão acústica, gravada ao lado de Nina Becker para o Acústico MTV — Arnaldo Antunes. “O seu olhar lá fora O seu olhar no céu O seu olhar demora O seu olhar no meu O seu olhar, seu olhar melhora Melhora o meu”.

Músicas de Arnaldo Antunes: O Real Resiste

O Real Resiste é uma das mais recentes músicas de trabalho de Arnaldo Antunes e dá nome ao álbum homônimo, lançado no ano passado. A canção foi composta apenas por Antunes. Com um clipe que mostra manifestações de resistência pelo Brasil, O Real Resiste fala sobre como a situação política do país é passageira. “Autoritarismo não existe Sectarismo não existe Xenofobia não existe Fanatismo não existe Bruxa, fantasma, bicho papão O real resiste”. E aí? Gostou da nossa seleção das principais músicas de Arnaldo Antunes, para celebrar seus 61 anos? Faltou alguma? Comente conosco! Quer ouvir cada uma das canções citadas, então é só acompanhar a playlist exclusiva do Versos e Prosas com nossa seleção das melhores músicas de Arnaldo Antunes!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *