História da música Paciência, de Lenine
O Stress e a ansiedade do dia-a-dia podem ser cansativos e desgastantes mesmo quando se tem uma boa música para ouvir, e as vezes só é preciso relaxar e repensar a vida.
Esse é o tema da canção Paciência, do célebre cantor Lenine, que ganhou o gosto do público com uma melodia cativante, e convida o ouvinte a repensar a agitação da vida em prol de momentos de reflexão e calmaria.
A canção foi lançada no álbum Na Pressão, de 1999.
Se você admira o trabalho do cantor e quer saber mais sobre a história dessa música tão icônica, ou se apenas gosta de um momento de pausa de reflexão, continue lendo esse conteúdo, vamos te contar tudo sobre a inspiração e criação da canção, além da mensagem por trás desse trabalho que ganhou o coração dos fãs do cantor e cativou um público ainda maior.
Siga aqui, com o Versos e Prosas.
História da Música Paciência
Paciência foi originalmente lançada em 1999 como parte do álbum Na Pressão, quarto disco de estúdio de Lenine e seu segundo trabalho completamente solo, marcando a consolidação de um som original e híbrido que marcaria sua carreira dali em diante.
A canção foi composta por Dudu Falcão e pelo próprio Lenine, e segundo o cantor, surgiu de forma muito simples em um rápido momento de inspiração, “quase que psicofonada”, e logo ganhou força exatamente pela simplicidade, com uma melodia calma e contemplativa e uma letra forte.
Paciência acabou se tornando um dos maiores sucessos do cantor, e acumulou mais de 21 milhões de visualizações em seu canal do Youtube, contando até mesmo com uma versão Ao Vivo feita para o seu CD/DVD Lenine In Cité, gravado na França, além de entrar para o Top 10 de maiores hits do artista.
Paciência em uma época de agitação
A canção acabou por se tornar atemporal, em grande parte pela beleza da melodia, e por tratar de um tema tão comum à sociedade moderna: a necessidade de momentos de paciência em um mundo tão agitado.
Falando sobre um problema recorrente dos tempos atuais, Paciência manteve a relevância por muitos anos, comunicando harmônica e liricamente a busca do sujeito moderno pela tranquilidade, pela necessidade de repensar a vida e desacelerar de uma rotina turbulenta que o mantém refém da ansiedade. Confira outras histórias das músicas conosco.
Com a melodia tranquila, Lenine parece querer reservar ao ouvinte, mesmo que pelo tempo de duração da música, um momento de reflexão e calmaria, razão pela qual conquistou tamanha receptividade com essa canção.
Seu mérito também está na construção do ritmo, que transmite a mensagem do eu lírico transportando o ouvinte para um estado de espírito de aconchego, onde pode desacelerar e contemplar a rara beleza da vida.
Um dos maiores sucessos de Lenine
Com a boa recepção do público, Paciência se consolidou como um hit na carreira do cantor, e um clássico na longa lista de composições em mais de 30 anos de trabalho, preenchendo essa categoria com louvor.
Ao lado dela, estão companheiras que marcaram época e também se destacaram pela imensa criatividade e arrojo estilístico do artista, como as candidatas abaixo:
- Hoje eu quero sair só
- Martelo Bigorna
- É o que me interessa
- Jack Soul Brasileiro
- Relampiano
- O Silêncio das estrelas
- Simples assim
A consolidação da canção foi tamanha que ela atingiu um lugar especial no coração do público, sendo uma das músicas mais requisitadas em apresentações ao vivo, e uma das que mais traz alento para os fãs.
Repercussão da canção entre o público
Em um vídeo em que conta os bastidores da criação da música, Lenine conta que Paciência é a canção que mais deixa os fãs chateados quando não aparece na setlist de um show, fato que o deixa sempre surpreso, devido à aceitação da música entre o público.
Por falar de algo que está presente no cotidiano de qualquer pessoa, não é por acaso que a canção ganhou tanto vulto, servindo como um alento para pessoas em situações de vida muito diversas, mas que compartilham a necessidade de um descanso e de contemplação.
A boa repercussão viria a se comprovar já no ano de lançamento da música, quando fez parte da trilha sonora da novela “ Vila Madalena”, como trilha dos protagonistas interpretados por Edson Celulari e Cristiana Oliveira. E o sucesso acabaria se acumulando com o passar dos anos.
Qual a mensagem que a letra passa?
Talvez pela simplicidade, a mensagem que a letra da canção transmite não esconde suas intenções, e se manifesta logo nas primeiras estrofes, com o tema da paciência já em exposição. Nelas o eu lírico expressa o contraste entre o fluxo interminável da vida e uma perspectiva de distanciamento e procura por paz.
Confira o que diz a letra:
“Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não para
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida é tão rara
Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
E o mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência”
A letra com toques existenciais também transmite um sentimento de equilíbrio e humanidade, trazendo a reflexão de que mesmo com as responsabilidades, todas as pessoas têm a oportunidade de pensar sobre a vida e remodelá-la, a fim de que seja vivida sempre em sua total completude.
Um pouco sobre a carreira do cantor
Oswaldo Lenine Macedo Pimentel, o Lenine nasceu no dia 2 de fevereiro de 1959, em Recife, e iniciou sua carreira apenas no final da década de 70. Desde criança esteve em contato com a pluralidade cultural do nordeste e sempre se interessou por música.
Seu primeiro álbum, Baque Solto, foi lançado em 1983, mas o cantor só alcançou o sucesso durante a década de 90, como uma nova voz do MPB, e desde então já conquistou seis Grammys Latinos e nove Prêmios da Música Brasileira, além de ter cantado em países da Europa e ter suas canções gravadas por grandes nomes do cenário musical do Brasil.
Após conhecer um pouco mais sobre os bastidores de “Paciência”, um dos maiores (se não o maior) sucessos de Lenine, ouça a canção novamente e tire um tempinho para refletir!