Álbum Ramilonga, de Vitor Ramil, comemora 25 anos com edição especial

O álbum Ramilonga – A estética do frio (1997), de Vitor Ramil, completa 25 anos de seu lançamento agora, em 2022. Para comemorar a data, a Satolep Music lança nesta quarta-feira, dia 5 de outubro, uma edição especial desse trabalho tão marcante na trajetória do autor gaúcho, nascido em Pelotas.

Em tempos de música em plataformas digitais, o álbum Ramilonga reaparece também em formato físico luxuoso: um caderno de anotações que, além de páginas brancas e quadriculadas para o usuário, contém manuscritos de Vitor Ramil, letras, fotos, e o próprio álbum, remixado e remasterizado, em CD.

O bonus track Milongamango é uma colagem musical de três milongas do repertório, Milonga, Indo ao pampa e Milonga de sete cidades, mais a voz do poeta João da Cunha Vargas, extraída de fita cassete, dizendo de forma comovente seu poema Mango, que Vitor Ramil também musicou e gravou no álbum délibáb (2010). A poesia de João da Cunha Vargas (1900-1980) é de marcante musicalidade. Exímio declamador, ele costumava guardar seus poemas na memória. Milongamango é uma homenagem a este grande poeta.

As participações especiais do álbum

O álbum Ramilonga – A Estética do Frio ressurge com sua sonoridade aprimorada por cuidadosos trabalhos de remixagem (Walter Costa) e remasterização (Classic Master-USA), sempre com produção de Vitor Ramil. A performance dos músicos aparece ainda mais valorizada.

É comovente voltar a escutar os geniais Nico Assumpção (contrabaixo) e Zé Gomes (violino), já falecidos. Os demais músicos são igualmente brilhantes: André Gomes (sitar), Alexandre Fonseca (tablas, percussão e bateria) e Roger Scarton (harmonium). Confira outros lançamentos conosco.

Kleiton Ramil participa tocando violão em Deixando o pago. Voz e violões são de Vitor Ramil.

RAMILONGA – A ESTÉTICA DO FRIO

Produzido por Vitor Ramil

Produção Executiva: Branca Ramil

Gravado por Luis Rodrigues no Estúdio CIA dos Técnicos (Rio de Janeiro), em fevereiro e março de 1997.

PROJETO RAMILONGA 25 ANOS

Produzido por Vitor Ramil

Remixado por Walter Costa no Estúdio Gueto, em Salvador (BA)

Remasterizado por Carlos Freitas no Classic Master (EUA)

Restauração de áudio (voz de João da Cunha Vargas): Marcos Abreu, em Porto Alegre (RS)

Conceito design gráfico: Lucas Levitan (a partir de rascunhos e anotações de Vitor Ramil)

Design: Taíse Kodama e Mateus Avila

Assistência de design: Lizi Cruz

Fotos: Rodrigo Lopes (Vitor Ramil), Felipe Taborda (gaúchos), Ana Ruth Miranda (planície e Satolep), Vitor Ramil (Porto Alegre) e acervos familiares.

Ouça o álbum “Ramilonga – A Estética do Frio”, de Vitor Ramil, remasterizado em comemoração pelos seus 25 anos, em sua plataforma de áudio favorita.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *