Vem Andar Comigo do Jota Quest: um convite para novos caminhos rumo à felicidade
Vem Andar Comigo, um dos hits da banda Jota Quest, foi lançada pelos músicos mineiros no álbum La Plata, de 2008.
Vem Andar Comigo foi composta por Rogério Flausino, vocalista do grupo, e fala, em síntese, do amor, de se dar uma nova oportunidade e da eterna busca pela tal felicidade.
Vem Andar Comigo, do Jota Quest, foi trilha sonora da Novela das Sete da TV Globo, Caras e Bocas, escrita por Walcyr Carrasco, e exibida entre 13 de abril de 2009 a 8 de janeiro de 2010.
Apesar de ter estourado em 2008, com o Jota Quest, Vem Andar Comigo foi gravada em 2004, por Wilson Sideral, irmão e grande parceiro musical de Flausino. A música ainda ganhou uma versão blues, lançada por Sideral em 2019.
Confira a história de Vem Andar Comigo, este sucesso do Jota Quest, a seguir, com o Versos e Prosas.
Os bastidores da composição
Vem Andar Comigo, este sucesso da banda mineira Jota Quest, foi lançada no álbum La Plata, de 2008.
A canção foi composta por Rogério Flausino, vocalista do grupo, e trata do amor e de se dar uma nova oportunidade ao recomeço.
Vem Andar Comigo, antes de virar hit na voz do Jota, formado por Rogério Flausino (vocalista), PJ (baixista), Paulinho Fonseca (baterista), Márcio Buzelin (tecladista) e Marco Túlio Lara (guitarrista), foi gravada, quatro anos antes, pelo cantor, compositor e guitarrista Wilson Sideral, irmão de Flausino, em seu álbum Lançado ao Mar.
Também neste disco, Rogério Flausino fez participação em outra música, composta por Sideral, “Maria”, feita em homenagem à mãe dos artistas, Maria das Graças Oliveira de Oliveira, a Dona Dacha (2 de abril de 1950 – 6 de novembro de 2015). Esta participação só prova a forte união e parceria entre os irmãos, seja cantando, compondo ou colaborando musicalmente juntos.
Mais recentemente, Wilson Sideral fez uma releitura para Vem Andar Comigo, dando uma versão blues à canção, para seu álbum dedicado ao estilo, o Tropical Blues, Volume 2.
O disco traz releituras tanto de canções que o próprio Sideral já gravou, como de clássicos de outros artistas, que o cantor mineiro interpretou no formato blues. Dentre estas canções, estão a irreverente de Raul Seixas, Mosca na Sopa (1973), passando por Maior Abandonado de Frejat (1984), grande sucesso da banda Barão Vermelho, e ainda De Volta Pro Aconchego de Dominguinhos e marcante na voz de Elba Ramalho (1985), esta com a participação mais que especial do trio Amaranto.
Vem Andar Comigo virou tema de novela da Globo
Vem Andar Comigo, a versão do Jota Quest, de 2008, fez parte da trilha sonora de Caras e Bocas, a Novela das Sete da TV Globo, exibida entre 13 de abril de 2009 a 8 de janeiro de 2010.
A canção foi tema do personagem Dênis, vivido por Marcos Pasquim. Na trama de Walcyr Carrasco, a gente ouvia Vem Andar Comigo sempre que o personagem aparecia, seja com seu filho Espeto (David Lucas), seja quando ele aprontava várias com o macaco Chico, outro personagem de importância na novela.
Aliás, também o Chico tinha uma música do Jota Quest para chamar de sua: De Volta ao Planeta. A canção, composta por Rogério Flausino, Marco Túlio Lara e PJ, foi lançada pela banda mineira, em seu álbum homônimo, De Volta ao Planeta, o segundo do grupo, de 1998. A música critica a falta de emprego no Brasil. Confira outras histórias das músicas conosco.
Canção esteve entre as mais votadas pelos fãs
A balada romântica Vem Andar Comigo esteve entre as canções mais votadas por fãs do Jota, e que integraram um EP lançado pelo grupo, extraído de uma das várias lives que a banda realizou, durante a pandemia da Covid-19.
O EP Acústico Jota Quest CCBB Live foi extraído da transmissão ao vivo, realizada em 22 de agosto de 2020, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de Belo Horizonte, capital dos mineiros.
Além de Vem Andar Comigo, estiveram entre as faixas mais votadas, nas redes sociais, pelo público que acompanha a banda, as canções: Pra Seguir em Frente, que compôs o álbum Discotecagem Pop Variada – aquele da capa vermelha -, de 2002, além de dois singles lançados pelo grupo em 2020: A Voz do Coração e Guerra e Paz.
Vem Andar Comigo: o que diz a letra?
Após acompanharmos um pouco dos bastidores de Vem Andar Comigo, do Jota Quest, confira agora cada verso da canção e o que ele nos quer passar:
“Basta olhar no fundo dos meus olhos
Pra ver que já não sou como era antes
Tudo que eu preciso é de uma chance
De alguns instantes”.
Todo mundo precisa daquele momento, de uma segunda chance, né? E é exatamente isso que o eu lírico da canção pede à sua amada: que eles tenham uma segunda chance para se amar!
“Sinceramente ainda acredito
Em um destino forte e implacável
Que tudo que nós temos pra viver
É muito mais do que sonhamos”.
Neste ponto, o personagem sonha, e vai além do sonho, em sua súplica pela chance do amor!
“Será que é difícil entender
Por que eu ainda insisto em nós?
Será que é difícil entender
Vem andar comigo”.
Nesta estrofe de Vem Andar Comigo, o eu lírico insiste em pedir a compreensão da amada e questiona, por mais de uma vez, se é tão difícil assim compreendê-lo. Ele, então, a convida: vem andar comigo, em busca de uma vida feliz e cheia de amor!
“Vem, vem meu amor
As flores estão no caminho
Vem meu amor
Vem andar comigo
Vem meu amor
As flores estão no caminho
Vem, meu amor”.
Neste trecho da canção, o personagem convida a amada para um caminho que é somente deles, cheio de amor e de flores a iluminar a caminhada e perfumar o amor do casal, a deixando mais leve e parceira!
“As flores estão no caminho
Vem, meu amor
Será que é difícil entender
Por que eu ainda insisto em nós?
Será que é difícil entender
Vem andar comigo
Vem, vem meu amor
As flores estão no caminho
Vem, meu amor
Vem andar comigo
Vem, meu amor
As flores estão no caminho
Vem, meu amor
Vem andar comigo
Vem andar
As flores estão no caminho
Vem, meu amor
Vem andar comigo”.
Para encerrar a canção, o eu lírico reforça o convite à amada e insiste que, no caminho, há flores, que perfumam a felicidade dos dois! Ele ainda reitera que, daqui para frente, tudo será melhor, com uma estrada colorida de amor!
Essa tese é reforçada, inclusive na versão blues de Wilson Sideral, que citamos mais acima. Ao final da canção, o guitarrista encerra com uma frase que confirma todo o romantismo da letra, que não havia na canção original: “Vem andar pela vida, por essa estrada colorida de amor!”, finaliza, com chave de ouro, Wilson Sideral.
Muito bonita e romântica “Vem Andar Comigo” (Rogério Flausino, 2008), não é mesmo? Então, clique no player abaixo, para ouvi-la novamente.