História da música Pais e Filhos da Legião Urbana

A Legião Urbana é um dos grupos musicais mais icônicos do rock brasileiro. A banda conquistou milhares de fãs durante o seu período de atividade, mas segue acumulando admiradores mesmo anos depois do seu encerramento. Por isso, a história da música Pais e Filhos, da Legião Urbana, costuma despertar tanta curiosidade entre os aficionados pelo grupo.

Isso acontece devido à canção ser considerada um dos grandes sucessos da Legião, possuir uma mensagem bastante impactante e continuar sendo reproduzida nas rádios e plataformas de música até os dias de hoje. Afinal, a ideia de ‘amar as pessoas como se não houvesse amanhã’ jamais envelhece e surge ainda mais forte em um período de conflitos internacionais, polarização nacional e crise em diversos setores.

E você? Por acaso conhece a origem de um dos maiores sucessos da Legião Urbana? Certamente, já parou para escutar essa canção milhares de vezes e deve ter se emocionado com a sua letra, não é mesmo? Sendo assim, esse artigo foi feito especialmente para você porque revelará pontos relevantes do processo de composição de Pais e Filhos. Vamos lá?

História da canção Pais e Filhos

Pais e Filhos é um dos grandes hinos da Legião Urbana, desde o seu lançamento no fim dos anos 1980 — a canção integra o álbum As Quatro Estações, de 1989. A música continua a ser tocada e utilizada para propagar uma mensagem de troca de afeto e cumplicidade entre pais, filhos e integrantes da mesma família. Ainda que seja uma missão bastante honrosa, esse não é o conceito original.

Apesar de a letra contar com versos lindíssimos, como a necessidade de demonstrar o amor aos entes queridos pela incerteza da duração de nossas vidas, a música inicia com um relato dramático. ‘Ela se jogou da janela do quinto andar / Nada é fácil de entender’.

De acordo com a Revista Cifras, o cantor Renato Russo fez questão de esclarecer que Pais e Filhos possui uma mensagem muito séria. Em uma participação da banda em atração já extinta do SBT, o Programa Livre, no ano de 1994, o vocalista afirmou que o tema principal da canção é suicídio, um assunto extremamente delicado.

Por isso mesmo, Renato Russo salientou que a canção é ‘muito, muito séria’. Além disso, ele acrescentou estar bem no momento da participação no programa de TV, mas que passou por períodos ruins ao longo de sua vida.

Para plateia, o músico admitiu que gostaria de voltar a sua juventude e recuperar a capacidade de ‘estar bem’ facilmente e ainda fez uma revelação: “Eu quase que joguei fora metade da minha vida, com sucesso, com tudo, entendeu?”.

Na verdade, Pais e Filhos foi escrita como uma forma de homenageara uma amiga próxima do próprio Renato que morreu ao cair do quinto andar de um edifício no Distrito Federal, depois de uma discussão com os pais. Por isso, o músico não tinha vontade de tocar a canção frequentemente nas apresentações da Legião Urbana. Confira outras histórias das músicas conosco.

Curiosidades sobre a música da Legião Urbana

Pais e Filhos ainda inclui outras passagens falando sobre a relação entre pais e filhos com uma melodia muito bem produzida. Em relação aos versos ‘meu filho vai ter nome de santo’, essa é uma menção direta ao próprio filho de Renato, Giuliano Manfredini, que residia com os seus avós (os pais de Renato), em Brasília.

E, o refrão é retirado de uma obra literária chinesa que o grupo encontrou em uma suíte de um hotel em que se hospedou durante uma passagem pela Europa. As emblemáticas frases “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã…” e “sou uma gota d’água…” não foram criadas por Renato, mas extraídas deste livro chinês.

Ainda segundo a participação no Programa Livre, Renato Russo falou sobre o relacionamento dos artistas com os seus fãs e frisou que o público necessita respeitar quando um músico prefere não tocar um sucesso em todas as suas exibições. “Às vezes, essas músicas refletem um momento da minha vida que eu não gosto de lembrar mais. Eu prefiro tocar uma outra coisa”, disse na ocasião.

O cantor da Legião Urbana também ressaltou que os admiradores precisam compreender a posição de um artista ou grupo nesse sentido. Já que as pessoas podem sentir a necessidade de abordar novos assuntos em suas composições de modo a seguir em frente.

Sobre o sucesso da Legião Urbana

A banda Legião Urbana surgiu em Brasília e fez shows por todo o Brasil e até no exterior entre as décadas de 1980 e 1990. No total, o grupo de rock produziu 16 trabalhos, contabilizando cerca de 20 milhões de cópias vendidas. Até os dias de hoje, é um dos grupos musicais do país que mais vende discos.

O encerramento das atividades do grupo aconteceu de maneira dramática em decorrência da morte do líder e cantor, Renato Russo, no dia 11 de outubro de 1996. O sucesso citado nesse texto, Pais e Filhos, pertence ao álbum As Quatro Estações, o quarto trabalho do grupo e lançado no mercado ainda em 1989.

O disco deu ainda mais importância a formação da Legião Urbana que se manteria até o final da banda, depois da saída do baixista Renato Rocha, por problemas com o baterista Marcelo Bonfá. Nove das 11 canções do álbum ainda se sustentam como alguns dos principais sucessos do grupo.

As Quatro Estações é apontado por muita gente como o mais inspirado trabalho da Legião, algo que o próprio Renato Russo chegou a concordar. Além de Pais e Filhos, o disco ainda conta com os seguintes hits: Meninos e Meninas, (Monte Castelo ), Há Tempos, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, entre outras.

Confira, novamente, a interpretação da Legião para o hit Pais e Filhos, no player abaixo.

Marcos Aurélio

8 comentários sobre “História da música Pais e Filhos da Legião Urbana

  1. Muito obrigado pela sua postagem! Sou psicólogo clínico e psicanalista, e me utilizo, volta e meia, desta letra para tratar da importância em se focar no que é ser pai/mãe e ser filho/filha, sem julgamento, mas com responsabilidade. Alguns trechos entendo como um alerta para os pais estarem atentos às falas e comportamentos dos filhos (“tenho colo, vou fugir de casa, posso dormir aqui com vocês…”) e em outros, alerta para os filhos sobre as expectativas em relação aos próprios pais (“você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo…”). Enfim…uma mensagem muito forte, mas necessária. Mais uma vez, muito obrigado!

  2. EU sou Carioca, Moro em New York, sou formado em psicologia e faço poesias desde que era jovem. AMO musica!!!!! Vi o nascimento da Legiao, shows e suas musicas ajudaram a mim e meus amigos a vermos a vida de uma forma mais bonita e Clara, como nao USAR drogas. Acredito 100% no amor e na amizade verdadeira. A Legiao sempre fará parte da Minha vida !!!!!! 🙏🏾

  3. Sempre será uma letra atual, os problemas humanos são muitos parecidos, e as soluções tbm!amar tem q ser hoje agora como se fosse o último momento!

      1. Sou poeta e amante de grandes pensamentos poéticos., e essa poesia que se transformou em melodia realmente é muito forte e profundo , onde resalta a importância de uma boa , respeitosa e compreensiva relação entre pais e filhos e famílias .
        Quero aproveitar e deixar uma mensagem poética, uma poesia com críticas positivas e construtiva para a comunidade internacional e líderes mundiais.
        Não podemos aceitar agressões e destruição do povo da flora e fauna da Ucrânia e desmatamento da Amazônia.

        Poesia:

        Primeiro mundo
        É uma farsa, é mentira é engano.
        País de primeiro mundo não existe.
        Não é que não queremos ou desejamos.
        Mas a tecnologia não cobre as vidas perdidas.
        O mundo ainda convive com a fome, com a guerra, com o preconceito, com a miséria.
        Ainda convivemos com agressão ecológica.
        A tecnologia é muito importante, mas não cobre as vidas sofridas, não cobre os danos morais e culturais.
        A tecnologia não cobre os danos terrestres e vegetais.
        Por isso digo e repito:
        Tecnologia computadorizada e medicinal.
        Tecnologia química e cientifica.
        Tecnologia industrial, espacial.
        Tecnologia nuclear atômica.
        Cuidado!
        Pode ser uma bomba.
        Por isso digo e repito:
        A tecnologia não cobre as vidas esquecidas e destruídas.
        Autor: Darlen Gonçalves
        [email protected]

  4. Uma banda cover da legião de São Paulo falou em uma apresentação q conversou com a irmã de Renato russo sobre a música…E a história q ele contou é diferente..Segundo ele,quem suicidou foi a prima do Renato quando tinha 18 anos…no dia do casamento de alguém da Família…E ela pulou não do 5°andar,mas do 11°….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *