Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos: conheça a história da música de Caetano Veloso
Feita por Roberto Carlos em homenagem a Caetano Veloso, Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos conquistou o Brasil com uma mensagem de esperança e carinho, inspirada pela tristeza da vida no exílio.
Quer saber mais sobre a criação dessa canção? Então está no lugar certo. Nesse conteúdo vamos te contar como ela surgiu, a história por trás dessa criação, principais versões da canção e muito mais.
Confira logo abaixo:
História da Música Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos
A história de Debaixo dos Caracóis dos seus cabelos começa em Londres, no início da década de 70.
Exilado na Inglaterra pela repressão da ditadura militar, Caetano, que vivia no país com o artista e também exilado amigo, Gilberto Gil, recebia a visita de Roberto Carlos, que, junto a esposa, Nice, trazia todo o espirito brasileiro de que tanto sentia falta.
Vendo a tristeza do amigo por estar longe da terra natal, O rei, ao voltar para casa, se despediu de Caetano com um abraço, e notou seus marcantes cabelos encaracoladas e sua inconformidade visível, surgindo ali a inspiração para a canção.
Criando os primeiros versos ainda durante o voo, Roberto voltou para casa e, junto a Erasmo Carlos, deu vida à canção, que foi lançada no álbum Roberto Carlos, de 1971.
Com uma letra de consolo e com versos bonitos, a música tocou Caetano totalmente, e anos depois, ele mesmo lançaria sua própria versão, no álbum ao vivo Circulado Vivo, de 1992.
Uma Homenagem de um gigante da música a um artista exilado
Com letra e melodia tão tocantes, Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos parecia estar em sintonia com os sentimentos de Caetano, como se a mensagem fosse antes de tudo, uma carta de consolo.
Ao contrário de Gil, que adorava a estadia em Londres, Caetano se sentia incompleto, com vontade de voltar à sua pátria, e, quando encontrou o amigo e admirador, da Jovem Guarda, se emocionou ainda mais ao ver que o movimento tomava novas formas, enquanto ele mesmo estava distante daquilo tudo.
E então surge a homenagem de Roberto Carlos em forma de canção, e a certeza que, apesar da tristeza, um dia tudo voltaria ao normal. E assim aconteceu.
De volta ao Brasil quase 3 anos depois do Exílio, Caetano teve o primeiro contato com a canção, tocada para ele pelo próprio Roberto Carlos em sua casa, fato que o emocionou ainda mais.
Com tudo isso, Debaixo dos Caracóis dos Seus cabelos acabaria ficando marcada como uma das canções mais sinceras e bonitas sobre o lar, feita de um gigante da música para outro.
Principais versões da canção ao longo dos anos
Nascida destinada ao sucesso, Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos marcou a carreira dos dois cantores, e o gosto do público, como uma das canções mais belas e poéticas da música brasileira, e ao longo dos anos acabaria também ganhando novas versões.
Veja 4 principais interpretações dessa canção:
- Roberto Carlos – Como não poderia deixar de ser, o Rei lançou e cantou a canção diversas vezes, disputando como principal voz da música, ao lado do próprio Caetano;
- Caetano e Roberto Carlos – E não por coincidência, os dois acabariam cantando juntos algumas vezes, com destaque para essa versão, de 1992.
- Fernanda Takai – A cantora, compositora e membro da Banda Pato Fu, também já deu sua voz a canção do rei, nessa versão ao vivo lançada no DVD Luz Negra;
- Raquel Tavares – A cantora e atriz Portuguesa Raquel Tavares, também gravou uma versão da canção ao lado de Caetano, no disco em que canta grandes sucessos do Rei.
Uma mensagem de consolo e esperança na volta para casa
Com uma melodia cativante e letra romântica e poética, um ouvinte casual pode acabar interpretando Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos como uma canção de amor, feita talvez pelo Rei em homenagem a esposa, ou para um amor passado.
Mas basta conhecer um pouco do contexto da canção, para entendermos sua real mensagem: um recado de consolo, e uma carta em versos sobre a esperança e o retorno ao lar.
Com tudo isso, a canção cativou o público e os fãs dos dois artistas, trazendo poesia e conforto que fazem emocionar, assim como emocionaram Caetano muitos anos antes.
E tudo vem do mérito de uma letra cheia de lirismo e imagens de esperança… Confira outras histórias das músicas conosco.
Analisando a letra de Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos
Ao analisar a letra da canção, vemos nos primeiros versos as imagens de esperança, na mensagem do eu lírico de que um dia seu amigo voltará para casa, pisando na areia branca e molhando os cabelos no azul do mar tropical.
Um dia a areia branca
Seus pés irão tocar
E vai molhar seus cabelos
A água azul do mar
Janelas e portas vão se abrir
Pra ver você chegar
E ao se sentir em casa
Sorrindo vai chorar
Na primeira passagem do refrão, vemos a referência aos cabelos encaracolados de Caetano, e aos soluços de saudade e tristeza que tanto lhe marcaram no exílio.
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar de um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade de ficar mais um instante
Já mais ao fim, vemos o tom claro de conversa de Roberto Carlos na canção, avisando ao amigo que tem esperanças de um dia vê-lo de volta à pátria, sonho que acabaria se concretizando.
Você anda pela tarde
E o seu olhar tristonho
Deixa sangrar no peito
Uma saudade, um sonho
Um dia vou ver você
Chegando num sorriso
Pisando a areia branca
Que é seu paraíso
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar de um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade de ficar mais um instante
Quero ouvir, quero ouvir
O que diz Caetano sobre a música?
Quando perguntado sobre a canção feita em sua homenagem, Caetano conta que o próprio Rei o chamou para lhe mostrar à canção pessoalmente, na ocasião da sua volta ao Brasil.
Já maravilhado com o que a Jovem Guarda fazia ao incorporar as ideias da Tropicália, capitaneadas por ele e Gil, Caetano se sentiu ainda mais honrado, e reconheceu a beleza de uma canção que, segundo suas próprias palavras, era uma oração pela sua volta à pátria.
Que tal relembrar essa canção tocante que ainda hoje aquece nossos corações? Clique no player abaixo e escute novamente a letra de Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos.