João Cavalcanti lança single em homenagem aos 100 anos de Dona Ivone Lara

Nasci Pra Sonhar e Cantar, single de Dona Ivone \Lara com seu parceiro clássico, Délcio Carvalho, agora ganha a releitura do cantor e compositor João Cavalcanti. Ele decidiu lançar o samba exatamente no dia em que a denominada Dama do Samba completaria 100 anos de idade.

Nasci Pra Sonhar e Cantar é o primeiro single liberado por Cavalcanti de um novo álbum que tem previsão para ser lançado em junho deste ano, O Ivone Rara, gravado em tributo à grande Dama do Samba.

Confira os detalhes do single Nasci Pra Sonhar e Cantar, de João Cavalcanti, a seguir, com o Versos e Prosas.

João Cavalcanti reverencia Dona Ivone Lara no dia de seu centenário

Nasci Pra Sonhar e Cantar, novo single de João Cavalcanti, já está disponível em todos os aplicativos digitais, desde quarta-feira (13).

O cantor e compositor carioca decidiu disponibilizar a música nesta data não por acaso. Exatamente neste dia, 13 de abril de 1922, nascia, no Rio de Janeiro, Yvonne Lara da Costa, ou simplesmente Dona Ivone Lara, como ela ficou conhecida no mundo da música ou, mais ainda, no mundo do samba.

A cantora, que faleceu em 16 de abril de 2018), deixou seu nome cravado na história da Música Popular Brasileira e, por isso mesmo, o cantor e compositor João Cavalcanti decidiu homenageá-la e não apenas com um single, mas sim com um disco completo, o Ivone Rara, que tem previsão para ser lançado em junho de 2022.

Para dar início a esta justíssima homenagem, João Cavalcanti lançou sua releitura de Nasci Pra Sonhar, composta por Dona Ivone Lara com seu parceiro histórico Délcio Carvalho.

Nasci Pra Sonhar e Cantar na versão de João Cavalcanti

A canção tem uma versão com formação instrumental bastante peculiar: violino, violoncelo, piano e sanfona (tocados por, respectivamente, Wanessa Dourado, Adriana Holtz, Claudia Elizeu e Marcelo Caldi, que também assina os arranjos).

O próprio artista dá mais detalhes sobre a gravação da música: “O que trago dentro de mim preciso revelar: Dona Ivone Lara é uma luz que ilumina tudo. Neste 13 de abril de 2022, celebro o centenário dessa luz com o single “Nasci Pra Sonhar e Cantar”, canção-síntese de Dona Ivone com seu parceiro histórico Délcio Carvalho. A ideia do single – e também do álbum-tributo, que lançarei em breve – é sublinhar a exuberância melódica inventada por ela”, explica Cavalcanti.

Ele prossegue: “Para isso, imaginei uma formação instrumental peculiar com Adriana Holtz no violoncelo, Claudia Elizeu no piano, Wanessa Dourado no violino e Marcelo Caldi, que assina os arranjos, na sanfona”.

João Cavalcanti falou sobre os contatos que teve com a Dama do Samba, como Dona Ivone Lara era carinhosamente chamada: “Tive a chance de estar com Yvonne Lara da Costa em algumas situações. Sempre me impressionaram sua elegância, sua fortaleza e a envergadura histórica de sua figura. Essas virtudes, todas, se aglutinavam toda vez que sua voz cantava suas melodias, super populares mesmo sendo incrivelmente complexas. Yvonne (ou Ivone, como findou por adotar) tinha esse raro dom de trafegar entre a erudição e a linguagem da rua; entre a sofisticação e a simplicidade, com uma leveza que a fazia pairar sobre as molduras convencionais”, elogia o filho de Lenine.

Na sequência, Cavalcanti conclui seu raciocínio, já fazendo referência ao nome do futuro álbum que preparou em tributo à Dona Ivone Lara: “E foi justamente essa busca que iniciamos quando mergulhamos em seu repertório: seguir os passos dessa Ivone Rara, Dona do Samba, e buscar a beleza, somente ela, sem dar muita importância para as etiquetas”, disse.

O single Nasci Pra Sonhar e Cantar (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho), assim como o álbum, “Ivone Rara”, foi gravado em março de 2022 no estúdio-fazenda Gargolândia, em Alambari, interior de São Paulo, e foi realizado por meio do Edital ProAC Expresso Direto 2021. O lançamento sai pela gravadora Som Livre / MP,B Discos. O álbum deve chegar ao mercado em junho de 2022.

Para ouvir “Nasci Pra Sonhar e Cantar”, esta belíssima homenagem de João Cavalcanti a Dona Ivone Lara, clique em sua plataforma de áudio predileta.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *