Single Luz e Sombra, do Projeto Caleidoscópio, fala do inconsciente

O single Luz e Sombra, do Projeto Caleidoscópio, já está disponível em todas as plataformas de áudio. O single Luz e Sombra é o terceiro de um novo trabalho do Projeto Caleidoscópio que, aliás, dará nome ao futuro álbum.

O Projeto Caleidoscópio é formado pelo casal de músicos cariocas Analu Paredes e Arthur Nogueira, compositores do single Luz e Sombra. A ideia básica do projeto é trabalhar com composições próprias, além de arranjos e produção independente, com músicos de renome nacional e internacional, que se alternam em cada faixa do projeto.

Para exemplificar estas participações mais que especiais, o single Luz e Sombra, por exemplo, contou com a participação de Paulo Calazans nos teclados, ele que tocou com nomes como Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Djavan, dentre outros.

Daí surge o nome do projeto, com grandes ícones da nossa música formando um “belo caleidoscópio sonoro”, segundo seus idealizadores.
Saiba mais detalhes sobre o single Luz e Sombra, bem como o Projeto Caleidoscópio, na sequência, com o Versos e Prosas.

Single Luz e Sombra, do Projeto Caleidoscópio
Arte: Gabriel Paredes Sochaczeswski

O que é o Projeto Caleidoscópio?

O single Luz e Sombra é o terceiro do mais novo trabalho do Projeto Caleidoscópio, canção que dará nome a este futuro álbum da dupla carioca. O Projeto é formado pelo casal de músicos cariocas Analu Paredes e Arthur Nogueira, que tem como ideia central composições próprias, arranjos, produção independente, com músicos instrumentistas de renome (alguns internacionais) se alternando em cada faixa, e muitos Feats da pesada formando um belo Caleidoscópio sonoro, daí o nome da proposta.

As músicas possuem forte identidade e passeiam por vários estilos como MPB, Progressivo, Fusion, Jazz e muita influência da boa música mineira, como o vanguardista movimento Clube da Esquina.

O segundo álbum do Projeto Caleidoscópio, nesta pegada de contar com grandes nomes da nossa MPB, reuniu convidados como Egberto Gismonti, Flávio Venturini, Hermeto Pascoal, Jane Duboc, Marcus Viana e Guilherme Arantes.

O início de tudo

O Projeto Caleidoscópio existe desde 1999 e teve reconhecimento por vários artistas de renome internacional. O primeiro álbum “O Sete” foi prefaciado por Annie Haslam, cantora inglesa da grande banda Renaissance. Além dela, Marcus Viana, da banda Sagrado Coração da Terra e de trilhas de novelas e minisséries da Rede Globo, também fez um prefácio, o que abriu muitas portas dentro do mercado de Progressivo no exterior.

Confira Outros Lançamentos Aqui!

O Projeto Caleidoscópio contou com muitos reviews em revistas e sites internacionais e, posteriormente, ao lançar o segundo álbum, o Projeto abriu o show da Banda Holandesa Focus no Canecão, com casa mega lotada no Rio Art Festival.

Agora o Projeto chega com o terceiro álbum, Luz e Sombra, gravado pelas mãos de Ricardo Feghali, da banda Roupa Nova, um timaço de músicos e vários depoimentos de arrepiar, como o do jornalista Chico Pinheiro, que se desmanchou em elogios pelo trabalho do projeto.

As palavras de Chico Pinheiro

O jornalista Chico Pinheiro, além de grande âncora, é também um grande conhecedor de Música Popular Brasileira. Ele comandou, por quase dez anos, o programa Sarau, na GloboNews, que valorizava e divulgava a boa Música Popular Brasileira. Chico deu seu depoimento sobre o projeto e seu mais novo trabalho, Luz e Sombra.

“O Projeto Caleidoscópio tem influências no jazz, MPB, do Fusion e da boa música de Minas Gerais, das profundezas telúricas das montanhas de Minas. É um som muito bom para girar seu caleidoscópio auditivo”, elogia, com propriedade no assunto, Chico Pinheiro.

O single Luz e Sombra

O single Luz e Sombra, o terceiro do mais novo trabalho do Projeto Caleidoscópio, homônimo à canção, já está disponível, desde o dia 24 de junho, em todas as plataformas digitais de streaming. O novo disco chega revelando o conceito dessa obra formada por 11 músicas autorais da dupla carioca Arthur Nogueira e Analu Paredes.

O single Luz e Sombra nos remete à abordagem do suíço Carl Gustav Jung sobre o inconsciente e seus arquétipos. O inconsciente guarda o que está em nosso interior, aquilo que somos ou podemos ser e que não é facilmente revelado.

Todos temos essa dualidade dentro de nós e quanto mais olharmos sem medo para as nossas sombras, maior será a nossa evolução. Ninguém se ilumina imaginando figuras de luz, mas se tornando consciente da sua própria escuridão. Um belo tema na época de Pandemia da Covid-19, não é verdade?

As participações especiais no single Luz e Sombra

O single Luz e Sombra traz uma mistura clara de MPB e Fusion, nos transportando em alguns momentos para uma atmosfera parecida com a do americano Pat Metheny e o sensacional tecladista Lyle Mays. Participaram dessa faixa: Analu Sampaio na voz principal, seu companheiro Arthur Nogueira nos vocais e violão, além de Paulo Calazans nos teclados. Paulo já tocou com artistas de renome, como Djavan, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso.

Além disso, participam do single, no contrabaixo, Adriano Giffoni, parceiro de nomes como Elba Ramalho, Danilo Caymmi e Roberto Menescal. A bateria teve a colaboração de Márcio Bahia, que já atuou ao lado de Maria Bethânia, Hermeto Pascoal, João Bosco e Ivan Lins.

As imagens do novo Caleidoscópio começam a se formar. Nessa música temos como pontos altos: a poesia que fala sobre um tema atual abordado de forma incomum e instigante, a harmonia vocal e o lindo arranjo assinado pelo Arthur Nogueira, que deu espaço aos músicos para uma performance incrível.

Luz e Sombra tem o potencial de envolver e aproximar o público do universo musical Caleidoscópico. A arte é assinada pelo designer Gabriel Paredes Sochaczeswski.

Para curtir o single “Luz e Sombra”, escolha sua plataforma de áudio favorita! Para acompanhar pelo Spotify, é só vir neste link.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *