Live Gal Costa 2021 terá músicas de grande sucesso da cantora
Gal Costa retorna às transmissões oito meses após sua primeira Live Gal Costa, também feita em São Paulo, em 26 de setembro de 2020, exatamente no dia em que comemorava 75 anos de idade.
Acompanhe mais detalhes desta transmissão, com o Versos e Prosas, na sequência. Quais músicas estarão no repertório? Como será a segunda Live Gal Costa? Continue, por aqui, com a gente!
As lives do Teatro Bradesco
Ao longo do ano, o YouTube do Teatro Bradesco seguirá trazendo uma live por mês, em dois formatos: Teatro Bradesco Apresenta, com um show musical, e Teatro Bradesco Bastidores, que tem como proposta levar um ambiente mais intimista e descontraído ao público, com muita música e histórias, num bate-papo conduzido pelo músico João Marcello Bôscoli e convidados.
No Instagram do Teatro Bradesco, haverá conteúdos complementares, como dicas de playlists e podcasts, além de vídeos específicos em datas comemorativas.
A programação cultural nas redes sociais do Teatro Bradesco teve início em agosto de 2020, após o fechamento do seu espaço físico, ocorrido devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A cada mês, artistas, músicos e palestrantes protagonizaram várias parcerias em formatos inéditos e inusitados no Instagram e no YouTube, como Seu Jorge, Daniel Jobim, Leandro Karnal, Maurício de Sousa e Turma da Mônica, Oswaldo Montenegro, Ana Carolina, Karen Hill e outros.
Quando será a Live Gal Costa de 2021?
A segunda Live Gal Costa será nesta sexta-feira (28), a partir das 20h, direto do palco do Teatro Bradesco, em São Paulo.
A carreira de Gal Costa
Maria das Graças Penna Burgos, a Gal Costa, nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de setembro de 1945. Filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna ficou órfã de pai com 14 anos de idade.
Trabalhou como balconista de uma loja de discos em Salvador. Em 1963 conheceu Caetano Veloso, apresentada por Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga e futura esposa do cantor.
Em 1964, Gal participou do show Nós, Por Exemplo, ao lado de Caetano, Gilberto Gil, Bethânia e Tom Zé, na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador.
Em 1965, muda-se para o Rio de Janeiro e lança seu primeiro disco, gravado ao lado de Caetano Veloso, um compacto com as músicas Sim, Foi Você, de Caetano e Eu Vim da Bahia, de Gilberto Gil.
Em 1966, Gal Costa participou do I Festival Internacional da Canção com a música Minha Senhora (Gilberto Gil e Torquato Neto).
Gal Costa que fez 75 anos de idade em 2020 já cantou com outros cantores famosos como:
- Marilia Mendonça
- Caetano Veloso
- Zeca Baleiro
- Jorge Ben
Gal Costa e o Tropicalismo
Em sua fase “tropicalista”, que absorveu influências do canto rasgado de Janis Joplin e da “psicodelia” de Jimi Hendrix, lançou seu primeiro disco solo, Gal Costa (1969), com as músicas Baby, Divino Maravilhoso, Que Pena e Não Identificado, que alcançaram grande sucesso.
Em 1971, lançou Fa-Tal: Gal a Todo Vapor, gravado ao vivo, que serviu para carregar a bandeira do Tropicalismo, enquanto seus dois principais compositores, Caetano e Gil, estavam no exílio.
Na primeira Live Gal Costa de 2021 você poderá acompanhar alguns desses grandes sucessos ao vivo.
O disco, um dos mais marcantes da cantora baiana, traz grandes sucessos, entre eles: Chuva Suor e Cerveja, Como 2 e 2 e Pérola Negra.
Para saber mais detalhes deste álbum que completa 50 anos em 2021, é só vir aqui.
Em 1975 grava a música de abertura da novela Gabriela, a canção Modinha para Gabriela, de Dorival Caymmi, que faz grande sucesso.
Daí para frente, Gal não parou mais e se destaca, até os dias atuais, em nossa Música Popular Brasileira.
Live Gal Costa contará com acessibilidade
Todas as transmissões ao vivo, que ocorrem no YouTube do Teatro Bradesco, contam com recursos de acessibilidade, tais como audiodescrição (para pessoas com deficiência visual) e libras, para pessoas com deficiência auditiva.
Com a Live Gal Costa não será diferente e os recursos serão, novamente, utilizados.
Como será a Live Gal Costa desta sexta-feira?
A Live da Gal Costa Costa ocorre nesta sexta-feira (28), a partir das 20h, direto do Teatro Bradesco, em São Paulo (SP). A cantora baiana foi a artista escolhida pelo Teatro Bradesco para protagonizar a live de maio.
Seguindo com as comemorações pelos 75 anos de idade, completados no ano passado, uma das maiores vozes da música brasileira se apresentará, no dia 28 de maio, às 20h, e contará com transmissão gratuita e exclusiva pelo YouTube do Teatro.
Este show é a oportunidade dos fãs e admiradores matarem a saudade da cantora, que está afastada dos palcos durante a pandemia, e de ouvirem as músicas de seu recente álbum de estúdio, lançado em fevereiro deste ano.
Nenhuma Dor reúne os dez singles que Gal lançou com outros grandes artistas nas plataformas digitais, desde novembro de 2020.
Músicas da Live Gal Costa
A direção geral dessa segunda Live Gal Costa é de Marcus Preto, o mesmo que dirigiu o álbum Nenhuma Dor.
Dentre as músicas que estão previstas no roteiro dessa segunda Live da Gal Costa Costa, destacam-se as gravadas neste recente álbum, tais como:
- Só louco (Dorival Caymmi, 1955)
- Coração vagabundo (Caetano Veloso, 1967)
- Baby (Caetano Veloso, 1968)
- Negro amor (It’s all over now, baby blue, Bob Dylan, 1965), em versão em português de Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti, 1977)
- Meu bem, meu mal (Caetano Veloso, 1981).
Enquanto você espera com muita ansiedade pela Live, curta alguns dos sucessos da cantora!
Eu estou muito feliz em retornar aos palcos em uma live. Mesmo não tendo público presente, é uma alegria muito grande poder levar música, diversão e um acalanto para as pessoas nesse momento tão difícil que todos nós estamos passando. A arte é um bálsamo e alivia a dor da gente.
Declara a artista!
E aí? Você também não vai perder nada da Live Gal Costa? Nós do Portal Versos e Prosas vamos acompanhar a transmissão online, nesta sexta-feira (28), direto do palco do Teatro Bradesco, a partir das 20 horas.
Você pode acompanhar tudo no canal do Youtube do teatro que transmitirá a Live da Gal Costa.