Sangue Latino é relançado por Roberta Spindel, com participação de Ney Matogrosso

Sangue Latino, clássico da banda Secos e Molhados, lançado há quase 50 anos, agora ganha a releitura da cantora e compositora carioca Roberta Spindel, em dueto com Ney Matogrosso, vocalista do grupo à época da gravação original.

Sangue Latino foi regravada pela artista carioca já para celebrar os 50 anos da clássica canção, que segue presente em muitas rádios e playlists por aí, Brasil e mundo afora.

Confira os detalhes da releitura de Sangue Latino, no dueto entre Roberta Spindel e Ney Matogrosso, a seguir, com o Versos e Prosas.

A trajetória de Roberta Spindel

Roberta Spindel é cantora e compositora carioca. Seu primeiro CD, “Dentro do Meu Olhar”, foi distribuído em 2011 pela gravadora Universal com a participação de Caetano Veloso, que gravou com Roberta a canção “Como dois e dois”.

Este disco foi gravado em Los Angeles e teve a produção de Max Pierre e músicos como o baixista Neil Stubenhaus, o baterista Vinnie Colaiuta e outros músicos da nata californiana.

O álbum teve músicas nas rádios e duas canções fizeram parte de trilhas sonoras de novelas da TV Globo: “Esquinas” (Morde e assopra) e “Se eu quiser falar com Deus” (Amor eterno amor).

Nesse mesmo ano de 2011, a artista carioca foi indicada na categoria “Revelação” no prêmio Multishow.

Roberta Spindel já dividiu os palcos ou faixas musicais com artistas como Caetano Veloso, Zeca Baleiro, Hyldon Souza, Oswaldo Montenegro, George Israel, Sandra de Sá e Luís Melodia.

Lançou os singles autorais “Fina flor” e regravou o clássico “Nuvem de lágrimas”.

Roberta Spindel lançou, em março de 2022, “Depois do temporal”. Esse single completa o EP “Alma água” que tem também as seguintes faixas: “Mais uma vez” com Suricato; “Alma água”; “Perdida em alto mar”; “Queda livre”; e “Eu chamo de coragem”, com Zeca Baleiro.

A artista também integrou a banda do programa musical Popstar, da Rede Globo.

Sangue Latino e sua releitura em homenagem aos 50 anos da canção

Em maio de 2023, a gravação original da canção Sangue Latino completará 50 anos. A música abriu o LP do grupo Secos e Molhados, gravado em maio/junho de 1973, e lançado em agosto do mesmo ano.

Para celebrar a ocasião, Roberta Spindel convidou Ney Matogrosso para gravarem juntos a canção, lançada, em 9 de dezembro, pela gravadora Kuarup, em parceria com o selo Algorock, distribuída pela The Orchard. Confira outros lançamentos conosco.

Composição de João Ricardo e Paulinho Mendonça, a nova gravação contou com a direção artística de Lúcio Fernandes Costa; produção musical de Rodrigo Campello que também fez o arranjo e tocou violões, guitarra e teclados; Marcos Suzano na percussão; Federico Puppi no cello e Pedro Mibieli violinos e viola. Gravado e mixado no estúdio MiniStereo (RJ) por Rodrigo Campello; e gravações adicionais no Sambatown (RJ) por Marcos Suzano. Materizado no Classic Master por Carlos Freitas.

O time de músicos experientes já participou de gravações com artistas como Cazuza, Marisa Monte, Roberta Sá, Gadú, e outros grandes nomes.

O grito de liberdade de Roberta Spindel e Ney Matogrosso

Roberta Spindel comenta um pouco mais sobre o significado da canção: “Sangue Latino é um grito por liberdade. Uma canção que fala de um povo oprimido que clama por sua voz. É o sopro de esperança daquele que caminha ferido”, inicia a artista, que prossegue.

“Quando conversei com Paulinho Mendonça, autor da letra, sobre gravar essa canção, fiquei pensando no quanto esse cara viveu, devida à carga de sabedoria que essa poesia carrega. Mas fiquei impressionada ao saber que era um rapaz de apenas vinte poucos anos na época. Penso que poesias assim nascem das histórias vividas na alma. A melodia de João Ricardo também é impecável”, elogia Roberta Spindel.

A cantora e compositora ainda falou sobre o convite a Ney Matogrosso, para o dueto na canção: “Quando Ney Matogrosso aceitou o convite para gravá-la comigo, fiquei pensando em como sou grata à MPB, no quanto ela é importante para o nosso povo, na sua representatividade para nossa nação. Sangue Latino é uma música necessária nos tempos atuais. É poesia viva, é uma canção de protesto que há 50 anos já falava sobre a nossa realidade hoje,” diz uma emocionada Roberta.

Sangue Latino e seu clipe

A cantora e compositora carioca Roberta Spindel lançou, em março de 2022, seu primeiro EP, “Alma água”, com participações de Suricato e Zeca Baleiro. Esta releitura contemporânea do clássico Sangue Latino será o segundo single do próximo EP, que será lançado em junho de 2023, e teve o single “Pérola” como o primeiro já divulgado.

Em 2010, Roberta lançou o álbum “Dentro do meu olhar”, que contou com a participação de Caetano Veloso, e que teve duas faixas em trilhas de novelas da TV Globo.

O lançamento de Sangue Latino ainda conta com apoio de vídeo clipe lançado simultaneamente, dirigido por China Trindad. Assessoria de imprensa de Ana Paula Romeiro e ações promocionais nas redes sociais produzidas pela agência Oopa.

Confira a releitura de “Sangue Latino”, clássico do Secos e Molhados, no dueto entre Roberta Spindel e Ney Matogrosso. Para assistir ao clipe da canção, acesse o player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *