Senhora Estrada, de Alceu Valença, dá sequência a projeto voz e violão

O álbum Senhora Estrada, do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, já está disponível em todas as plataformas digitais de áudio, desde sexta-feira (19).

O álbum Senhora Estrada é o terceiro trabalho de Alceu, que resolveu, neste período de pandemia da Covid-19, realizar um projeto até então inédito em sua carreira: gravar no estilo voz e violão.

O álbum Senhora Estrada possui 11 faixas e percorre as referências primeiras do artista, pavimentadas no agreste e no sertão nordestino.

Confira tudo sobre o álbum Senhora Estrada, de Alceu Valença, a seguir, com o Versos e Prosas.

A trajetória de Alceu Valença

Alceu Paiva Valença, o Alceu Valença, nasceu em São Bento do Una, no Agreste pernambucano, em 1 de julho de 1946. Alceu é cantor, compositor, instrumentista e advogado.

sem sombra de dúvidas, Alceu Valença é o que se chama de o legítimo representante da cultura do Nordeste. Alceu Valença, que já é há tempos uma referência nacional, nunca se esquece de sua região e sempre carrega consigo suas raízes nordestinas em seus trabalhos.

Alceu Valença, influente em debates sociais, sempre esteve atento à relação entre o movimento político e a música, trazendo novas vertentes para seu repertório e cativando o público, não apenas com músicas autorais, mas também com parcerias de grande sucesso em nossa MPB!

Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico em suas músicas.

Alceu Valença deu início à carreira musical na década de 1970 e, daí para frente, não parou mais! Saiba tudo sobre a carreira de Alceu Valença conosco.

Álbum Senhora Estrada passeia pelas referências iniciais de Alceu

O álbum Senhora Estrada, do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, já está disponível em todos os aplicativos de streaming desde sexta-feira (19).

O álbum Senhora Estrada percorre as referências primeiras do artista, pavimentadas no agreste e no sertão nordestino. As onze faixas transitam entre o xote e o baião, a toada, e o rojão, gêneros cultivados no solo mais fértil do Brasil profundo.

O álbum Senhora Estrada é o terceiro do projeto voz e violão, que ainda terá mais um disco a ser lançado, mais adiante.

Antes deste trabalho, Alceu disponibilizou, também este ano, os discos Sem Pensar no Amanhã e Saudade.

As faixas do mais recente disco de Alceu Valença

O poeta andarilho dá a partida, em Senhora Estrada, na trilha ancestral aberta por Luiz Gonzaga, em personalíssimas versões de “Pau-de-Arara” e “Sala de Reboco”. Munido de seu violão, tempera o legado do rei do baião com a saliva doce de suas melhores criações.

Iniciada a caminhada, todas as canções a partir daí têm a marca autoral de Alceu. O baião e o xote adquirem suavidade sem perder a sedução em “Pé de Rosa” e “Xote Delicado”.

O álbum Senhora Estrada ativa releituras íntimas de “Depois do Amor” e “Flor de Tangerina” – uma das mais pedidas pela nova geração de fãs. “Vai Chover”, pluviosa parceria com Herbert Azzul, é um forró no gênero caminho da roça, cujos atalhos o artista percorre como ninguém.

Em sequência, três versões para constar em qualquer antologia da moderna MPB: “Coração Bobo”, o baião feito em homenagem a Jackson do Pandeiro, aqui recriado exatamente como veio ao mundo, numa tarde parisiense do final da década de 70. Se “Pelas Ruas Que Andei” celebra o mapa poético e geográfico do Recife, os pés caminhantes de “Cabelo no Pente” pisam ruas do passado para reinventar seu próprio tempo.

Senhora Estrada: a única inédita do álbum

O álbum termina onde a identidade principia: “Senhora Estrada” é uma toada originalmente feita para a trilha do filme “A Luneta do Tempo” (2015), escrito e dirigido por Alceu, e que permaneceu inédita até aqui. Como o tempo que corre em disparada, a estrada é senhora do poeta, seja qual for o seu destino.

O álbum Senhora Estrada foi gravado no Estúdio Tambor, no Rio de Janeiro, em março de 2021, com produção de Alceu Valença e Rafael Ramos, e distribuição da gravadora Deck.

Para ouvir o álbum “Senhora Estrada”, de Alceu Valença, no estilo voz e violão, acesse seu player digital favorito.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *