EP Nando e Sebastião traz Nando Reis no formato voz e violão, acompanhado de seu filho, Sebastião Reis
O EP Nando e Sebastião é uma parceria entre Nando Reis e seu filho, Sebastião Reis, e chega nesta sexta-feira (07), a todas as plataformas digitais. O projeto Nando e Sebastião traz seis faixas e marca mais um trabalho do músico paulistano produzido no período da pandemia da Covid-19, em que ele divide, pela primeira vez, a parceria com um de seus filhos.
Em tempos hostis para a arte, a música não poderia ser menos acometida por agruras que estão fora do alcance de todos nós. Isolamento, medo, inflexões sobre a vida e morte, conturbações políticas e estranhezas múltiplas. Um cenário caótico que ganhou tons arquitetônicos no violão e na voz do músico paulistano Nando Reis, em seu novo EP Nando e Sebastião, em que ele, pela primeira vez, surge acompanhado de seu filho Sebastião Reis.
A carreira de Nando Reis
José Fernando Gomes dos Reis (São Paulo, 12 de janeiro de 1963), conhecido artisticamente por Nando Reis, é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical brasileiro. Foi integrante da banda Titãs entre 1982 e 2002.
Nando Reis era percussionista e crooner da banda de salsa Sossega Leão, quando os Titãs foram formados. Na primeira apresentação pública do grupo, ele figurou como baterista. Após o lançamento do primeiro disco dos Titãs, Nando chegou a sair do grupo por duas semanas, preferindo dar sequência no Sossega Leão, por razões financeiras, mas acabou mudando de ideia e foi aceito de volta.
Nando deixou os Titãs após a gravação do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, em 2001. Na época, alegou “incompatibilidade de pensamento”, e informou que ainda estava abalado pela morte dos amigos Cássia Eller e Marcelo Fromer. Em entrevista posterior, afirmou que sua saída se deveu também à sua vontade de se dedicar mais à sua carreira solo.
Nando chegou a propor à banda que pausassem suas atividades por um ano, após o lançamento do álbum. Afirmou ainda que seu isolamento como compositor na banda vinha crescendo, o que era evidenciado pela quantidade de músicas escritas apenas por ele nos últimos trabalhos.
Hoje em dia, o músico e a banda já voltaram a se falar normalmente, e Nando inclusive participou do show de 30 anos de carreira dos Titãs, que ocorreu no Espaço das Américas, em São Paulo, na noite de 6 de outubro de 2012.
Dentre os grandes sucessos do cantor paulistano, entre carreira solo e os Titãs, se destacam: Marvin, Do Seu Lado (gravada pela banda mineira Jota Quest), Pra Você Guardei o Amor, N, O Mundo É Bão, Sebastião, dentre muitos outros. Esta aliás, uma homenagem a seu parceiro deste mais novo trabalho, Sebastião Reis, um dos seus cinco filhos.
Quem é Sebastião Reis?
Ainda criança, Sebastião Reis, um dos cinco filhos de Nando Reis, já era conhecido dos fãs do cantor. A música O Mundo É Bão, Sebastião! (2001) foi composta em sua homenagem quando ele tinha 6 anos. O tempo passou, e, agora com 25, ele está em busca de seu próprio mundo, conciliando a carreira de músico com a de modelo.
Para mais lançamentos confira nossa editoria de Lançamentos
Com o irmão mais velho, Theo Reis, de 35 anos, Sebastião formou em 2013 a banda de rock Dois Reis, que teve seu primeiro EP lançado no ano seguinte, no qual regravaram a música “ECT”, que ficou famosa na voz de Cássia Eller, além de uma composição própria.
Além desta, Sebastião ainda formou, com os amigos Pedro Lipatin e Eduardo Schuler, no final de 2019, a banda Colomy. Recentemente, o trio lançou seu primeiro single, Sendo Como Sou.
Para mais detalhes da banda Colomy, bem como do primeiro single de muitos que vem por aí, acesse aqui (https://versoseprosas.com.br/banda-colomy-lanca-seu-primeiro-single/85/) e acompanhe a matéria do Versos e Prosas sobre a banda, que promete muita novidade para breve!
O EP Nando e Sebastião
O EP Nando e Sebastião possui seis faixas e traz novas versões arranjadas de canções que não são tão recorrentes nos shows do músico, como Eles Sabem (Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro, 2000) e A Minha Gratidão É Uma Pessoa (Infernal, 2001) — esta, com os backing vocals de Pedro Lipa, o Pedro Lipatin, também vocalista da banda Colomy, juntamente com Sebastião Reis.
Em dois outros pontos altos do EP Nando e Sebastião, Resposta, com o mandolim tocado por Alexandre Fontanetti, tem a abertura de voz feita por Sebastião Reis e o arranjo assentado sobre uma progressão rítmica de dedilhados criados por ele que evidenciam mais ainda a sutileza profunda da canção. Cegos do Castelo — com destaque para o solo de violão—, com a participação de Sebastião, desta vez dividindo os vocais com Nando e trazendo a tônica de duas vozes consanguíneas que edificam a canção em uma impressão única.
Já Para Luzir O Dia também traz os vocais do outro filho do músico, Theo Reis, e “Luz Antiga” possui intervenções pontuais dos violões de Sebastião que ressignificam a harmonia da música e dão força à sua linda letra.
O EP Nando e Sebastião foi produzido por Felipe Cambraia, Sebastião Reis e Alexandre Fontanetti. A gravação foi feita no Space Blues Studio, em São Paulo.
O EP “Nando e Sebastião” já está disponível em todas as plataformas digitais. Para escolher seu serviço e curtir esta parceria entre pai e filho que promete, é só clicar aqui.