Álbum Hoje, de Delia Fischer, conta com releituras de clássicos da MPB
O álbum Hoje, novo trabalho da cantora, compositora e pianista Delia Fischer, já está disponível em todas as plataformas de streaming. O lançamento se deu nesta sexta-feira (21).
Responsável pela direção musical de vários musicais premiados, como Elis – A Musical, Milton Nascimento – Nada será como antes e Chacrinha – O Musical, Delia surge como intérprete de canções de outros compositores no novo álbum, em um panorama afetivo do imaginário musical e poético construído ao longo de 2020.
Dentre os artistas que tiveram grandes clássicos reinterpretados por Delia, destacam-se: Flávio Venturini, Beto Guedes, Guilherme Arantes, Ivan Lins, Taiguara, dentre outras feras da nossa Música Popular Brasileira (MPB).
Como surgiu a ideia do álbum?
Produzido por Delia Fischer e Matias Correa (contrabaixista e cantor), responsável ainda pelas gravações e mixagens, o álbum Hoje foi ganhando corpo ao longo de mais de 30 lives que a artista transmitiu da sala de sua casa, ao piano, via YouTube e Facebook, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A interação com o público a fez revisitar canções que agora surgem ressignificadas no novo álbum: temas icônicos que parecem ter sido compostos nos dias de hoje, em arranjos que privilegiam o piano e a bela voz de Delia Fischer.
As releituras de Delia Fischer
Das nove canções do álbum Hoje, duas são autorais: Tempo de Amar (com letra de Ronaldo Bastos e poema de Carlos Drummond de Andrade), escrita originalmente para a voz de Milton Nascimento e tema da novela homônima da TV Globo, e Blues de acabar, que fecha o álbum, parceria com Márcio Moreira de 2020.
A gravação conta com a participação mais do que especial de Ney Matogrosso. “A voz do Ney tem tudo a ver com o caminho musical da melodia. Ele tem essa carga emocional, como grande intérprete que é”, pontua Delia Fischer.
O letrista de Tempo de Amar, Ronaldo Bastos, falou da emoção de ter uma canção sua regravada pela pianista. “Acompanho o trabalho de Delia Fischer faz tempo. Ela é daquelas pessoas que sabem tudo de música, no mais amplo sentido. Não bastasse as maravilhas que faz ao piano desde sempre, de uns tempos para cá ela também tem se aventurado na composição e na interpretação de belíssimas canções.
Eu tive a felicidade de lançar pelo meu selo o primeiro disco dela dessa fase, Presente, de 2010. Desde então viramos também amigos e, mais recentemente, parceiros. Seu álbum Tempo Mínimo, de 2019, representou para mim e para muita gente uma evolução muito interessante na sua produção. Hoje eu fico mais que feliz em poder escutar em primeira mão seu novo trabalho, produzido com tanto esmero e amor nesses tempos sombrios.
Confira outros lançamentos aqui
Tudo me pareceu bonito e pertinente nesse álbum: a voz clara e expressiva, o piano de Delia, as canções escolhidas, as compositoras e os compositores, o minimalismo nos arranjos. Desfrutei da sua versão de A Página do Relâmpago Elétrico como se fosse uma música nova… E gostei muito do Blues Para Acabar, com a participação de Ney Matogrosso, que fecha o disco e dá vontade de escutar tudo de novo repetidas vezes. Há um encantamento em “Hoje” que só a escuta atenta e carinhosa vai descobrir. Mais uma beleza que Delia coloca no mundo. E eu só agradeço”!
Guilherme Arantes contemplado
Os versos de Guilherme Arantes para Meu mundo e nada mais ganham ainda mais força nos tempos que vivemos. A faixa tem participação de Matias Correa nos vocais e contrabaixo. O próprio autor comenta sobre a releitura de Fischer.
“Eu sou um admirador do trabalho da Delia Fischer há muitos anos, eu acompanho faz tempo. É uma das maiores musicistas da nossa cena mais nobre da música brasileira. Ao piano, a voz maravilhosa, uma pessoa que tem influências muito especiais entre grandes compositores, que ela aborda na carreira dela.
E eu venho a ser brindado com uma gravação da música Meu Mundo e Nada Mais. Eu gostei muito dessa gravação, quero parabenizar a equipe, os músicos, o arranjo, muito bonito, e fico muito feliz de eu fazer parte desse universo musical da Delia Fischer. Parabéns e sucesso, tá!”, festeja Guilherme Arantes.
A homenagem ao eterno Taiguara
Hoje, canção de Taiguara lançada em 1969, estava na memória de Delia de forma difusa. Durante uma live, um fã pediu que ela a tocasse em homenagem aos 75 anos que o compositor completaria em 2020. “Quando fui prepará-la para a live seguinte, fiquei chocada com a beleza da melodia e a atualidade da letra”. Além de dar título ao álbum, a canção resume o conceito poético e musical do novo álbum e terá um vídeo clipe dirigido por Nando Chagas.
A página oficial de Taiguara Chalar da Silva (Montevidéu, 9 de outubro de 1945 — São Paulo, 14 de fevereiro de 1996) no Facebook também comentou a releitura da pianista, além de trazer uma novidade. “Vejam que tudoooo! Taiguara sempre lembrado e muito bem interpretado. Delia Fischer é simplesmente deliciante de se ouvir e grande musicista e compositora já tendo concorrido ao Grammy Latino. Imagina o luxo? Próximo CD homenageia Taiguara no título. Aguardem!”
Minas não poderia ficar de fora
O álbum Hoje ainda traz músicas de grandes cantores e compositores do Clube da Esquina, movimento vanguardista mineiro dos anos 1970, que ainda ecoa pelos dias de hoje. Lançada no LP de estreia de Beto Guedes, de 1977, A Página do Relâmpago Elétrico (Beto Guedes e Ronaldo Bastos) marcou a adolescência de Delia Fischer e apresentou-lhe os músicos do Clube da Esquina, com os quais viria a trabalhar mais tarde.
“A música de Minas é como uma egrégora, que trouxe harmonia sofisticada, conhecimento, pés bem fincados no barroco e uma ligação com o mundo”, avalia Delia.
Também das Minas Gerais são Flavio Venturini e Murilo Antunes, autores de Nascente, do mesmo LP de Beto Guedes, com Matias Correa no contrabaixo e vocais.
Venturini também dá seu depoimento sobre o álbum Hoje. “Olá amigos, acabo de ouvir o novo álbum da minha querida amiga Delia Fischer. Um trabalho maravilhoso, que se chama Hoje e já está nas plataformas digitais. No disco eu tenho uma canção, para a minha alegria, que se chama Nascente.
E o disco mostra lindas canções da nossa música, e tembám, de bonus, um grande encontro de Delia com Ney Matogrosso. Vale à pena dar uma ouvida. Delia, sucesso, um beijo, tudo de bom!”
Ivan Lins é reverenciado com seu próprio piano
O Amor é o Meu País (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza) foi o primeiro single do álbum Hoje, lançado em janeiro de 2021. Classificada em 2º lugar no V Festival Internacional da Canção, em 1970, a música revelou Ivan Lins nacionalmente.
Delia Fischer havia mergulhado na obra de Ivan quando fez os arranjos para o show Simone Canta Ivan Lins e foi convidada por Claudio Lins para a celebração dos 75 anos do compositor, ano passado. Foi Claudio quem dirigiu o vídeo clipe na música, no qual Delia toca um piano que foi do próprio Ivan Lins.
Ivan que, aliás, também deixa seu recado para Delia. “Delia Fischer cantando e tocando belissimamente, dá à minha canção com Ronaldo Monteiro de Souza, uma dimensão nova, até na leitura de seu significado. Estou muito agradecido”.
Clássicos mundiais também estão no álbum Hoje
Completam o álbum Hoje duas canções em inglês que dialogam perfeitamente com a proposta do álbum: In My Life (Lennon e McCartney) e Jóga, da cantora e compositora islandesa Björk, uma das grandes influências da artista. A canção de Björk foi uma das surpresas do repertório das lives: a pertinência de palavras como “state of emergency”(estado de emergência) consolidou sua presença no álbum.
Há duas décadas, grávida do filho Antonio, Delia decidiu mergulhar no repertório dos Beatles. “Atualizei o atraso musical em relação aos rapazes de Liverpool”, confessa. Quis o destino que Delia fosse convidada para participar do musical “Beatles num céu com diamantes”, em 2008, pelo qual recebeu o Prêmio Shell como arranjadora. “In My Life” ganhou nova versão com a contribuição de Matias Correa no contrabaixo.
Quer acompanhar, agora mesmo, o álbum “Hoje” e as belíssimas releituras da pianista e cantora Delia Fischer? Então, é só vir aqui e curtir faixa por faixa deste maravilhoso trabalho! Agora, se você quiser acompanhar os clipes do álbum, assista aqui no canal oficial da artista no Youtube.